Buscar

06 AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos das ciências sociais 06
		1.
		Leia a situação a seguir e assinale a resposta correta acerca do conceito da sociologia de E. Durkheim que esta exemplificada no texto: Após a morte de Freddie Gray, jovem negro de 25 anos morto há uma semana (Abril, 2015) em circunstâncias não determinadas sob a custódia da polícia em Baltimore (EUA), os confrontos entre jovens negros e policiais eclodiram na cidade. Os manifestantes jogam pedras e garrafas contra a polícia equipada com escudos, cassetetes e capacetes. Segundo o capitão da polícia Eric Kowalczyk: - Os manifestantes destruíram vários carros da polícia e saquearam ao menos uma farmácia. O grupo está se recusando a seguir as nossas ordens de dispersão. Agora verão o uso de gás lacrimogêneo.
	
	
	
	
	
	Coercitividade.
	
	
	Coesão social.
	
	 
	Anomia.
	
	
	Organicismo.
	
	
	Neutralidade.
	
		2.
		De acordo com Émile Durkheim a Sociologia deve preocupar-se em estudar apenas os fatos sociais, que não se confundem com os fatos da biologia e da psicologia. Dentre as opções abaixo, qual fato não deve ser estudado pela Sociologia:
	
	
	
	
	
	maneiras de pensar
	
	
	Maneiras de agir
	
	
	idioma
	
	 
	Dormir
	
	
	maneiras de sentir
	
		3.
		Homem aciona polícia ao se apaixonar por perfil falso em rede social: Dono de lanchonetes se interessou pelo perfil que estudante criou para investigar o ex-namorado. Polícia foi chamada para esclarecer a farsa. Por ser conhecido na cidade, o empresário André, logo foi procurado pela imprensa. Quando admitiu nunca ter encontrado a ex-namorada - que ele ainda acreditava existir -, passou a ter seu nome envolvido em todo tipo de comentários nas redes sociais. Alguns diziam que o próprio André havia armado toda aquela farsa. Outros falaram que ele tinha problemas psicológicos. Houve até quem dissesse que André poderia estar envolvido na morte da moça. Com isso, ele resolveu escrever, no Facebook, um texto admitindo que havia caído no conto da mulher que só existe no mundo virtual. ¿Gostaria de informar que fui vítima de um perfil falso, no Facebook¿, ele publicou, na esperança de esclarecer tudo. Não adiantou. Para tanto, ele levou o caso à polícia, mais especificamente à DIOE, que encaminhou o problema à Divisão de Repressão a Crimes Tecnológicos.O pensamento Durkheimiano veio contrariar a certeza dos criminólogos de que a criminalidade é uma doença social. A partir do texto, assinale a única alternativa que corresponde à perspectiva durkheimiana sobre a tendência à transgressão (crime) nas sociedades:
	
	
	
	
	
	um ato é criminoso quando não ofende os estados fortes e definidos da consciência coletiva.
	
	
	o crime é uma simples antecipação da moral futura, um encaminhamento para o mundo do futuro!
	
	 
	o crime não se produz só na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades, qualquer que seja o tipo destas.
	
	
	o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é possível.
	
	 
	o crime é um fato social patológico.
	
	
		4.
		( UENP, 2013) Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e no costume¿. Ainda exemplificando o mesmo conceito, refere-se Durkheim ao ¿sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas, os instrumentos de crédito que uso nas relações comerciais, as práticas seguidas nas profissões (...)¿. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico, 4ª ed. Trad. de Maria Isaura Pereira Queiroz, São Paulo, Editora Nacional, 1966, p. 96. Para Durkheim, quais elementos caracterizam um fato social?
	
	
	
	
	
	Liberdade, coercitividade e solidariedade.
	
	
	Coercitividade, dignidade humana e organicidade social.
	
	
	Coercitivade, generalidade e interatividade social.
	
	 
	Exterioridade, coercitividade e generalidade.
	
	
	Exterioridade, generalidade e organicidade social.
	
		5.
		Émile Durkheim é considerado o responsável pela conquista da autonomia da sociologia em relação às demais ciências porque estabeleceu o fato social como objeto específico dos estudos sociológicos. Segundo Durkheim (1974: 1 a 3), há em toda sociedade um grupo determinado de fenômenos com caracteres nítidos que se distingue daqueles estudados pelas ciências da natureza. Assim, quando uma pessoa desempenha seus deveres de cidadão, de esposo ou de irmão ou quando se desincumbe de encargos que contraiu, essa pessoa pratica deveres que estão definidos no direito. Esse direito, entretanto, não foi a pessoa que o criou, portanto, existe fora dela. Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa, portanto, essas coisas existem fora dele. O mesmo ocorre com o sistema de sinais que a pessoa utiliza para exprimir seus pensamentos, o sistema de moeda que emprega para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utiliza nas relações comerciais, as práticas a seguir na profissão, enfim, todas essas coisas funcionam independentemente do uso que a pessoa delas faça. (ASSIS & KUMPEL: 2009) O fato social, portanto:
	
	
	
	
	
	é exterior às consciências individuais; não exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	 
	é exterior às consciências individuais; exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	
	é exterior às consciências individuais; exerce uma força emancipatória sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	 
	é exterior às consciências coletivas; exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	
	é exterior às consciências individuais; exerce coerção sobre os indivíduos; não apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
		6.
		"Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter."; ou: "maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem"; A que conceitos correspondem estas afirmações de Durkheim, feitas em seu livro As Regras do Método Sociológico?
	
	
	
	
	 
	Fato social
	
	
	Anomia
	
	
	Consciência coletiva
	
	
	sociologia
	
	
	sociedade
	
		7.
		De acordo com Durkheim, ao estudarmos o comportamento do individuo, as maneiras de fazer algo, de sentir, como se portar ou pensar e que se localizam no exterior das consciências individuais, ainda que nelas opere alguma repercussão, sendo sempre movidos por energias sociais de origem coletiva, nunca individual, estamos nos referindo:
	
	
	
	
	 
	aos fatos sociais
	
	
	às relações sociais
	
	
	às reações sociais
	
	
	às ações sociais
	
	
	às dominações sociais
	
		8.
		Recentemente presenciamos multidões tomarem as ruas das grandes cidades brasileiras reivindicando melhores condições de vida, em especial nas áreas de saúde, educação e transportes. Essas manifestações tiveram repercussão em toda a sociedade, influenciando não apenas os que dela participaram, constituindo-se, assim, em um fenômeno que Durkheim denominou de:
	
	
	
	
	
	Relação social
	
	
	Anomia
	
	
	Ideologia
	
	 
	Fato social
	
	
	Alienação

Continue navegando