Buscar

Gestão da cadeia de suprimentos

Prévia do material em texto

Gestão da cadeia de suprimentos
Aula 1
	Exercício: GST0189_EX_A1_201210039567_V1 
	Matrícula: 201210039567
	Aluno(a): ELAINE ABREU DA SILVA
	Data: 30/03/2017 16:10:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201210617673)
	 Fórum de Dúvidas (13)       Saiba  (5)
	
	A Logística pode ser entendida como: Marque a opção INCORRETA
		
	 
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, controle de estoques, armazenagem, expedição, transporte, distribuição e TI.
	
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, suprimentos, armazenagem e movimentação de materiais, expedição, transporte,entrega a clientes e serviços pós-venda
	
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, suprimentos, produção, movimentação de materiais, transporte, entrega a clientes e logística reversa
	 
	Promover o processo de distribuição física de forma com que os clientes recebam suas mercadorias no tempo mínimo.
	
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, suprimentos, armazenagem, expedição, distribuição a clientes e serviços pós-venda
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201210617252)
	 Fórum de Dúvidas (13)       Saiba  (5)
	
	Entende-se atualmente como ¿pensamento logístico¿: Aponte a opção CORRETA
		
	 
	Conceitos e teorias que orientam o estudo e a pesquisa em Logística, influenciando o que se considera relevante e justificando as soluções propostas para os problemas logísticos
	
	Desenvolvimento de executivos com uma visão integradora de Logística, com a cultura do trabalho em equipe
	
	Ensino acadêmico e pesquisa sobre o planejamento e a prática da gestão Logística
	 
	Identificação dos principais aspectos ligados à eficiencia no fluxo de materiais, principalmente quanto ao transporte a à armazenagem, no contexto da distribuição de bens e produtos
	
	Compreensão da Logística sob uma perspectiva global e visão estratégica das suas funções
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201210800356)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (5)
	
	São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Coordenação Inter Organizacional¿.
		
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	 
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	 
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201210795641)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 13)       Saiba  (3 de 5)
	
	Uma cadeia de suprimento engloba estágios que estão direto ou indiretamente envolvidos no atendimento de um pedido de um cliente. Qual a alternativa abaixo que melhor representa a sequencia lógica dos cinco estágios de uma Cadeia de Suprimento?
		
	
	Cliente, Distribuidor, Varejista, Fabricante e Fornecedor;
	
	Cliente, Varejista, Distribuidor, Fornecedor e Fabricante.
	
	Cliente, Distribuidor, Fabricante, Varejista e Fornecedor;
	
	Varejista, Cliente, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;
	 
	Cliente, Varejista, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201210804506)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 13)       Saiba  (3 de 5)
	
	"As únicas grandes companhias que conseguirão ter êxito são aquelas que considerarem os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam. " (Bill Gates) Diante do comentário e das alternativas abaixo, Marque a resposta correta em relação as posturas de um Gestor em SCM.
		
	 
	Realizar alternativas confiáveis para redução de custos são comportamentos assertivos que um gestor em SCM conquista no desuso de regras de movimentações e princípios de armazenagens.
	
	Bag Log, recebeu produtos próximo as 12:00hs. O gerente gritou de lá: Hora do rancho !!
	
	Pró-log deseja contratar um gestor. Um candidato respondeu ao entrevistador, trabalho sempre do meu jeito , sempre deu certo e não preciso mudar.
	
	Na tintas Coral, um gestor da área de carga e descarga. Verifica as planilhas com os destinos e quantos caminhões entrarão no pátio da empresa, agindo assim terá um dia mais complicado
	 
	A Zero bronca, faz premiações para funcionários criativos, neste mês, o Sr. Neves ganhou o prêmio por ter melhor adaptado a carga de Frios
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201210804528)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 13)       Saiba  (3 de 5)
	
	Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
		
	
	Não cabe a Gestão a administração dos trâmites das mercadorias, assim é compromisso único se preocupar com as informações dos produtos pedidos por compras.
	
	Podemos imaginar que este Gestor estava em concordância com as políticas da empresa, assim manteve sua decisão de adquirir produtos por menor preço , independente da qualidade; ao passo que a empresa prima por qualidade e maior vida útil dos equipamentos em funcionamento
	 
	O Gestor em SCM precisa ter a visão para frente afim de atender seus clientes, tendo por preocupações negociações com distribuidores e varejistas, relevando a visão para trás, ou seja relações com fornecedores.
	 
	Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.
	
	O Gestor comprometeu-se com prazos que não foram cumpridos , não tem culpa na situação pois sua função é apenas adquirir suprimentos e verificar fornecedores
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201210219273)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1 de 5)
	
	O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
		
	
	Logistica de Suprimentos
	
	Logistica Fragmentada
	
	Logistica Externa
	 
	Integração Estratégica
	
	Logistica Interna
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201210617665)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 13)       Saiba  (3 de 5)
	
	Escolha a afirmação INCORRETA.
		
	
	Um dos fundamentos da Logística é o aumento do nível de serviço ao cliente.
	
	A Logística foi posicionada dentro da empresa como uma das competências que contribuem para o processo fundamental da criação de valor para o cliente.
	 
	Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamentalda Logística.
	
	Quando as operações logísticas estão fortemente integradas e posicionadas como uma competência chave, elas podem servir como uma base para a obtenção de vantagem competitiva.
	
	O desenvolvimento dos processos Logísticos necessitam de apoio fundamental da TI.
	luno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
		
	
	
	
	
	Os elementos chaves passaram a ser a otimização das atividades, em busca da racionalização dentro da visão de cadeia de suprimentos
	
	
	Esta fase é caracterizada pela mudança de natureza do planejamento que passou assumir um caráter mais adaptável respondendo melhor as necessidades dos processos.
	
	
	O pensamento logístico assumiu uma visão mais ampla no meio intra e interempresarial.
	
	
	O pensamento logístico apenas começou a assumir uma abordagem sistêmica.
	
	 
	As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O conceito que tem grande semelhança com o de gestão da cadeia de suprimentos é:
		
	
	
	
	 
	O de logística integrada.
	
	
	O de logística positiva.
	
	
	O de logística tradicional.
	
	
	O de logística empresarial.
	
	
	O de logística reversa.
	
	
	
		3.
		O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
		
	
	
	
	
	Logistica Externa
	
	
	Logistica Fragmentada
	
	
	Logistica Interna
	
	
	Logistica de Suprimentos
	
	 
	Integração Estratégica
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Quando a elaboração do planejamento logístico passou a envolver, também, a participação de agentes externos como os fornecedores e os clientes, surgiu uma nova fase, considerada como a era da:
		
	
	
	
	
	Atuação segmentada.
	
	
	Integração flexível.
	
	
	Integração estratégica.
	
	 
	Logística integrada.
	
	
	Integração interna.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
		
	
	
	
	
	O Gestor em SCM precisa ter a visão para frente afim de atender seus clientes, tendo por preocupações negociações com distribuidores e varejistas, relevando a visão para trás, ou seja relações com fornecedores.
	
	
	Não cabe a Gestão a administração dos trâmites das mercadorias, assim é compromisso único se preocupar com as informações dos produtos pedidos por compras.
	
	 
	Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.
	
	
	Podemos imaginar que este Gestor estava em concordância com as políticas da empresa, assim manteve sua decisão de adquirir produtos por menor preço , independente da qualidade; ao passo que a empresa prima por qualidade e maior vida útil dos equipamentos em funcionamento
	
	
	O Gestor comprometeu-se com prazos que não foram cumpridos , não tem culpa na situação pois sua função é apenas adquirir suprimentos e verificar fornecedores
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
		
	
	
	
	
	A redução da demanda em relação à compra
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	O aumento da demanda em relação à venda
	
	
	O aumento da demanda em relação à previsão
	
	 
	A redução da demanda em relação à previsão
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Não é considerada uma das principais atividades logísticas:
		
	
	
	
	 
	Gestão de projetos.
	
	
	Gestão de transportes.
	
	
	Gestão de Estoques.
	
	
	Gestão de processamento de pedidos.
	
	
	Gestão de instalações.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Podemos dizer que são Blocos dos Fluxos Básicos:
		
	
	
	
	 
	Demanda, Suprimento e Caixa
	
	
	Demanda, Suprimento e Pagamento
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	 
	Pedido, Entrega e Pagamento
	
	
	Pedido, Suprimento e Caixa
	 Gabarito Comentado
Aula 2
		Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
		
	
	
	
	
	Produção
	
	
	Estocagem
	
	
	Reabastecimento
	
	
	Distribuição
	
	 
	Suprimentos
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		É a quantidade média de estoque utilizada para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores:
		
	
	
	
	
	Estoque amortecedor
	
	
	Estoque de segurança
	
	 
	Estoque cíclico
	
	
	Estoque sazonal
	
	 
	Estoque mínimo
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Para se obter o sucesso do cliente , uma das dimensões necessárias a excelência logística é:
		
	
	
	
	
	interligação entre os participantes da cadeia
	
	
	a performance logística de excelência da empresa
	
	 
	maior sincronização e cooperação das informações
	
	
	o sucesso dos clientes não depende do sucesso da empresa
	
	
	isolamento das empresas lideres
	
	
	
		4.
		A função logística tem como objetivo :
		
	
	
	
	
	pedido correto
	
	
	melhorar a estrutura
	
	
	racionalizar a matéria-prima
	
	 
	agregar valor aos clientes e fornecedores
	
	
	controle de preço
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
		
	
	
	
	
	Da mesma forma que existe um canal para os fluxos de produtos acabados e de informações, há também um canal semelhante que dá início à cadeia e que visa satisfazer às necessidades de sistemas de operação;
	
	 
	A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerandoos produtos acabados necessários;
	
	
	O objetivo deste ciclo é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente;
	
	 
	Inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorra sem atrasos;
	
	
	Este ciclo tem influência direta no desempenho de Marketing e Vendas, pois proporciona a disponibilidade de produtos de maneira econômica e em tempo hábil;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Podemos notar que alguns processos são comuns a todos os elos da Cadeia de Suprimentos e são esses processos, portanto que trazem mais impactos em custos para a Cadeia. Dessa forma, podemos afirmar sobre o processo de transporte que:
		
	
	
	
	
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis mínimos possíveis, já que tê-los zero é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	
	 
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela substancial dos custos na Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Quando nos referimos a ele estamos nos reportando aos espaços físicos, onde são guardadas, as mercadorias.
	
	
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela mínima dos custos na Cadeia de Suprimentos.
	
	 
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis máximos possíveis, já que tê-los completo é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
		
	
	
	
	
	Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, assim desenvolve novos produtos com novas características, chegando até à customização.
	
	
	Identificar necessidades e desejos não atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
	
	 
	Possui, entre suas atividades, a de determinar a melhor forma de fazer com que os produtos cheguem ao local desejado, no momento em que o consumidor precisar dele, que é quando será percebido o maior valor.
	
	
	A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente.
	
	
	Conseguir demanda é o resultado dos esforços promocionais, bem como do preço e da composição do mix de produtos oferecidos ao público.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
		
	
	
	
	
	A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semi-acabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional deste ciclo;
	
	 
	Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
	
	
	Fornece materiais e componentes fabricados externamente quando e onde necessários;
	
	
	Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição; -
	
	
	É composta pela retirada de materiais do fornecedor, transporte do material até o local de sua utilização e a estocagem do produto liberado na indústria para o seu consumo.
Aula 3 gestao da cadeia de suprimentos
	Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Existem algumas limitações que prejudicam a eficácia de um sistema integrado de planejamento de estoques, tais como: Marque a opção que NÃO está correta.
		
	
	
	
	 
	Menor espaço de armazenagem ocupado, em vista de menores níveis de estoque.
	
	
	Incerteza dos tempos de ressuprimento.
	
	
	Interrupções na produção e atrasos nas entregas.
	
	
	Atividade de atendimento do pedido não automatizada.
	
	
	Falta da classificação ABC dos itens estocados.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		É a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. É um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. O texto define o papel de :
		
	
	
	
	
	Produção
	
	
	Finanças
	
	
	Logistica
	
	
	Planejamento de Produção.
	
	 
	Marketing
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor e inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorre sem atrasos. Qual a denominação deste ciclo ?
		
	
	
	
	
	Distribuição
	
	
	Estoques
	
	 
	Suprimentos
	
	
	Produção
	
	
	Transportes
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques. A relação é muito parecida com aquela entre distribuidores e fabricantes, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação à demanda do cliente, os pedidos dos componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Qual a denominação deste ciclo ?
		
	
	
	
	 
	Suprimentos
	
	
	Estoques
	
	
	Distribuição
	
	
	Produção
	
	
	Transportes
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Percebe-se que o gerenciamento dos ciclos de atividades logísticas torna-se essencial para alcançar a eficiência de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições está relacionada com o ciclo de atividades SUPRIMENTOS ?
		
	
	
	
	
	Esse ciclo envolve os subprocessos de armazenagem no processo produtivo e a movimentação interna de materiais ou semiacabados.
	
	
	É necessário é definir sobre localização de unidades de movimentação, controle de expedição, tipos de embalagem, administração de frota ou contratação de especialistas em transporte, gerencia de rotas entre fábricas e centros de distribuição.
	
	
	Refere-se a ações que atendem às necessidades de movimentação dos produtos desde a retirada no almoxarifado até a disposição desses nas diferentes etapas do processo produtivo.
	
	 
	Refere-se as ações com relação aos insumos. Sendo assim, os insumos serão comprados, armazenados e transferidos para o processo produtivo à medida que forem solicitados para cumprir planos de produção.
	
	
	Está diretamenterelacionada à forma como comercialmente a empresa distribui seus produtos, ou seja, como ela estabelece seu canal de distribuição.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A Logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio. Assim, em relação aos fluxos envolvidos numa Cadeia de Suprimento é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	O Fluxo de informação se preocupa com o faturamento, fluxo de caixa, cobrança; recebimento (contas a pagar e a receber) etc;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	O Fluxo financeiro se preocupa com o faturamento, fluxo de caixa, cobrança; recebimento (contas a pagar e a receber) etc;
	
	
	O Fluxo de informação está relacionado com o fluxo do produto, embalagens, movimentações internas, transportes, armazenagens etc;
	
	
	O Fluxo físico envolve a codificação, sistemas de comunicação, listas de preços, pedidos, locais, andamento, prazos etc;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
Com relação ao ciclo de atividades de Distribuição, podemos afirmar que ele:
		
	
	
	
	 
	ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante).
	
	
	ocorre na interface entre o cliente e o fornecedor.
	
	 
	ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante.
	
	
	ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor.
	
	
	ocorre na interface entre o cliente e o varejista.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Em relação ao estoque de produtos acabados podemos afirmar que são:
		
	
	
	
	
	Itens selecionados nos pátios para embarque imediato nos navios graneleiros.
	
	
	Estão em trânsito no pátio da fábrica.
	
	
	Representam o giro do estoque.
	
	 
	Itens que foram finalizados e estão disponíveis para embarque ou para atender futuros pedidos de clientes.
	
	
	Aguardam ordem de despacho para embarque nos portos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
Aula 4 gestão da cadeia de suprimentos
	
	Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
		
	
	
	
	
	Depende da capacidade para ser maleável quando apropriado para atender a uma necessidade apresentada por um cliente.
	
	
	Esta vontade em adquiri-lo será tanto maior, quantos forem os benefícios que o cliente observar neste produto, seja em função de preço, da utilidade, da disponibilidade, dentre outros.
	
	
	As empresas estão investindo muito e aprendendo a utilizar para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
	
	
	Deve ser vista como uma oportunidade de desenvolver um diferencial frente ao mercado. Tornar-se uma empresa flexível significa estar apta a mudar e adaptar-se às solicitações do mercado.
	
	 
	Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Nível de Serviço Logístico representa a a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. No que concerne ao conceito de Nível de Serviço Logístico, é CORRETO afirmar:
		
	
	
	
	
	O conceito de Disponibilidade está alinhado com a prática mais comum de armazenamento de estoque em reação aos pedidos do cliente (make to order/pull).
	
	
	A Frequência de falta de estoque está inserida no quadro de indicadores de Desempenho Operacional.
	
	
	A flexibilidade é um indicador de desempenho operacional que representa a competência logística das empresas em tratar circunstâncias já esperadas previamente.
	
	 
	Consistência é a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante, o que significa, por exemplo, o cumprimento de compromissos de entrega pontual no decorrer do tempo.
	
	
	A Customização do nível de serviço para mercados ou clientes específicos não é exemplo de uma operação flexível.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um excelente desempenho de prestação de serviço ao cliente tende a adicionar valor para todos os membros da cadeia de suprimentos. Existem atributos na prestação do serviço ao cliente. O atributo VELOCIDADE é assim definido:
		
	
	
	
	 
	É a capacidade de ter o produto disponível onde e quando o cliente deseja.
	
	
	É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante.
	
	
	A expedição de pedidos completos é uma medida da capacidade da empresa de atender o pedido de um cliente.
	
	
	É a capacidade da empresa de lidar com situações inesperadas e extraordinárias de serviços ao cliente.
	
	
	Considerando o nível tecnológico de comunicação e transporte o ciclo do pedido pode ser diferente entre empresas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
		
	
	
	
	
	Confiabilidade
	
	
	Consistência
	
	
	Velocidade
	
	 
	Disponibilidade
	
	
	Flexibilidade
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
		
	
	
	
	
	A vantagem competitiva sustentável pode ser aumentada e/ou alcançada quando a empresa está focada em atender os requisitos indicados pelos clientes.
	
	 
	Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
	
	 
	A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente
	
	
	É um processo por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços
	
	
	Identificar necessidades e desejosnão atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas,de ser ¿maleável¿. Como se denomina este Nivel de Serviços.
		
	
	
	
	 
	Flexibilidade
	
	
	Disponibilidade
	
	
	Confiabilidade
	
	
	Consistência
	
	
	Velocidade
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O fator de nível de serviço associado à capacidade de ter o produto em estoque no momento que ele é desejado pelo cliente é conhecido como:
		
	
	
	
	
	Velocidade.
	
	
	Confiabilidade.
	
	
	Consistência.
	
	
	Flexibilidade.
	
	 
	Disponibilidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
		
	
	
	
	
	Disponibilidade
	
	 
	Velocidade
	
	
	Confiabilidade
	
	
	Flexibilidade
	
	
	Consistência
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
Aula 5 gestão da cadeia de suprimentos
O sistema transacional é a base das operações logísticas; nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual  serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. Esse sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações inter-funcionais, grandes volumes de transações e um foco operacional nas atividades cotidianas.
Terminado o sistema transacional, segue para o controle gerencial, que é o nível que utiliza as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividades logísticas. Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade.
 
Seguindo uma escala de ascensão, parte-se então para o apoio à decisão, que é o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística.
Concretizados esses três níveis, parte-se para o quarto e último nível de funcionalidade da informação logística, que é o planejamento estratégico, em que as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro.
 
	luno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existe vários sistema com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que dá apoio, especificamente as atividades de transporte é:
	
	
	
	
	 
	ERP.
	
	 
	TMS.
	
	
	WMS.
	
	
	MRPII.
	
	
	EDI.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
	
	
	
	
	
	WMS.
	
	
	TMS.
	
	
	MRPII.
	
	 
	ERP.
	
	
	EDI.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Um gerente da cadeia de suprimentos de uma empresa de grande porte busca analisar os impactos do uso de tecnologias de informação sobre algumas das variáveis presentes em sua área. Marque a alternativa correta que lista três destas variáveis:
	
	
	
	
	
	Coordenação interorganizacional, flexibilidade e retorno financeiro em projetos.
	
	
	Velocidade, processos de armazenagem e capacitação de mão de obra.
	
	 
	Competitividade, integração e velocidade.
	
	 
	Flexibilidade, agilidade e competitividade.
	
	
	Movimentação, integração e contratação de consultoria.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Atualmente, existem razões que justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes. Relacionamos abaixo algumas dessas razões, assinale a única que não se enquadra nesse contexto:
	
	
	
	
	
	Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda.
	
	 
	A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos, pois possibilita aos gestores  aumentar os custos e o tempo dispendido na solução dos problemas, por isso o uso da tecnológia da informação pode ser considerada a maior ferramenta dos tempos modernos.
	
	
	A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
	
	
	A interação entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos é outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística. Com tal pratica algumas redes varejistas disponibilizam informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis pelo ressuprimento dos produtos.
	
	
	Os clientes entendem que informações sobre o andamento do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos necessários do serviço total ao cliente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Aeliminação dos operadores de check-out nos estabelecimentos de varejo é possível através de um scanner ou sensor de leitura de etiqueta inteligente (RFID) que registra os produtos selecionados para compra. Ao sair, um processador eletrônico automático checa os produtos e debita a despesa diretamente no cartão de débito ou crédito do consumidor. O fator chave na estratégia da cadeia de suprimento que caracteriza este sistema é:
	
	
	
	
	
	Operação de transporte
	
	
	Infraestrutura de instalações
	
	 
	Tecnologia da informação
	
	
	Gestão de estoque
	
	
	Procedimento de armazenagem
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Escolha a denominação que define o texto acima.
	
	
	
	
	 
	Sistema Transacional
	
	
	Controle Gerencial
	
	
	Planejamento Estratégico
	
	
	Controle Operacional
	
	 
	Apoio a Decisão
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		É a base das operações logísticas; nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. Esse sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações inter-funcionais, grandes volumes de transações e um foco operacional nas atividades cotidianas. A denominação deste Sistema de Informações é :
	
	
	
	
	
	Planejamento Estratégico
	
	
	Tempo Hábil
	
	
	Apoio às Decisões
	
	 
	Controle Gerencial
	
	 
	Transacional
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Integração¿.
	
	
	
	
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	 
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	
	 
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	 Gabarito Comentado
	
	rezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existe vários sistema com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que dá apoio, especificamente as atividades de transporte é:
	
	
	
	
	
	MRPII.
	
	 
	TMS.
	
	
	WMS.
	
	
	ERP.
	
	
	EDI.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Integração¿.
	
	
	
	
	
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	 
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Atualmente, existem razões que justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes. Relacionamos abaixo algumas dessas razões, assinale a única que não se enquadra nesse contexto:
	
	
	
	
	
	Os clientes entendem que informações sobre o andamento do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos necessários do serviço total ao cliente.
	
	
	A interação entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos é outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística. Com tal pratica algumas redes varejistas disponibilizam informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis pelo ressuprimento dos produtos.
	
	 
	A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos, pois possibilita aos gestores  aumentar os custos e o tempo dispendido na solução dos problemas, por isso o uso da tecnológia da informação pode ser considerada a maior ferramenta dos tempos modernos.
	
	
	Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda.
	
	
	A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
	
	
	
	
	
	EDI.
	
	
	TMS.
	
	
	MRPII.
	
	
	WMS.
	
	 
	ERP.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Um gerente da cadeia de suprimentos de umaempresa de grande porte busca analisar os impactos do uso de tecnologias de informação sobre algumas das variáveis presentes em sua área. Marque a alternativa correta que lista três destas variáveis:
	
	
	
	
	
	Velocidade, processos de armazenagem e capacitação de mão de obra.
	
	
	Flexibilidade, agilidade e competitividade.
	
	
	Movimentação, integração e contratação de consultoria.
	
	
	Coordenação interorganizacional, flexibilidade e retorno financeiro em projetos.
	
	 
	Competitividade, integração e velocidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Marque a definição que melhor se aplica a tecnologia de informação aplicada a logística que é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Utiliza-se de uma etiqueta ou tag transponder. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Essa tecnologia também é também é utilizado para maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings
	
	
	
	
	
	TMS (Transportation Management System)
	
	 
	RFID (Radio Frequency Identification ( Identificação por Rádio Freqüência)
	
	
	B2B (Business-to-Business)
	
	
	WMS (Warehouse Management System )
	
	
	EDI (Electronic Data Interchange)
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Neste nível as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro. Escolha a denominação que define o texto acima.
	
	
	
	
	
	Sistema TRansacional
	
	 
	Planejamento Estratégico
	
	
	Controle Gerencial
	
	
	Controle Tático
	
	
	Apoio às Decisões
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Um dos níveis de funcionalidade da informação logística é composto das seguintes atividades: formulação de alianças, desenvolvimento de capacitação, análises do serviço ao cliente baseadas no lucro. Nesse nível de funcionalidade está o:
	
	
	
	
	 
	Planejamento estratégico.
	
	
	Apoio á decisão.
	
	
	Controle técnico.
	
	
	Sistema transacional.
	
	
	Controle gerencial.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	a Questão (Ref.: 201210069267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
		
	
	O aumento da demanda em relação à venda
	 
	A redução da demanda em relação à previsão
	
	A redução da demanda em relação à compra
	
	O aumento da demanda em relação à previsão
	
	Nenhuma das respostas anteriores
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201210617728)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Na visão moderna da Logística, entende-se que gerar valor a clientes é principalmente:
		
	 
	Reduzir preços e prazos de entrega dos produtos
	 
	Melhorar continuamente a qualidade
	
	Rastear todas as operações
	
	Utilizar sistemas de informação integrados
	
	Oferecer serviços agregados
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201210182712)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
		
	
	Como característica importante, vinculam fabricantes, atacadistas e varejistas nos canais que fornecem a disponibilidade de produtos como aspecto integrante de todo processo deste ciclo;
	
	O estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para o cliente;
	
	Trata da movimentação de produtos acabados aos clientes, como destino final dos canais de Marketing;
	 
	Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição;
	
	Preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201210182720)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
		
	
	Reabastecimento
	
	Estocagem
	
	Produção
	
	Distribuição
	 
	Suprimentos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201210666662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ciclo de atividades de Distribuição ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e engloba todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Distribuição.
		
	 
	Programação de vendas do varejista.  
	
	Recebimento do pedido pelo varejista.
	
	Atendimento do pedido do varejista.
	
	Emissão do pedido do varejista.
	
	Acionamento do pedido do varejista.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201210699584)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais são os estágios abaixo que formam o ciclo de suprimentos?
		
	
	varejista e atacadista
	 
	fabricante e fornecedor
	
	varejista e cliente final
	
	atacadista e distribuidor
	
	distribuidor e fábrica
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201210182730)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
		
	 
	Disponibilidade
	
	Velocidade
	
	Consistência
	
	Flexibilidade
	
	Confiabilidade
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201210912610)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Nível de Serviço Logístico representa a a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. No que concerne ao conceito de Nível de Serviço Logístico, é CORRETO afirmar:
		
	
	A Customização do nível de serviço para mercados ou clientes específicos não é exemplo de uma operação flexível.
	
	A Frequência de falta de estoque está inserida no quadro de indicadores de Desempenho Operacional.
	
	O conceito de Disponibilidade está alinhado com a prática mais comum de armazenamento de estoque em reação aos pedidos do cliente (make to order/pull).
	 
	Consistência é a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante, o que significa, por exemplo, o cumprimento de compromissos de entrega pontual no decorrer dotempo.
	
	A flexibilidade é um indicador de desempenho operacional que representa a competência logística das empresas em tratar circunstâncias já esperadas previamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201210796871)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
		
	
	MRPII.
	
	EDI.
	
	TMS.
	
	WMS.
	 
	ERP.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201210616260)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Nesse contexto o uso da TI é fundamental para o desenvolvimento da logística, principalmente com o uso de sistemas de informação gerencial. Análise as afirmações abaixo e assinale a que não se enquadra nesse contexto evolutivo.
		
	
	O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.
	
	A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de redução de custos logísticos através da sua melhor coordenação.
	 
	Tradicionalmente, a Logística concentrou-se no fluxo eficiente de bens ao longo do canal de Distribuição deixando de lado o fluxo de informações, pois não era visto como importante.
	 
	O fluxo de informações antigamente baseava-se principalmente em papel resultando em uma transferência de informações não tão rápida, confiável e sem erros. O advento da tecnologia com custo decrescente, associado a sua maior facilidade de uso permitiu aos executivos poder contar com um meio mais rápido de transferência de dados.
	
	A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações permite o aperfeiçoamento do serviço baseando=se principalmente na melhoria da oferta de informações aos clientes.
		
AULA 6
	Aluno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Dentre os Sistemas de Informações utilizados para administrar Cadeias de Suprimentos, um deles permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas. Esse Sistema é conhecido como:
		
	
	
	
	 
	Sistema Integrado de Gestão - ERP
	
	
	Intercâmbio Eletrônico de Dados - EDI
	
	
	Sistema de Gestão de Relacionamento com Clientes - CRM
	
	
	Sistema de Estoque Gerenciado para Vendedor - VMI
	
	
	Identificação por Rádio Frequência - RFID
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		É denominado "sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistema de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistema de informações gerenciais, sistema de apoio a decisão etc.)".
		
	
	
	
	
	VMI (Vendor Managed Inventory).
	
	
	CRM (Customer Relationship Management).
	
	
	WMS (warehouse management system).
	
	
	MRP (Material Requirements Planning).
	
	 
	ERP (Enterprise Resource Planning).
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Os sistemas de informação devem abranger alguns princípios básicos, tais como: disponibilidade, precisão, atualização em tempo hábil e flexibilidade. Assinalar a alternativa correta sobre a definição de cada um deles.
		
	
	
	
	
	A consistência entre o nível de estoque físico e o disponibilizado pelos sistemas de informação (precisão) representam uma baixa prioridade, já que a redução de custos é insignificante.
	
	
	A satisfação do cliente tem pouca relação direta com a flexibilidade de um sistema de informação,pois a disponibilidade e o tempo de resposta são menos representativos que o preço a ser pago pelo produto.
	
	
	Diante dos efeitos das mudanças de paradigmas da produção ao longo do tempo,diminuiu a necessidade de disponibilizar informações logísticas em tempo hábil.
	
	 
	O tempo de atualização pode ser definido como a diferença entre o momento que determinada atividade ocorre, e o tempo em que ela é disponibilizada no sistema de informação.
	
	
	Diante dos efeitos das mudanças de paradigmas da produção ao longo do tempo,reduziu a necessidade de disponibilizar informações logísticas de forma consistente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Dentre os Sistemas de Informações utilizados para administrar Cadeias de Suprimentos, um deles permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas. Esse Sistema é conhecido como:
		
	
	
	
	
	Sistema de Estoque Gerenciado para Vendedor - VMI
	
	 
	Sistema Integrado de Gestão - ERP
	
	
	Sistema de Gestão de Relacionamento com Clientes - CRM
	
	
	Intercâmbio Eletrônico de Dados - EDI
	
	
	Identificação por Rádio Frequência - RFID
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Identifique entre as afirmações, a seguir, aquela que não corresponde a um SISTEMA LEGADO (sistema de TI baseado em tecnologia mainframe) de uma Cadeia de Suprimento.
		
	
	
	
	 
	Os Sistemas Legados ou sistemas analíticos não se concentram no nível operacional, mas sim nas decisões de planejamento e estratégia. Analisam as informações fornecidas por sistemas legados ou ERP para ajudarem os gerentes da cadeia de suprimento a tomarem boas decisões.
	
	 
	Os Sistemas Legados por já existirem, às vezes requerem menos investimentos para ser operados do que a instalação de novos sistemas.
	
	
	Sistemas Legados são sistemas que apresentam pouca capacidade analítica e costumam interferir apenas em transações operacionais que ocorrem na função em que estão focados.
	
	
	Os Sistemas Legados costumam conseguir realizar a operação. Podem não ser muito eficientes e ser lentos, mas como os Sistemas Legados estão em operação há mais de uma década, provaram que funcionam.
	
	
	Os Sistemas Legados, normalmente funcionam em nível operacional em apenas um estágio ou mesmo em uma função dentro de um estágio da cadeia de suprimento.
	
	
	
		6.
		Estudando as variáveis que são influencias pelas Tecnologias de Informação, um estudante buscou conhecer um pouco mais sobre a ¿integração¿. Assinale a única alternativa certa em que é a apresentada esta variável:O uso de TI pode reduzir os processos administrativos, com redução de pessoa, informação e estoques.
	
	 
	É extensão da conexão intra e entre as atividades da organização e de seus parceiros.
	
	
	Aumenta o número de pedidos devolvidos por clientes insatisfeitos.
	
	
	A complexidade de dados aumenta quando a quantidade de processos diminui dentro de uma área.
	
	 
	Viabiliza iniciativa que resulta em ganhos de vantagem competitiva para a cadeia de suprimentos, da relação com a concorrência através da disputa por clientes nos mercados consumidores, entre outros.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Quanto a relevância da TI nos processos de armazenagem, transporte e movimentação de materiais,consta 01 alternativa incorreta.Assinalar a mesma.
		
	
	
	
	
	O emprego da TI pode reduzir a quantidade de papéis, estoques e pessoal.
	
	 
	O emprego da TI pode reduzir a qualidade das operações de transporte.
	
	
	O emprego da TI pode reduzir os custos de armazenamento.
	
	
	O emprego da TI pode reduzir os custos de movimentação da cadeia.
	
	
	O emprego da TI pode melhorar o planejamento destas atividades .
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Os sistemas de informações logísticas combinam hardware e software para propiciar um bom gerenciamento das operações logísticas. O software é composto de:
		
	
	
	
	
	Instrumentos de leitura ótica
	
	 
	Dispositivos para armazenagem de dados
	
	 
	Sistemas e aplicativos
	
	
	Impressoras de códigos de barras
	
	
	Instrumentos de entrada e saída
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	Aula 
	Aula 7
Aluno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A Curva ABC também conhecida por curva de Pareto possibilita uma análise do volume X custo unitário, sendo que os itens A serão os de maior importância para o controle. É fundamental ao Administrador de Materiais uma análise detalhada dos estoques para a tomada de decisão. Entre as alternativas abaixo assinale a que melhor descreve a Curva ABC.
		
	
	
	
	
	A faixa B não é significativa;
	
	
	A faixa C contém 20% dos itens com investimento mais baixo;
	
	 
	A faixa A contém 80% dos itens em estoque;
	
	 
	A faixa A contém 20% dos itens, o qual tem investimento mais alto;
	
	
	A faixa B contém 50% dos itens com investimento mais baixo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Preocupado em acompanhar bem o grau de imobilização de capital com estoque, um gerente implantou em seu Sistema um indicador, para cada item de estoque, que se baseia na divisão da demanda média mensal, pelo consumo médio mensal. Assim, ele passou a ter:
		
	
	
	
	
	O nível de serviço.
	
	
	A acuracidade de estoque.
	
	 
	A classificação A, B, C.
	
	
	O giro de estoque.
	
	 
	A cobertura de estoque.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Com a finalidade de facilitar o processo de transporte e reduzir custo com imobilização de capital com estoque, um fornecedor combinou deixar estocado com um cliente um determinado lote do produto e só cobrar dele o pagamento da quantidade efetivamente consumida por mês. Esse tipo de estoque é considerado:
		
	
	
	
	
	Estoque de proteção (hedge).
	
	
	Estoque de reposição.
	
	
	Estoque de distribuição.
	
	 
	Estoque em consignação.
	
	
	Estoque de segurança.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Existem vários indicadores de produtividade na análise e controle de estoques. Marque a opção abaixo que não corresponde a um destes indicadores:
		
	
	
	
	
	Cobertura de estoque.
	
	
	Nível de serviço.
	
	
	Nível de estoque.
	
	
	Inventário físico.
	
	 
	Origem dos fornecedores.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Assinale abaixo a afirmativa correta que define o que é LEAD TIM.
		
	
	
	
	
	Lead Time é a listagem de produtos exigidas por um determinado nível de trabalho.
	
	
	Lead Time é a separação de produtos sólidos e líquidos usados na separação de uma fábrica de shampoo.
	
	
	Lead Time é prazo de entrega mais longo identificado na Cadeia de Suprimentos.
	
	 
	Lead Time é uma medida de tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar materias-primas em produtos acabados.
	
	
	Lead Time é o intervalo entre a produção e a compra do cliente, com uma entrega de matéria-prima na fábrica.
	
	
	
		6.
		3. A Empresa Beta Ltda. teve ótimas vendas, no valor de R$ 680.000,00 sendo o estoque médio de R$ 170.000,00. Qual a rotatividade dos estoque ? O que esse número representa?
		
	
	
	
	
	12; representa o número de vezes em que o estoque é totalmente consumido durante um determinado período.
	
	
	3; corresponde ao desempenho da organização em atender à demanda.
	
	 
	4; representa o número de vezes em que o estoque é totalmente consumido durante um determinado período.
	
	
	5; quantidade de tempo de duração do estoque, caso este não sofra ressuprimento.
	
	
	4; quantidade de tempo de duração do estoque, caso este não sofra ressuprimento.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		São considerados pontos impactantes na cadeia de suprimentos o Fluxo de Informações, os Inventários e Processamento de Pedidos. Sendo assim, é correto afirmar sobre Inventários.
		
	
	
	
	 
	É uma atividade crítica dentro da Cadeia de Suprimentos, pois vai servir de controle aos estoques.
	
	
	Começa pelo cliente que irá informar o que deseja consumir e quanto quer consumir.
	
	 
	É uma atividade logística que deverá ser bem administrada para dar suporte ao macro processo logístico.
	
	
	É uma atividade logística que poderá ser mal administrada para dar suporte ao micro processo logístico.
	
	
	Começa pelo fornecedor que irá informar o que deseja consumir e quanto quer consumir.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Existem vários indicadores para a gestão dos estoques que devem ser usados pelos administradores, entre eles:
		
	
	
	
	
	Giro de estoque, inventário e nível de serviço
	
	 
	Curva ABC, custos dos estoques e giro de estoque
	
	
	Custo do capital, inventário e análise ABC
	
	
	Giro dos estoques, acuracidade, cobertura dos estoques.
	
	 
	Giro dos estoques, nível de serviço e cobertura de estoques.
	 Gabarito Comentado
	Aluno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.1.
		Foram identificados requisitos e atributos que trazem impactos na eficiência pelo uso da TI na Cadeia de Suprimentos. Indique qual requisito ou atributo que está definido no texto abaixo: As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando as atividades de planejamento e controle da produção.
		
	
	
	
	
	Competitividade
	
	 
	Integração
	
	
	Velocidade
	
	
	Coordenação Interorganizacional
	
	
	Disponibilidade
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O sistema ABC, também denominado classificação ABC, tem como objetivo identificar itens que devem ter uma maior atenção na gestão dos estoques de uma empresa. Segundo essa técnica, os itens classificados como Classe : (IBGE, 2010 - ÁREA DE CONHECIMENTO: RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA)
		
	
	
	
	 
	"A" são os itens em estoque que têm o maior impacto financeiro, considerando-se a sua demanda e o seu valor unitários.
	
	
	"C" formam o conjunto de itens do estoque que tem pouca demanda acumulada anual.
	
	
	"B" formam o conjunto de itens em estoque com valores monetários de consumo anual mais elevados entre os itens em estoques.
	
	 
	"A" são os itens em estoque cujos valores unitários são os mais altos e devem ser controlados com mais atenção.
	
	
	"C" são poucos no conjunto, cujo valor financeiro movimentado durante o ano é o mais alto do estoque.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No almoxarifado de uma grande empresa, durante um período de 5 meses, foram apresentadas 3.000 requisições de materiais, com um número médio de 2,50 itens por requisição. Foram entregues 6.900 unidades do total de itens solicitados. Qual o nível de atendimento do almoxarifado?
		
	
	
	
	
	86%
	
	 
	92%
	
	
	88%
	
	
	96%
	
	
	94%
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Uma livraria começou o ano de 2016 informatizando seu controle de estoque. Nos primeiros 4 meses de operação, obteve o seguinte relatório de movimentação financeira, em reais. Sabendo-se que o estoque inicial no mês de janeiro era de R$ 15.000, calcule e interprete o giro do estoque no período e a cobertura do estoque em dias.
	Mês
	Estoque Inicial
	Entrada
	Saída
	Estoque Final
	Estoque Médio
	Janeiro
	 
	2.500
	1.700
	 
	 
	Fevereiro
	 
	3.500
	3.350
	 
	 
	Março
	 
	4.890
	3.600
	 
	 
	Abril
	 
	3.000
	4.280
	 
	 
		
	
	
	
	 
	0,80 e 149 dias
	
	 
	1,5 e 80 dias
	
	
	0,20 e 60 dias
	
	
	4,98 e 24 dias
	
	
	2 e 60 dias
	
	
	
		5.
		Com a finalidade de facilitar o processo de transporte e reduzir custo com imobilização de capital com estoque, um fornecedor combinou deixar estocado com um cliente um determinado lote do produto e só cobrar dele o pagamento da quantidade efetivamente consumida por mês. Esse tipo de estoque é considerado:
		
	
	
	
	
	Estoque de distribuição.
	
	
	Estoque de proteção (hedge).
	
	
	Estoque de reposição.
	
	 
	Estoque em consignação.
	
	
	Estoque de segurança.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Assinale abaixo a afirmativa correta que define o que é LEAD TIM.
		
	
	
	
	
	Lead Time é a listagem de produtos exigidas por um determinado nível de trabalho.
	
	 
	Lead Time é uma medida de tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar materias-primas em produtos acabados.
	
	
	Lead Time é o intervalo entre a produção e a compra do cliente, com uma entrega de matéria-prima na fábrica.
	
	
	Lead Time é prazo de entrega mais longo identificado na Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Lead Time é a separação de produtos sólidos e líquidos usados na separação de uma fábrica de shampoo.
	
	
	
		7.
		O giro de estoque de um item é a calculado pela relação entre a quantidade movimentada (vendida) pela quantidade que permaneceu paralisada no estoque num determinado período de tempo. O giro de um ítem A que, em um ano, tenha vendido 5.000 unidades, e mantido 2.500 unidades em média no estoque é de:
		
	
	
	
	 
	2,0.
	
	
	1,0.
	
	
	3,0.
	
	
	2,5.
	
	
	0,5.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre os estudos das fases de decisão na Cadeia de Suprimentos, assinale, entre as opções a seguir, aquela que se relaciona como uma ¿estratégia ou projeto¿ da Cadeia de Suprimento.
		
	
	
	
	
	A empresa adapta o pedido a um meio de transporte ou expedição apropriados.
	
	
	A empresa decide sobre a terceirização e sobre as políticas de reabastecimento e estocagem a serem seguidas.
	
	
	A empresa distribui os pedidos individuais para estoque ou produção.
	
	 
	A empresa decide como estruturar a Cadeia de Suprimento e determina qual será a configuração da cadeia e que processos cada estágio deverá desempenhar.
	
	 
	A empresa define um conjunto de políticas operacionais que lideram as operações de curto prazo e estabelece uma previsão de demandas para o ano seguinte em diferentes mercados.
	 Gabarito Comentado
Aula 8
	Aluno: ELAINE ABREU DA SILVA
	Matrícula: 201210039567
	Disciplina: GST0189 - GEST. CAD. SUPR. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A armazenagem precisa ser bem gerida, pois faz parte de um dos elos da cadeia de suprimentos. O perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos dependerá do atendimento de alguns princípios da armazenagem. Dessa forma, podemos dizer quanto ao princípio ¿OTIMIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS / MÃO-DE-OBRA¿ que:
		
	
	
	
	
	O aproveitamento da área de armazenagem incide diretamente na gestão de custos da instalação.
	
	 
	Devem-se repelir as improvisações. Máquinas inadequadas e funcionários pouco treinados trazem riscos para as operações.
	
	
	O fluxo de operações da instalação deverá ser de fácil compreensão pelo pessoal que ali opera.
	
	
	Deverá ter um conceito de modo que na necessidade de mudanças nas suas operações, poucas alterações devam ser feitas.
	
	
	É primordial para o sucesso das operações da empresa, assim como para o retorno do capital investido.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Os CDs requerem sistemas de controle com alto grau de precisão, capazes de controlar, processar e dar agilidade à movimentação de materiais. Essa nova configuração demanda:
		
	
	
	
	
	A exclusividade ou multiplicidade dos canais de distribuição.
	
	
	Inventários físicos demorados, com elevado custo de processamento e de veracidade não muito confiável.
	
	
	Baixa produtividade do trabalho e do capital aplicado em ativos fixos.
	
	 
	Manutenção de fortes investimentos em automação, treinamento de pessoal, sistemas de informações e de controle.
	
	
	Competição baseada no ciclo do pedido e na qualidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes