Buscar

Teoria da linguagem Chomsky

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Michella Peruchi Amanda Pires Vanessa Souza Gleice Bueno
 Fonoaudiologia 2017
Teoria de aquisição de linguagem- Inatismo Noam Chomsky iniciou a teoria linguística no final dos anos 50, chamando-a gramatica gerativa (Teoria mentalista), que tinha como objeto de estudo a língua, um objeto mental. Para ele a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana. 
 Chomsky parte da hipótese de que existe um modulo linguístico em nossa mente constituído de princípios responsáveis pela formação e compreensão da linguagem. Para ele há uma “faculdade da linguagem” em que todos seres humanos nascem dotados dela, geneticamente. Isso é um modulo cognitivo independente associado à língua, e não outras linguagens como pintura, musica, dança, etc. O estado inicial da faculdade da linguagem, quando a criança nasce é uniforme a toda espécie humana (Gramatica universal). 
Modelo Inato
 Esse estado inicial, se modifica a medida que a criança é exposta a um ambiente linguístico particular. Se a criança nasce e cresce em um ambiente em que se fala português, a interação da informação genética que ela trás, juntada aos dados linguísticos, resulta na aquisição da língua portuguesa. A informação genética da linguagem ( estado inicial) tem pré disposição genética para crescer, desenvolver, e amadurecer, se tornando uma gramatica estável. Para que isso ocorra, precisa receber nutriente (ambiente linguístico); Caso contrario, a informação linguística inata não sobreviverá, ou seja, não será adquirida a linguagem. 
Informação genética + Dados linguísticos
 Competência O conhecimento mental que um falante tem da sua língua, é chamado competência. É o resultado do desenvolvimento do conhecimento linguístico inato, a partir de sua interação com dados de uma determinada língua. O uso concreto da língua recebe o nome de performance

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando