Buscar

Posições para exames com imagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
 
 
*
*
*
 
 
Posição adequada o paciente deve permanecer coberto, com exceção da área a ser examinada.
*
*
*
Usado para o exame de cabeça e pescoço, ausculta pulmonar e cardíaca. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Deitado de costas, com as pernas estendidas ou ligeiramente flexionadas para provocar relaxamento dos músculos abdominais (colocar pequena almofada sob os joelhos). Os braços devem estar distendidos ao longo do corpo, o lençol solto, o travesseiro é opcional.
Indicação: realização do exame físico do tórax (coração/pulmão, mamas), e abdome).
*
*
*
*
*
*
 
 
*
*
*
 
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Decúbito ventral com a cabeça virada para o lado, braços abduzidos para cama com os cotovelos fletidos e pernas estendidas.
*
*
*
*
*
*
Pode ser direita ou esquerda de acordo com a região a ser examinada. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Decúbito dorsal, elevar a cabeceira da cama até o tronco do paciente atingir um ângulo de 45º em relação à cama. Colocar travesseiro sob a cabeça para melhorar o conforto.
Indicação: para alimentação, em patologias respiratórias e cardíaca.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Decúbito lateral esquerdo, mantendo a cabeça apoiada no travesseiro, o corpo ligeiramente flexionado para frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo se apóie sobre o peito. O braço direito pode ser posicionado de acordo com a vontade do paciente. Os membros inferiores devem ser flexionados; o direito, mais que o esquerdo. Expor apenas a área necessária. Colocar travesseiro sob a cabeça para melhorar o conforto.
Indicações: exames vaginais, retais, clister, lavagem intestinal e tratº anal.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Decúbito dorsal, horizontal, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés apoiada sobre o colchão e os joelhos bem afastados. Cobrir o paciente com o lençol em diagonal, deixando uma ponta sobre o peito, outra sobre a pélvis e as duas outras presas sob os calcanhares (protegendo as pernas e os pés). No momento do exame, dobrar a ponta que cobre a região pélvica para trás. (ou em mesa especial) 
Indicações: exame e tratamento vaginal e retal na mulher.
*
*
*
*
*
*
Decúbito dorsal, horizontal, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés apoiada sobre o colchão e os joelhos bem afastados. Cobrir o paciente com o lençol em diagonal, deixando uma ponta sobre o peito, outra sobre a pélvis e as duas outras presas sob os calcanhares (protegendo as pernas e os pés). No momento do exame, dobrar a ponta que cobre a região pélvica para trás. (ou em mesa especial). Indicações: exame e tratamento vaginal e retal.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Decúbito ventral, ajoelhado sobre a cama com os joelhos afastados, as pernas estendidas o peito e a cabeça lateralizados apoiados sobre um travesseiro, os braços fletidos também apoiados no travesseiro. Paciente coberto com um lençol grande fenestrado ou por 2 lençóis móveis, um cobrindo a parte superior e o outro a parte inferior do corpo. 
Indicações: exames vaginais, retais ou proctológico e exercício pós parto.
*
*
*
*
*
*
 
 
*
*
*
Requer leito especial ou adaptado, decúbito dorsal horizontal, com o corpo num plano inclinado, de forma que a cabeça fique mais baixa em relação ao corpo. Pode-se elevar os pés da cama 30º a 45º com uma cadeira.
Indicação: aumentar a circulação cerebral, facilitar a drenagem de secreção pulmonar.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Em pé, cabeça firme, olhando para o horizonte, membros superiores ao longo do corpo, membros inferiores em linha reta, não fletidos, coluna cervical alinhada.
Indicação: exame do sistema esquelético, muscular, anormalidades neurológicas, postura e marcha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando