Buscar

AMERICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:
	 
	pela intensa participação camponesa.
	A América Latina sempre esteve na esfera de influência dos Estados Unidos. Qual das alternativas abaixo relaciona a doutrina e a frase que melhor a representa?
		
	 
	Doutrina Monroe "A América para os americanos"
	A Revolução é uma súbita imersão do México em seu próprio ser (...) é uma busca de nós mesmos e um regresso à mãe. Nela, o México se atreve a ser. (OCTAVIO PAZ, escritor mexicano. Citado por Grandes Fatos do Século XX. Rio de Janeiro, Rio Gráfica, 1984.) A Revolução Mexicana, iniciada em 1911, trouxe à tona a organização e a luta de populações camponesas de origem indígena que até hoje utilizam esse movimento como símbolo. A eclosão da Revolução Mexicana pode ser explicada pelos seguintes motivos: a luta do campesinato pela propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por um maior espaço na política
	Dentre as políticas americanas para a América LAtina, marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa a política desenvolvida or Theodore Roosevelt, durante o seu governo: Big Stick
		
	Sobre o goberno de Woodrow Wilson foi extendida nos Estados Unidos o voto feminino e proibido a produção/venda de bebidas alcoolicas nos Estados Unidos. Sobre este momento da história americana podemos sinalizar. Que apesar do forte conservadorismo, medidas de caráter liberal continuavam em voga.
	
	
	A existência de um proletariado sem consciência de classe, uma classe dirigente em crise e um líder que possa arregimentar as massas, são as bases para a construção de qual modelo de governo? Modelo populista
	A década de 1930 foi marcada por uma série de inovações na forma de fazer política, marcada por fenômenos culturais poderosos. Um dos ícones deste momento é Howard Hughes, com seus filmes e aviões. Sobre o cinema americano neste período podemos afirmar que: representa a afirmação do Amarican Way of Life
	"O movimento guerrilheiro zapatista, desencadeado em 1994, utilizou-se do emprego da luta armada para a obtenção de fins políticos e conjugou reivindicações econômicas e sociais com a defesa de valores culturais das populações indígenas." O movimento, ao qual o texto se refere, tem alcançado grande repercussão e está localizado no 
		
	México.
 
	Em sua análise, o historiador Leandro Karnal, define a crise de 1929 como parte do processo de desenvolvimento estadunidense, aponta que a crença no crescimento continuo e indefinido provocou a maior crise do capitalismo internacional desde as grandes navegações. Na prática o que foi a crise de 1929?
		
	 
	Foi decorrência, entre outros fatores, de uma produção maior que a demanda, o que gerou um acumulo de estoques e consequentemente diminuição brusca na produção. provocando posterior desemprego, que reduziria ainda mais o consumo.
	O populismo foi um fenômeno político nas Américas cujas características foram, em maior ou menor escala de intensidade e semelhança, compartilhado entre os países. Observe as afirmativas abaixo sobre esse período: I - Lázaro Cárdenas, destacado ministro do trabalho na argentina, pode ascender ao poder como presidente, iniciando o período populista neste país. Dentre as suas ações destacamos a nacionalização de indústrias, estradas de ferro, bancos, companhias de eletricidade, bondes, água, gás e telefone. II - No período em que os regimes populistas começavam a surgir nas Américas, os Estados Unidos adotam a estratégia da Boa Vizinhança, que se caracterizava pela concessão de empréstimos, transferência de tecnologias e investimentos diretos, em troca do alinhamento às diretivas de Washington. III - Getúlio Vargas, ao criar a PEMEX e criar o PRI, partido institucional, abrira as portas, respectivamente, para as demais medidas desenvolvimentistas e legais de caráter populista, tais como a nacionalização das refinarias e a criação da Justiça do Trabalho. IV - O Governo de Perón foi um exemplo das contradições do populismo nas Américas. Ao mesmo tempo em que favorecia as camadas trabalhadoras com uma legislação protetiva, silenciava e perseguia seus opositores e tinha controle direto sobre as centrais sindicais. São verdadeiras:
	 
	As alternativas II e IV
	O quadro político dos Estados Unidos na primeira década do século XX pode ser caracterizado de forma geral como: Em fase de consolidação dos Estados Unidos como importante peso na política internacional
	Sobre as condições históricas nas quais os países da América se encontravam após a Primeira Guerra Mundial, podemos afirmar, EXCETO:
	 
	Os Estados Unidos estavam arrasados após a participação na Primeira Guerra Mundial e apenas no início da década de 1920 sua economia estaria recuperada.
	No início do século XX, experiências como as de Henri Ford, que procurava negociar diretamente as condições de trabalho e renda com seus empregados, estabelecendo medidas contraditórias que iam de ganhos mais elevados ao controle do que consumiam, podem ser consideradas e interpretadas como:
		
	 
	Uma estratégia que visava enfraquecer o movimento sindical dos trabalhadores, estabelecendo uma política dúbia de vantagens e controle recorrendo, inclusive, à violência quando necessário.
	No início do século XX a América Latina inseriu-se na economia mundial enquanto exportadora de matérias primas, gêneros primários e importadora de manufaturados, tal como acontecia durante o período colonial. Essa lógica, entretanto, sofreu uma pequena mudança durante a Primeira Guerra mundial onde:
	 
	Houve um desenvolvimento de uma indústria de substituição de importação.
	Diante da crise de 1929, os Estados Unidos adotaram uma série de medidas emergenciais, consubstanciadas num plano chamado New Deal, sobre o qual podemos afirmar corretamente que:
		
	 
	iniciou o intervencionismo estatal no capitalismo, para capitalizar as empresas, regulamentando os sindicatos, criando benefícios sociais, construindo grandes obras públicas para gerar empregos que recuperassem o poder aquisitivo da população.
	Após o golpe militar de 1964, o Brasil viu sua estrutura política ser alterada através de Atos Institucionais. Dentre os itens abaixo, qual deles não representa alterações na vida política realizadas durante os governos militares?
	 
	Estabelecimento da liberdade de imprensa
	Na América Latina, o neoliberalismo - doutrina econômica que defende a total liberdade de mercado e restrição à intervenção estatal sobre a economia -, foi implantado:
		
	 
	no Chile, a partir da ditadura de Augusto Pinochet.
	Sobre a política implantada em alguns países da América Latina, durante as décadas de 1960 e 1970, marque a alternativa correta:
		
	 
	Tiveram o apoio ainda que algumas vezes indireto dos EUA, visando aumentar a influência capitalista naquela região
	Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos consolidam-se como potência mundial dominante, o estilo de vida americano que tornou os Estados Unidos um modelo de consumo a ser seguido ficou conhecido como?
		
	 
	American way of life
	A situação de crise nos anos 1930 e 1940 gerou alguns fenômenos históricos de importância mundial nos EUA. Aponte estes fenômenos escolhendo uma das opções.
	 
	A popularização do Jazz, do Blues e do cinema hollywoodiano.

Outros materiais