Buscar

cardio.docx.docx

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408699323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Síndrome Metabólica pode ser definida como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular (DCV) e/ou diabetes do tipo 2. O diagnóstico precoce é essencial ao controle da aterogênese e este diagnóstico apresenta a obesidade abdominal como componente essencial. Além deste fator, algumas condições são considerados como essenciais. EXCETO:
		
	
	Cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres.
	
	Glicemia acima de 100mg/dl ou em tratamento para hiperglicemia;
	
	Triglicérides ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para triglicérides elevados;
	 
	HDL-colesterol: Homens: >40 mg/dL, Mulheres: > 50 mg/dL ou em tratamento para HDL baixo;
	
	Pressão arterial sistêmica acima de 130/85mmHg ou em tratamento para hipertensão;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408753930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São consideradas Síndromes isquêmicas agudas as opções contidas em qual opção abaixo.
		
	
	Angina instável e TVP
	
	Infarto agudo do miocárdio e Tromboembolismo pulmonar
	
	Revascularização do miocárdio e TVP
	
	TVP e Tromboembolismo pulmonar
	 
	Angina instável e Infarto agudo do miocárdio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408890159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao ciclo cardíaco, analise as afirmações a seguir. I. A sístole ventricular inicia-se com o fechamento das valvas atrioventriculares e é marcada pela presença da primeira bulha cardíaca (b1). II. A primeira fase da sístole ventricular é conhecida como fase de ejeção rápida, momento no qual acontece saída rápida e volumosa de sangue em direção às valvas aórtica e pulmonar. III. O fechamento das valvas semilunares (aórtica e pulmonar) marca o início da diástole ventricular, a qual está relacionada com a segunda bulha cardíaca (b2). IV. A diástole ventricular se divide em quatro fases de acordo com o pós-fechamento das valvas semilunares, sendo estas, respectivamente: relaxamento isovolumétrico, enchimento rápido, enchimento lento e contração atrial. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, e III, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408751249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exercício físico determina alterações hemodinâmicas significativas, dependentes da intensidade e do tipo de exercício, bem como da aptidão cardiorrespiratória. Considerando os ajustes nos determinantes do desempenho cardíaco durante o exercício, analise as afirmativas abaixo.
I. O aumento do retorno venoso durante o exercício está relacionado a vasoconstricção arteriolar, a ação da bomba muscular periférica e ao mecanismo de Frank-Starling.
II. A bomba cardíaca (inotropismo cardíaco) e a vasoconstricção periférica favorecem o retorno de sangue venoso ao coração durante o exercício.
III. A incompetência das valvas venosas e a fraqueza muscular esquelética podem comprometer o retorno venoso e reduzir o débito cardíaco.
É correto o que se afirma em:
		
	
	II e III, apenas.
	
	I, II e III, apenas
	 
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408377748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante avaliação torácica do paciente com valvopatia, o fisioterapeuta detectou uma ausculta compatível com som de sopro na segunda bulha? Qual o diagnóstico provável diante dessas patologias descritas abaixo?
		
	
	Insuficiência Mitral
	
	Estenose Mitral
	 
	Estenose Aórtica
	
	Estenose Tricúspide.
	
	Insuficiência Tricúspide
	1a Questão (Ref.: 201408233780)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conteúdo do programa de reabilitação usualmente combina o recondicionamento físico com as atividades educativas. O componente do recondicionamento físico do programa de reabilitação pulmonar consiste principalmente de uma prescrição de exercício com uma frequência cardíaca alvo baseada nos resultados da avaliação inicial do esforço do paciente. Em relação ao recondicionamento físico do pneumopata, assinale a alternativa correta.
		
	
	O recondicionamento não deve combinar os exercícios aeróbicos das extremidades superiores e inferiores com o treinamento da musculatura ventilatória.
	
	O recondicionamento não deve combinar os exercícios aeróbicos já que o gasto de oxigênio é menor em qualquer intensidade de exercício.
	 
	Aumento da tolerância ao exercício, diminuição da intensidade dos sintomas e aumento dos níveis de atividade são os principais benefícios.
	
	Em um indivíduo descondicionado, o gasto de oxigênio é menor em qualquer intensidade de exercício.
	
	A reabilitação altera a deterioração progressiva da função pulmonar que ocorre na doença pulmonar crônica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408232368)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Representa a variável mais confiável e representativa da capacidade funcional cardiorrespiratória a seguinte alternativa:
		
	
	Pressão arterial
	 
	VO2 máx
	
	PaO2
	
	FC máx
	
	Débito Cardíaco
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408723636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cardiomiopatia dilatada é uma patologia cardíaca caracterizada por uma dilatação ventricular progressiva que causa um déficit da função sistólica com consequente:
		
	
	Redução da pressão do capilar pulmonar
	
	Aumento do DC
	
	Redução da pressão atrial
	
	Aumento do volume sistólico
	 
	Redução da FE% e DC
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408267252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a anatomia e fisiologia cardiovascular assinale a alternativa correta:
		
	
	As válvulas do ¿coração esquerdo¿ são as que preferencialmente são acometidas por enfermidades como a febre reumática, em função do fluxo de sangue ser mais lento nestas regiões.
	
	No eletrocardiograma a onda T corresponde a despolarização atrial.
	 
	Os potenciais de ação atingem primeiramente o sincício atrial do coração e em seguida o ventricular, no sentido do endocárdio para o epicárdio.
	
	Os diuréticos, medicamentos que favorecem a diurese, auxiliam na redução da freqüência e do débito cardíaco, por minimizarem a pós carga.
	
	Volume sistólico final corresponde ao volume de sangue que se encontra no coração ao final de uma diástole.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408233785)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta, no que se refere aos efeitos hemodinâmicos e respiratórios da pressão positiva no edema agudo de pulmão - origem cardiogênico.
		
	
	retorno venoso, pressão transmural, ↓ pré-carga, pós-carga, ↓ desempenho cardíaco, ↓ troca gasosa, hipoxemia, complacência pulmonar, W respiratório, ↓ CRF.
	
	retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, desempenho cardíaco, troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, ↓ W respiratório, CRF.
	 
	↓ retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, desempenho cardíaco Troca gasosa, ↓ hipoxemia, complacência pulmonar, ↓ W respiratório, CRF.
	
	retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, pós-carga, desempenho cardíaco, Troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, W respiratório, CRF.
	
	↓ retorno venoso, pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, ↓ desempenho cardíaco, troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, W respiratório, ↓ CRF.
	1a Questão (Ref.: 201408255868)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e responda: I) A aterosclerose inicia-se a partir de lesão endotelial, evoluindo com formação de estrias gordurosas, placa de ateroma e perda da atividade de relaxamento arterial. II) Na área miocárdica isquemiada, há aumento da habilidade de contraçãoe encurtamento , levando ao aumento do débito cardíaco. III) Na fase aguda da isquemia miocárdica, o ECG mostra a inversão da onda T e seguimento ST na linha de base.
		
	
	I e II estão incorretas
	
	Somente a alternativa II está correta
	
	Todas alternativas estão incorretas
	 
	II e III estão incorretas
	
	Todas alternativas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408780432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ritmo sinusal é o ritmo natural do coração que é determinado pelo marcapasso fisiológico cardíaco, o nó sinusal. Através do eletrocardiograma (ECG) podemos identificar a despolarização dos átrios através de ondas que são registradas em papel milimetrado. Sendo assim, quando se observa um traçado eletrocardiográfico, qual onda é sinônimo da despolarização atrial?
		
	
	Onda T
	 
	Onda P
	
	Onda Ta
	
	Onda Q
	
	Complexo QRS
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408272815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Além no sistema nervoso autônomo, o controle da frequência cardíaca (FC) acontece por outras vias de controle. Assinale a opção que envolve outros mecanismos que controlam a FC.
		
	
	Lei de Frank Starling e reflexo de Hering-Breuer
	
	Débito cardíaco pré-carga
	
	Reflexo quimiorreceptor e a pós carga
	
	Reflexo barorreceptor e reflexo de Hering-Breuer
	 
	Reflexo barorreceptor e reflexo de Bainbrigde
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408703886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	            A caracterização da síndrome anginosa é, por excelência, baseada em dados de história, que deve ser minuciosa, pois é nela que essencialmente se apoia o diagnóstico. Devem ser exploradas as características clássicas da dor: localização, caráter, relação com o exercício, duração e fatores de alívio.
Com relação a angina estável, pode-se afirmar:
I.                    Um quadro anginoso é considerado estável se vem ocorrendo por várias semanas sem evoluir para um evento coronariano agudo.
II.                  As crises de angina estável aparecem tipicamente em condições onde é imposto um maior consumo de oxigênio ao miocardio em um paciente com mais de 70% de obstrução da luz de uma ou mais artérias coronárias.
III.                A prática regular do exercício físico não contribui significativamente para a qualidade de vida e para o manuseio clínico do portador de doença coronária crônica estável.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II e III, somente;
	 
	I e II, somente;
	 
	I e III, somente;
	 
	I somente;
	 
	II somente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408890158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São vasos que compõem a circulação coronária:
		
	
	Artéria coronária esquerda e artéria torácica interna, que se originam na raiz da aorta e na pulmonar.
	
	Artéria descendente posterior, artéria coronária lateral e coronária direita.
	
	Artéria coronária direita, que se inicia na aorta e se divide em artéria circunflexa, e artéria ventricular esquerda.
	 
	Artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta.
	
	Artéria subclávia direita e artéria coronária esquerda com 4 ramos, dois à direita e dois à esquerda.
	1a Questão (Ref.: 201408272822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a classificação histológica do processo aterosclerótico, relacione a lesão mais simples para a mais complexa e marque a opção correta: I- presença de macrófagos e células espumosas II- presença macrófagos e monócitos isolados III- Trombo IV- Núcleo lipídico extracelular
		
	 
	II , I, IV, III
	
	I, II, IV, III
	
	II, I, III, IV
	
	I ,III, IV, II
	
	III, IV, I, II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408270538)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o teste ergometrico convencional e o teste cardiopulmonar de esforço (ergoespirometria), assinale a opção correta.
		
	
	O limiar anaeróbio pode ser determinado de forma direta pela ergometria
	
	O teste ergométrico é um exame complementar realizado com o paciente em repouso, no qual o stress cardiovascular é induzido por drogas vasoativas .
	
	O teste cardiopulmonar de esforço somente poderá ser realizado em atletas
	
	O teste ergométrico convencional é o padrão ouro para avaliar o comprometimento cardiovascular e pulmonar de pacientes e atletas
	 
	O método de avaliação com gases expirados através da ergoespirometria apresenta-se como uma opção não invasiva de determinar a real capacidade funcional de atletas e pacientes
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408233830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Sr. Carlos Alberto estava jogando futebol quando sentiu uma intensa precordialgia. Imediatamente interrompeu a atividade, uma vez que, um amigo fisioterapeuta, disse que na presença deste sinal clínico, nesta condição de estresse físico, este evento é um indicador específico de:
		
	
	Assistolia
	
	Distúrbios valvares
	 
	Coronariopatia isquêmica
	
	Hipotensão arterial
	
	Hipertensão arterial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408233229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta.
		
	
	Exercícios físicos aeróbios aumentam o MVO2 e por este motivo devem ser recomendados para o cardiopata isquêmico.
	 
	O VO2 max e a frequencia cardíaca mantém uma relação linear e ambos podem ser utilizados para a prescrição do exercício
	
	Os exercícios de resistência ou localizados não podem ser utilizados por cardiopatas em um programa de reabilitação cardíaca
	
	A fase I da reabilitação cardiaca é realizada ambulatorialmente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408700953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado para investigação de infarto agudo do miocárdio.
		
	
	Na fase hospitalar da reabilitação o fisioterapeuta deverá realizar um treinamento aeróbico com intensidade de 80% da FC máx do indivíduo.
	
	O quadro clínico descrito acima demanda uma atuação, exclusiva, do médico na fases I da reabilitação cardíaca.
	 
	Na fase de internação em Unidade de Terapia Intensiva, após liberação para cinesioterapia, deverá ser estabelecido um programa de exercícios de membros superiores e inferiores cuja intensidade seja leve.
	
	Esse paciente, na fase ambulatorial, deverá fazer o treinamento sem que sua frequência cardíaca ultrapasse 15 bpm em relação à frequência de repouso.
	
	Na alta hospitalar o paciente deverá ser orientado a fazer exercícios com intensidade moderada até a primeira consulta com o cardiologista.

Continue navegando