Buscar

apol geografia regiona do brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol;geografia regional do brasil 
 Questão 1/5 - Geografia Regional e do Brasil 
Atente para a imagem abaixo, sobre a bacia amazônica:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/08/bacias-hidrograficas-do-brasil.html>. Acesso em: 12 jan. 2017. 
A partir do trecho colocado acima e do conteúdo do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil sobre a formação e regime dos rios amazônicos, assinale a alternativa correta:
A	A formação dos rios amazônicos se deve ao relevo desnivelado e ao regime de chuvas insignificante presente na região.
B	Apesar de possuir um regime de chuvas elevado, devido ao clima úmido advindo da evapotranspiração, os rios caudalosos amazônicos sofrem influência de suas nascentes, presentes na formação andina, com elevadas altitudes e sujeitas ao degelo dessas montanhas.
C	O relevo de planalto faz com que os rios amazônicos tenham pouco potencial para a geração de energia, sendo este um dos fatores de pouco desenvolvimento socioeconômico na região.
D	A Amazônia é o bioma brasileiro mais urbanizado e apresenta baixíssimos índices pluviométricos.
E	Os rios amazônicos são, em sua maioria, rios temporários, mas representam o maior potencial energético instalado e utilizado para a geração de energia elétrica no Brasil.
(Questão 2/5 - Geografia Regional e do Brasil 
Considere a imagem a seguir sobre a deriva continental:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://geografalando.blogspot.com.br/2012/12/dinamica-interna-da-terra-teoria-da.html>. Acesso em: 11 jan. 2017. 
A partir da imagem acima e do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, admite-se que várias interações permitiram o surgimento da deriva continental e que três componentes foram fundamentais nesse processo. Assinale a alternativa que apresenta esses três componentes.
	A	Geologia, Geomorfologia e Clima.
	B	Kernorano, Arqueano e Gondwana.
	C	Núcleo, Manto e Crosta Terrestre.
	D	Fossas tectônicas, Placas tectônicas e Cráton.
	E	Sol, Ferro e água.
Questão 3/5 - Geografia Regional e do Brasil 
Considere a seguinte citação:
“A geografia, ao longo de seu tempo de construção, definiu espaço geográfico de diferentes maneiras. Estas concepções, de maneira ampla, trataram sempre de definir o espaço geográfico como uma realidade a ser lida a partir da materialização da vida humana na superfície da Terra, ou seja, busca na geografia a construção de unidade natureza/sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o artigo integralmente, ele está disponível em: SUERTEGARAY, D. M. Geografia física (?) geografia ambiental (?) ou geografia e ambiente (?). In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. Elementos da Epistemologia da geografia contemporânea. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2009. p. 117. 
Considerando o livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil e a citação acima, a respeito da concepção de Geografia trazida pelo autor, assinale a alternativa correta.
A	O Espaço Geográfico apresenta elementos relacionados exclusivamente à dimensão política do Território, sobretudo os atinentes ao Estado Nacional.
B	A dimensão social, sob uma perspectiva Geográfica, pode ou não contribuir para o entendimento do espaço brasileiro, pois o quadro natural é capaz de explicar todas as relações circunscritas nesse território.
C	Apesar do Espaço Geográfico não se limitar ao território brasileiro, é possível utilizá-lo como categoria para entender as relações que acontecem no país e que os diferencia dos demais países, especialmente se consideramos a qualidade do Espaço Geográfico de ser Uno e Múltiplo e nas possibilidades de relacionar natureza/sociedade. 
D	Pelo fato do Espaço Geográfico considerar apenas os elementos sociais, este se mostra insuficiente para estudar o espaço brasileiro, pois não considera o quadro natural do país.
E	Os estudos em Geografia do Brasil não necessitam do Espaço para compreender as dinâmicas do território brasileiro. Levando-se apenas elementos sociais, culturais, ambientais e políticos é possível apresentar uma síntese geográfica brasileira.
Questão 4/5 - Geografia Regional e do Brasil 
Considere o mapa abaixo, sobre as taxas de desmatamento no cerrado:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <https://www.ufmg.br/online/ndc/noticias/pesquisa-realizada-no-igc-projeta-tendencias-de-desmatamento-e-regeneracao-do-cerrado-ate-2050/>. Acesso em: 12 jan. 2017. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, sobre as atividades econômicas desenvolvidas no cerrado brasileiro, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Devido à sua formação vegetal predominantemente arbustiva e rasteira, o cerrado conta com poucas atividades econômicas em seu domínio.
( ) A densidade ocupacional da área de cerrado está associada a um processo de deslocamento e assentamento populacional mais recente, sobretudo quando comparado a outros biomas brasileiros. Advém dessa característica as atividades econômicas desenvolvidas na região, desenvolvidas em um contexto de mecanização do campo.
( ) O cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais sofreu com a degradação ambiental, perdendo apenas para a Mata Atlântica. Isso se deve às atividades econômicas ali praticadas, ligadas à monocultura agroexportadora, processos que demandam grandes extensões de terras para se desenvolver.
( ) As distintas formações dentro do próprio cerrado contribuem para que a biodiversidade seja elevada nesse bioma, sendo que a exploração econômica não controlada pode colocar em risco grande parte das espécies dessa área. 
Agora, marque a sequência correta:
	A	V – V – F – F
	B	F – V – V – F
	C	V – V – V – F
	D	F – V – V – V
	E	F – V – F – V
Questão 5/5 - Geografia Regional e do Brasil
Considere o trecho de entrevista abaixo:
“Uma das maiores preocupações da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) hoje é o rápido avanço das lavouras de soja sobre os campos nativos. Segundo nossos monitoramentos, em 20 municípios da Campanha e da Fronteira Oeste, o aumento da área de soja foi de 112% entre 2009 e 2014”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o artigo integralmente, ele está disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2014/07/ameacado-pampa-abriga-biodiversidade-para-floresta-nenhuma-botar-defeito-4556456.html>. Acesso em: 16 jan. 2017.
Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no bioma dos pampas, de acordo com a afirmação acima e o conteúdo do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Devido ao seu majoritário relevo de planície, o bioma dos pampas se destaca por tradicionalmente ser local 
da atividade econômica pecuária extensiva.
II. Apesar de sua pequena extensão em relação a outros biomas brasileiros, os pampas possuem grande biodiversidade, que vem sendo ameaçada devido à introdução de monoculturas e espécies exóticas.
III. O bioma dos pampas apresenta clima quente e úmido, com vegetação geralmente retorcida devido às secas prolongadas.
IV. Diante de um cenário de expansão industrial, o bioma dos pampas tem sido rapidamente degradado, sobretudo com o surgimento recente de indústrias petroquímicas e do avanço significativo de usinas termoelétricas nesse bioma. 
São corretas as afirmativas:
	A	I e II, apenas.
	B	I, II e III, apenas.
	C	III e IV, apenas.
	D	II, III e IV, apenas.
	E	I e IV, apenas

Outros materiais