A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Projeto TCC

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LIDIANE JANAINA CORADIN
RU: 1145642
A CONTRIBUIÇÃO DO APÓSTOLO PEDRO E APÓSTOLO PAULO NA IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA
Trabalho apresentado na disciplina de TCC Projeto do Curso de Bacharelado em Teologia, período II, do Centro Universitário Internacional Uninter.
Prof.
DeseréDominschek
CURITIBA
2016
1 TEMA
	A história da igreja antiga.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
	A contribuição do Apóstolo Pedro e Apóstolo Paulo na Igreja Cristã no ano 30 d. C.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
	A atuação do Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo contribuíram para o desenvolvimento da Igreja Cristã?
3 JUSTIFICATIVA
	É relevante constar os feitos do Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo na propagação da Igreja Cristã Primitiva, pois ambos dedicaram seu tempo no trabalho de crescimento da Igreja.
	Os trabalhos realizados pelos Apóstolos citados marcaram a história do Cristianismo que até nos dias de hoje vivenciamos seus atos, sendo fontes de estudos baseado no fundamento Teológico Cristão, onde seus escritos são utilizados como embasamento histórico para fortalecer a fé Cristã. 
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
	Descrever a contribuição do Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo no inicio da Igreja Cristã Primitiva.
4.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS
	Apontar os fatos que ocorreram no inicio da igreja Cristã Primitiva.
	Destacar a relevância dos resultados praticados pelo o Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo, onde fundamentaram o Cristianismo.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
	A Igreja Cristã Primitiva fundamentada por volta do ano 30 d.C teve como base levar as boas novas a toda criatura, e a salvação em Cristo Jesus, portanto necessitou o empenho de homens discípulos de Cristo para que sua expansão acontecesse.Os servos em destaque se chamavamApóstolo Pedro e Apóstolo Paulo que dedicaram sua vida ao ministério que receberam de Cristo, onde passaram por dificuldades e perseguições, masmesmo assim não negaram a sua fé em Cristo, e sendo referencia para todos.
	Por volta do ano 30 d. C, após ascensão de Cristo aos céus, surgiu a Igreja Cristã na cidade de Jerusalém, mas antes de Cristo ascender aos céus ele confiou aos 12 discípulos que ele havia escolhido a incumbência de serem suas testemunhas em Jerusalém e outros lugares. Nesse mesmo período os discípulos estavam reunidos em Jerusalém para celebrar o dia de Pentecostes que é uma celebração que ocorreu 50 dias após a pascoa, onde ouve o derramamento do Espirito Santo,os apóstolos receberam a autoridade para falar em nome de Cristo nesse dia , e muitas pessoas receberam o Espirito Santo e se converteram ao Cristianismo, ouve então osurgimento da Igreja Cristã na cidade de Jerusalém com muitos convertidos.
Assim, crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres. Desse modo, a igreja em Jerusalém teve inicio normal, com milhares de irmãos que invocaram o nome do Senhor (LAN, 2013, p. 11).
	Após ascensão de Cristo os discípulos que eram aprendiz, se tornaram apóstolos, pois foi lhe dado a tarefa de pregar as boas novas e anunciar o Reino de Deus. Pedro Simão fez parte dos 12 discípulos, onde foi um dos que contribuiu no inicio do crescimento da Igreja Cristã, Pedro era pescador de peixes e foi chamado por Cristo para ser pescador de homens, ele lançava as redes a fim de ganhar almas sendo o mensageiro de Cristo.
	Pedro se encontrava em Jerusalém para a celebração do dia de pentecostes quando o Espirito Santo estava vindo sobre muitos, Pedro se dirigiu a multidão para explicar o fato, pois não estavam entendendo o acontecimento, ele exortava a multidão a viver para Cristo e se arrependerem de suas falhas. Desse dia em diante a Igreja Cristã passou a surgir, Pedro se dedicou profundamente no seu ministério edefendia a sua fé passando por sofrimento, perseguição e sendo preso, mas não se afastou de Cristo.
	O exemplo de vida do Apóstolo Pedro na Igreja Cristã foi levar a palavra de Salvação de Cristo para sociedade, onde muitos se convertiam ao Cristianismo e aIgreja se expandia. Pedro deixou vários escritos que são utilizados até nos dias atuais, com a mensagemde fé, esperança, encorajamento e de não desistir diante dos desafios que surge na vida.
	Paulo era conhecido pelo o nome de Saulo, por volta do ano 30 d.C, era conhecido por ser perseguidor dos Cristãos, ele esteve presente durante o primeiro Martírio. ‘‘Ele era um opositor que havia causado muitos males aos santos e era conhecido como aquele ‘‘exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus’’ (LAN, 2013, p. 13). Não temia os Cristãos e os perseguiam e os matavam, pois Paulo não tinha Jesus consigo e a sua ação era destruir todos que tinham se convertido ao Cristianismo.
	A negligencia de Paulo com os Cristão procedeu ao fim, devido ao encontro Espiritual que teve com Cristo, que proporcionou a mudança de vida de Paulo, ao aceitar Cristo como seu único Salvador e searrependeude suas falhas, onde se converteu ao Cristianismo.
	Na conversão de Saulo surgiu a mudança de seu nome e passou a se chamar dePaulo. Suas contribuições com a Igreja Cristã Primitiva foram inúmeras,por onde ele passava uma Nova Igreja ele era fundada,ele aceitou a missão aqui na terra de propagar o Reino de Deus e levar a salvação a todos, sem temer a perseguição que vinham de Judeus e de outros que não aceitavam a Cristo.
	O Apóstolo Paulo escreveu várias cartas que eram enviadas as Igrejas que ele havia fundado, essas cartas eram de saudações, correções, fé, esperança, cuidados com os falsos profetas e outros. As cartas são utilizadas no intuito de mensagens que até nos dias de hoje são referencia e embasamento para as Igrejas e a sociedade.
	No conteúdo explanado sobre a Igreja Cristã Primitiva, Apóstolo Pedro e o Apóstolo Paulo, vemos o surgimento do Cristianismo como religião e que se mantématé nos dias de hoje. Apóstolo Pedro e Apóstolo Paulo foram grandes homens de fé que deixaram a sua vida pessoal de lado para viver em Cristo, e por mais dificuldades que passaram não deixam de percorrer a sua missão dada por Cristo de levar a palavra de Salvação para a sociedade.
6 METODOLOGIA 
	O presente trabalho será fundamentado a partir da pesquisa indireta, contendo instrumentobibliográficos sendo livros e artigos.
REFERÊNCIAS
LAN, DongYu. Aprendendo com os Apóstolos. São Paulo, SP: Árvore da Vida, 2013. p.11, 13.
MACKENZIE, Leonel. Pedro como personagem no evangelho de Mateus: complexidade e inversão. 2014 Disponível em < http://search.proquest.com/openview/4ba362f0a98aba88676b1683aab333fc/1?pq-origsite=gscholar> Acesso em 23 Nov. 2016.
RABUSKE, Irineu José. A IGREJA EM SUAS ORIGENS: Revisitando os Atos dos Apóstolos. 2012. Disponível em < http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8265/2/A_Igreja_em_suas_Origens_revisitando_os_Atos_dos_Apostolos.pdf> Acesso em 23 Nov.2016.
REGA, Lourenço Stelio (org.). Paulo e sua Teologia. 2ª. ed. São Paulo, SP: Editora Vida, 2009.