Buscar

avaliando aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608351289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	
	O poder legiferante penal independe dos bens jurídicos postos na Constituição Federal para determinar quais serão os bens tutelados.
	
	O Direito Penal cumpre apenas uma função ilegítima, segundo a doutrina nacional, de privar o indivíduo de liberdade, bem como de restringir demais direitos e garantias fundamentais.
	 
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito Penal tem incidência, evita que a vítima assuma por si só a tarefa de "castigar" o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito Penal.
	
	O Direito Penal existe (finalidade do Direito Penal) exclusivamente para a proteção dos bens jurídicos mais relevantes, por isso, diz-se que a proteção penal possui primazia, prima ratio, sobre todas as outras formas de solução de conflitos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608346669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Consoante os estudos sobre as características do Direito Penal no Estado Democrático de Direito, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A intervenção estatal penal só se legitima nos casos em que a conduta possa colocar em grave risco ou lesionar bem jurídico relevante.
	 
	O recurso à pena no Direito Penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, para garantir a proteção de todos os bens jurídicos.
	
	Dentre suas características, destacam-se: ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando, sempre que possível, a aplicação de medidas alternativas às penas privativas de liberdade como forma de controle penal e, portanto, devendo ser utilizado como última forma de controle social.
	
	O ordenamento positivo deve ter como excepcional a previsão de sanções penais, e não se apresentar como instrumento de satisfação de situações contingentes e particulares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608346953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto de Michel Foucault extraído da obra Vigiar e Punir, pp. 243 e 244. Após, analise as assertivas e marque a CORRETA.
 "Se tal é a situação, a prisão, ao aparentemente "fracassar" não erra seu objetivo; ao contrário, ela o atinge na medida em que suscita no meio das outras uma forma particular de ilegalidade, que ela permite separar, pôr em plena luz e organizar como um meio relativamente fechado, mas penetrável. Ela contribui para estabelecer uma ilegalidade visível, marcada, irredutível a um certo nível secretamente útil - rebelde e dócil ao mesmo tempo; ela desenha, isola e sublinha uma forma de ilegalidade que parece resumir simbolicamente todas as outras, mas que permite deixar na sombra as que se quer ou se deve tolerar. Essa forma é a delinquência propriamente dita. Não devemos ver nesta a forma mais intensa e mais nociva de ilegalidade, aquela que o aparelho penal deve mesmo tentar reduzir pela prisão por causa do perigo que representa; ela é antes um efeito da penalidade (e da penalidade de detenção que permite diferenciar, arrumar e controlar as ilegalidades). Sem dúvida a delinquência é uma das formas da ilegalidade; em todo caso, tem suas raízes nela; mas é uma ilegalidade que o "sistema carcerário", com todas as suas ramificações, investiu, recortou, penetrou, organizou, fechou num meio definido e ao qual deu um papel instrumental, em relação às outras ilegalidades. (...) O sucesso é tal que, depois de um século e meio de "fracassos", a prisão continua a existir, produzindo os mesmos efeitos e que se têm os maiores escrúpulos em derrubá-la."
I - O texto acima leva a concluir que a prisão é a face visível do sistema penal, tendo-se em vista que ela vai reproduzir as mesmas funções não declaradas por ele.
 II - A prisão não fracassou no que ela não prometeu. Uma de suas funções não declaradas é a de tornar visível a criminalidade praticada por pessoas mais vulneráveis ao sistema.
 III - Quando é falado que a prisão desenha e isola uma legalidade secretamente útil, isto quer dizer que é passada à sociedade a sensação de que ali se encontra toda a criminalidade produzida no âmbito social.
IV - Quando diz que a prisão deixa na sombra a ilegalidade que se quer ou deve tolerar, neste momento Foucault refere-se à criminalidade oculta, ou seja, àquela que acontece, mas não recebe a sentença penal condenatória tal como as outras, que recebem.
		
	
	I, III e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Nenhuma das alternativas
	
	II, III e IV estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608347308)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Ante a constatação de que em toda sociedade existe o fenômeno dual hegemonia-marginalização, e que o sistema penal tende, geralmente, a torná-lo mais agudo, impõe-se buscar uma aplicação das soluções punitivas da maneira mais limitada possível. Igualmente, a constatação de que a solução punitiva sempre importa num grau considerável de violência, ou seja, de irracionalidade, além da limitação do seu uso, impõe-se, na hipótese em que se deva lançar mão dela, a redução, ao mínimo, dos níveis de sua irracionalidade." (ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 7ª ed. São Paulo: RT, 2008).
 A partir dos estudos realizados sobre o controle social penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção CORRETA acerca das funções não declaradas do sistema penal, bem como do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito.
		
	
	A seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	
	A seletividade do sistema penal a partir da exclusão da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	 
	a seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
	
	A exclusão da desigualdade social por meio do princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608517419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Otelo objetiva matar Desdêmona para ficar com o seguro de vida que esta havia feito em seu favor. Para tanto, desfere projétil de arma de fogo contra a vítima, causando-lhe a morte. Todavia, a bala atravessa o corpo de Desdêmona e ainda atinge Iago, que passava pelo local, causando-lhe lesões corporais. Considerando-se que Otelo praticou crime de homicídio doloso qualificado em relação a Desdêmona e, por tal crime, recebeu pena de 12 anos de reclusão, bem como que praticou crime de lesão corporal leve em relação a Iago, tendo recebido pena de 2 meses de reclusão, é correto afirmar que
		
	
	é caso de concurso formal impróprio.
	
	o juiz deverá aplicar a pena mais grave e aumentá-la de um sexto até a metade.
	
	é caso de concurso formal homogêneo.
	 
	o juiz deverá somar as penas.

Outros materiais