Buscar

Resenha do filme SICKO - SOS Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme SICKO – SOS saúde, retrata situações reais de saúde vivida pela população americana, onde não se tem um sistema de saúde financiado pelo governo, e a população passa a depender de empresas prestadoras de planos de saúde, que apesar de lucrarem muito bem, não dão o suporte necessário nem a pessoas enfermas, que precisam de atendimento de qualidade, quanto a pessoas com saúde. Nos EUA pode-se ver que apesar das pessoas pagarem pelo plano de saúde, ele cobre pouca parte dos atendimentos que a população precisa, visando somente o lucro e não a satisfação de um todo. 
Um exemplo visível de caos são os casos apresentados das famílias americanas que pagam devidamente seus planos, mas não tem suas despesas gastas em saúde totalmente pagas por essas empresas, nem acesso ao medicamentos que precisam, sem falar nos exames que poderiam ajudar significativamente. E, em alguns casos as pessoas doentes chegam a ir a óbito, pois tiveram o atendimento negado pelas empresas de saúde, em outros casos por preconceito, pela cor da pele e até por sua classe social. Podemos parar e pensar que apesar do Brasil ter um sistema de saúde um pouco precário, ele funciona, diferentemente dos EUA que possui seguradoras que só obtém lucros abusivos, consequentemente gerando insatisfação a seus usuários.
A primeira visita é no Canadá, se deparando com planos de saúde pagos, Michael fica surpreso ao descobrir que as pessoas são atendidas sempre que necessário da melhor forma possível. Foi também a Inglaterra e a França, e ao entrevistar algumas pessoas em um hospital francês, ele se surpreendeu com a resposta referente a pergunta de quanto eles pagam por cirurgias, ou para ficarem internadas nos hospitais, eles responderam que não pagam nada, que o serviço era totalmente gratuito e além de tudo isso, ao receberem, alta os usuários do sistema de saúde da França ganham uma ajuda financeira para ajudar no transporte para casa e até para fazerem um lanche.
Quando se fala no Sistema Único de Saúde do Brasil o SUS, percebemos que ele ainda deixa a desejar perante as dificuldades no atendimento e também nas filas enormes para procedimentos, e cirurgias que podem ser encurtadas com alguma quantia em dinheiro, entre outros problemas. O SUS tem um bom funcionamento, apesar de alguns descasos, mas sabe-se que ainda há muito a ser feito, a população deve passar a conhecer melhor seus direitos, e o governo precisa implantar algumas políticas de saúde para que isso gere uma melhora, que resulte no pais sair dessa situação na qual se encontra.
O sistema de saúde que mais deixou a desejar na minha opinião, em questões não só de eficiência mas também de descaso, é o dos Estados Unidos, que é um pais tão bem visto mas quando se trata de saúde publica ele é um verdadeiro caos. O País que mostrou melhor desempenho, tanto no atendimento quando no bem estar, ao meu ver é a França, por não se preocupar somente com o atendimento imediato, mas também com o que vem a seguir, como a volta do paciente para sua residência.

Outros materiais