Buscar

Atividade Semiologia resumo de artigo

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa
Após a leitura do artigo "Eu me garanto": Potencialidades e fragilidades na formação de competências entre estudantes de enfermagem, faça uma reflexão sobre os desafios encontrados na realização do exame físico e quais as estratégias que poderão ser desenvolvidas para minimizar essas dificuldades.
Refletindo, conclui que no geral o novo nos causa medo, insegurança. Tudo no início, traz um sentimento de incapacidade, um certo “frio na barriga”, mas, nada que não possa ser convertido em segurança e capacidade através de práticas e através destas com propriedade dizer “Eu Garanto”. Nada vem da noite pra o dia.
 A vida universitária demanda tempo, dedicação, muito esforço, atenção na momento da aprendizagem em sala de aula e planejamento de estudo para conciliar com a vida cotidiana.
 Para dominar a execução do exame físico e necessário praticar, digo, para todo o Processo de Enfermagem, é indispensável um estudo com dedicação e prática, vencendo a procrastinação e mergulhar nos conhecimentos aplicados, com o intuito de aprender a ponto de fixar e se tornar um conhecimento aplicável sem dificuldades, enquanto enfermeiros formados em ambiente de trabalho sempre quando necessário com expertise e destreza.
 Um bom estudo de extensão da sala de aula, é necessário ser norteado por referências bibliográfica que contenham o assunto e uma boa relação aluno-professor para orientar, sanar dúvidas, trocar experiências e fundamentar assuntos relacionados a prática, e execução das propedêuticas. Adotar uma estratégia com a formação de um grupo de estudo dinâmico, para exercício da teoria e da prática, fora do olhar do paciente e fora do campo de atuação, possibilitando fortalecer a construção de habilidades e competências, como uma boa escutativa sendo realizado uma coleta de dados eficaz, treinando uma comunicação efetiva, assertiva, gerando assim futuramente no paciente uma proximidade e confiança buscando uma resposta terapêutica, e uma adesão dos cuidados que faça sentido pra realidade do paciente. Estudar casos clínico discutir o melhor cuidado, provocando assim dúvidas que possam ser debatidas em sala de aula com o professor. Planejar cenários de prática das propedêuticas, definindo um diagnostico de enfermagem, planejando intervenções de acordo com os dados e achados clínicos fictícios, podendo fazer muito mais em um grupo dinâmico de estudo. A formação desse grupo possibilita a troca de saberes entre os graduandos, buscando uma aprendizagem coletiva e também treinando a relação interpessoal o trabalho em equipe.
 Acredito que com o planejamento do tempo e interesse, adotando uma estratégia como essa, o aprendizado será eficaz. Ate mesmo para as pessoas que não queiram adotar o grupo de estudo a prática com amigos e familiares também será benéfica.
Um bom enfermeiro dominar habilidades e ter competências tecnicas é essencial para um atendimento eficaz ao cliente na pratica de cuidados amplos bem traçados e resolutivos a demanda do paciente. Para isso ser possível e diminuir as dificuldades encontrados na execução do exame fisico. Repetir e repetir sempre a repeticao e pedagogica.

Continue navegando