Buscar

apol gestão da tecnologia e da inovação (enunciado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
De uma maneira geral, o processo de aprendizagem abrange todos os níveis da empresa e a cadeia produtiva, envolvendo clientes, fornecedores e terceirizados. Assinale a alternativa que apresenta qual é o foco da aprendizagem.
	
	A
	A mudança organizacional, sustentada na mudança na maneira de atuar de seus fornecedores; parte do pressuposto que intervir na atuação das pessoas supõe processos limitados de aprendizagem, que impossibilitem o fortalecimento de valores já compartilhados e a internalização de novos valores, criando uma visão comum, apropriação dos mesmos conhecimentos e competências para os processos de produção e gestão.
	
	B
	A mudança institucional, sustentada na mudança na maneira de atuar de seus colaboradores; parte do pressuposto que intervir na atuação no processo produtivo supõe processos limitados de inovação, impossibilitando o fortalecimento de valores já compartilhados e a internalização de novos valores, criando uma visão de futuro comum.
	
	C
	A mudança organizacional, sustentada na mudança na maneira de atuar de seus colaboradores; parte do pressuposto que intervir na atuação das pessoas supõe processos contínuos de aprendizagem, que impossibilitem o crescimento de valores já compartilhados e a internalização de novos produtos, criando uma visão comum, apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de problemas para os processos de produção e gestão.
	
	D
	A mudança organizacional, sustentada na mudança na maneira de atuar de seus colaboradores; parte do pressuposto que intervir na atuação das pessoas supõe processos contínuos de aprendizagem, que possibilitem o fortalecimento de valores já compartilhados e a internalização de novos valores, criando uma visão de futuro comum, apropriação de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências para os processos de produção e gestão.
Questão 2/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Na perspectiva da educação, a sociedade do conhecimento se sustenta nos conceitos de educação continuada ao longo da vida, trabalhadores aprendizes e organizações que aprendem. Sobre educação continuada, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Uma sociedade educativa, permeada por redes de conhecimento e informação, onde qualquer evento e qualquer lugar podem ser problemas para aprender e desenvolver-se.
	
	B
	Uma sociedade educativa, permeada por redes de conhecimento e informação, onde qualquer evento e qualquer lugar podem ser oportunidade para aprender e desenvolver-se.
	
	C
	Uma sociedade educativa, permeada por redes de conhecimento e informação, onde qualquer evento e qualquer lugar podem ser um bloqueio ao aprendizado e desenvolvimento.
	
	D
	Uma sociedade educativa, permeada por redes de conhecimento e informação, onde qualquer evento e qualquer lugar podem ser dois elementos para inibir o aprendizado e desenvolvimento.
Questão 3/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Ambientes criativos estimulam a geração de novas ideias, usando mecanismos de interação direta como reuniões, mentoring, grupos de discussão, e indireta, como caixas de sugestões. Com base nisso, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As ideias descritas no enunciado desta questão não necessitam de feedback, mas precisam passar pelo processo a que Guilford, citado por Kneller (1978), chama de criatividade e eliminação de problemas, que permite avaliar o grau dos problemas encontrados.
	
	B
	As ideias descritas no enunciado desta questão necessitam de feedback, mas não precisam, necessariamente, passar pelo processo a que Guilford, citado por Kneller (1978), chama de produtividade, que permite avaliar o grau de criação de novos produtos.
	
	C
	As ideias descritas no enunciado desta questão necessitam de feedback e de passar pelo processo a que Guilford, citado por Kneller (1978), chama de sensibilidade a problemas, que permite avaliar o grau de viabilidade das ideias sugeridas.
	
	D
	As ideias descritas no enunciado desta questão necessitam de modificações e de passar pelo processo a que Guilford, citado por Kneller (1978), chama de exposição a problemas, que permite avaliar o grau de viabilidade das ideias sugeridas.
Questão 4/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
A educação, como a conhecemos, precisa ser reinventada. Soluções distintas de aprendizagem estão sendo solicitadas de forma urgente, dadas a enormidade e a premência do desafio perante a empresa privada brasileira. Com base nisso, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A participação do sujeito no processo de aprendizagem parece essencial para assegurar a relevância e a conexão com a realidade vivida.
	
	B
	O sistema formal de ensino no País está totalmente estruturado, descartando a necessidade de reformas.
	
	C
	A participação do sujeito no processo de aprendizagem se torna um bloqueio na conexão com a realidade vivida.
	
	D
	O sistema formal de ensino no País está totalmente estruturado, garantindo o aumento da busca por treinamento e desenvolvimento.
Questão 5/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Nas empresas de menor porte, a atividade mal encontra sustentação entre seus gestores, que nem sempre percebem a centralidade da educação dos colaboradores para o melhor desempenho de seu negócio. Quando tratamos de assuntos relacionados à redução de despesas e corte nos orçamentos, quais atividades são as primeiras a serem priorizadas por dirigentes de empresas? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Educação corporativa, desenvolvimento gerencial, treinamento dos recursos humanos e capacitação são atividades que são as primeiras a serem priorizadas.
	
	B
	Educação corporativa, desenvolvimento de projetos, treinamento dos stakeholders e capacitação são atividades que são as primeiras a serem priorizadas.
	
	C
	Educação corporativa, desenvolvimento gerencial, treinamento dos recursos humanos e capacitação dos stakeholders são atividades que são as primeiras a serem priorizadas.
	
	D
	Administração do marketing, desenvolvimento de produtos, treinamento dos recursos humanos e capacitação são atividades que são as primeiras a serem priorizadas.
Questão 6/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Após a forte influência do impresso (jornal, revista, entre outros), do rádio e da TV, vive-se o ápice da era digital. Analise as opções a seguir e, em seguida assinale a alternativa correta.
	
	A
	A TV é a grande representante dessa geração de tecnologias da informação e comunicação, e é através dela que ocorrem hoje grande parte das manifestações EaD.
	
	B
	A internet é a grande representante dessa geração de tecnologias da informação e comunicação, e é através dela que ocorrem hoje grande parte das manifestações EaD.
	
	C
	O jornal impresso é o grande representante dessa geração de tecnologias da informação e comunicação, e é através dele que ocorrem hoje grande parte das manifestações EaD.
	
	D
	O rádio é o grande representante dessa geração de tecnologias da informação e comunicação, e é através dele que ocorrem hoje grande parte das manifestações EaD.
Questão 7/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
O contexto ambiental, segundo Sternberg e Lubart, citados por Alencar (2003), “afeta a produção criativa de três maneiras distintas”. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que descreve essas três maneiras.
	
	A
	Grau em que favorece a geração de ideias já existentes; extensão em que encoraja e dá suporte ao desenvolvimento de ideias criativas, possibilitando a geração de produtos tangíveis; avaliação que é feita do produto criativo.
	
	B
	Grau em que favorece a geração de novas ideias; extensão em que encoraja e dá suporte ao desenvolvimento de ideias criativas, possibilitando a geração de produtos tangíveis; avaliação que é feita do produto criativo.C
	Grau em que favorece a geração de novas ideias; extensão em que bloqueia o desenvolvimento de ideias criativas, impossibilitando a geração de produtos tangíveis; avaliação que é feita do produto criativo.
	
	D
	Grau em que favorece a geração de ideias não favoráveis à organização; extensão em que encoraja e dá suporte ao desenvolvimento de ideias criativas, possibilitando a geração de produtos tangíveis; avaliação que é feita do produto criativo.
Questão 8/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Percebe-se uma tensão entre o capital econômico-financeiro tradicionalmente capaz de controlar e fazer acontecer e a percepção da emergência de um novo capital: o conhecimento. Com base nisso, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O conhecimento é essencialmente uma característica da tecnologia; o seu portador é o computador ou outros eletrônicos ligados à rede de computadores.
	
	B
	O conhecimento é essencialmente uma característica dos asiáticos; o seu portador são os chineses, imbuídos de valores e interesses.
	
	C
	O conhecimento é essencialmente uma característica humana; o seu portador é o ser humano, imbuído de valores e interesses.
	
	D
	O conhecimento é essencialmente uma característica atribuída a poucas pessoas; o seu portador é o ser humano que se dedica somente a leitura.
Questão 9/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Apesar de atual, o termo “educação a distância” já possui décadas de existência. No Brasil, essa modalidade educativa surgiu com os cursos por correspondência, a partir da década de 1920. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Uma das principais características da educação a distância é a utilização de livros impressos, para disseminar a informação, transformando-a em conhecimento no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
	
	B
	Uma das principais características da educação a distância é a utilização de estudos de caso, para disseminar a informação, transformando-a em conhecimento no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
	
	C
	Uma das principais características da educação a distância é a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICs), para disseminar a informação, transformando-a em conhecimento no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
	
	D
	Uma das principais características da educação a distância é a utilização de artigos online, para disseminar a informação, transformando-a em conhecimento no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
Questão 10/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
O valor do conhecimento ainda é muito seletivo e restrito a uma pequena parcela da população, que teve acesso aos sistemas formais de ensino. Com base nisso, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Devido aos conceitos complexos da organização de aprendizado, estes estão longe da capacidade de cognição da massa de trabalhadores, a maioria com nível de ensino e desenvolvimento intelectual limitado pela própria condição intelectual.
	
	B
	Mesmo os conceitos mais complexos da organização de aprendizado, há um entendimento da massa de trabalhadores, a maioria com nível de ensino e desenvolvimento intelectual superior ao comum.
	
	C
	Mesmo os conceitos mais básicos e complexos da organização de aprendizado, estão dentro da capacidade de cognição da massa de trabalhadores, a maioria com nível de ensino e desenvolvimento intelectual de alto nível.
	
	D
	Mesmo os conceitos mais básicos da organização de aprendizado estão longe da capacidade de cognição da massa de trabalhadores, a maioria com nível de ensino e desenvolvimento intelectual limitado pela própria condição socioeconômica na qual se encontra.
_1558177525.unknown
_1558177533.unknown
_1558177537.unknown
_1558177539.unknown
_1558177540.unknown
_1558177538.unknown
_1558177535.unknown
_1558177536.unknown
_1558177534.unknown
_1558177529.unknown
_1558177531.unknown
_1558177532.unknown
_1558177530.unknown
_1558177527.unknown
_1558177528.unknown
_1558177526.unknown
_1558177517.unknown
_1558177521.unknown
_1558177523.unknown
_1558177524.unknown
_1558177522.unknown
_1558177519.unknown
_1558177520.unknown
_1558177518.unknown
_1558177513.unknown
_1558177515.unknown
_1558177516.unknown
_1558177514.unknown
_1558177509.unknown
_1558177511.unknown
_1558177512.unknown
_1558177510.unknown
_1558177505.unknown
_1558177507.unknown
_1558177508.unknown
_1558177506.unknown
_1558177503.unknown
_1558177504.unknown
_1558177502.unknown
_1558177501.unknown

Outros materiais