Buscar

AV1 2017.1 Filosofia, ética e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603060725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O filósofo, amigo do saber, deve dispor de um método a fim de proceder com cautela em sua análise. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento cuidadoso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também cuidadosa. Este procedimento caracteriza a Filosofia como um saber:
		
	
	Interdisciplinar e teológico
	 
	Rigoroso ou sistemático
	
	Dogmático e radical
	
	Axiológico e metafísico
	
	Metafísico e interdisciplinar
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603101389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmativas relacionadas à ¿natureza¿ do CONHECIMENTO FILOSÓFICO:
		
	
	Afirmar que as provas e as justificativas exigidas, a partir do contexto de surgimento da Filosofia, para a validação ou não das crenças cotidianas sejam racionais, significa dizer que elas (ou seja, as provas e as justificativas) sejam aceitas sem maiores contestações.
	
	É possível afirmar que a Filosofia busca explicações míticas para a validação das crenças cotidianas.
	
	O conhecimento filosófico é eminentemente prático e se destina a promover a explicação do mundo e das relações entre as pessoas por meio das concepções do senso comum
	
	Dentre os sentidos principais da palavra CRÍTICA, podemos destacar o exame racional de todas as coisas que deve ser feito com base nos pré-conceitos e nos pré-julgamentos.
	 
	Em uma primeira abordagem à questão ¿o que é filosofia? é possível afirmar que se trata da decisão de não aceitar, sem a devida investigação e compreensão, como óbvias, evidentes e naturais, as ideias, os fatos, as situações, os valores de nossa existência cotidiana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603100422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere às origens da Filosofia, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A Filosofia pode ser compreendida como um tipo de pensamento que resultou das modificações ¿qualitativas¿ introduzidas pela cultura grega na herança recebida de outras civilizações, como por exemplo, naquilo que se refere à organização social e política, instaurando a prática de tomadas de decisão com base em discussões e debates públicos, ou seja, a democracia.
	
	A Filosofia se configurou a partir da recepção plena dos conhecimentos gerados pelas sociedades anteriores à civilização grega (cretense, minóica, micênica), conhecimentos estes que se constituíram como a única fonte geradora do raciocínio e das especulações filosóficas.
	
	Na verdade, a Filosofia se constituiu como uma forma de conhecimento absolutamente original, uma espécie de ¿milagre grego¿, que em nada ficou devendo às contribuições da sabedoria de antigas civilizações do Oriente Médio, como por exemplo, a egípcia, a babilônica e a persa.
	
	Se entendermos que a Filosofia resultou de modificações introduzidas pelos gregos na ¿herança¿ cultural recebida de outras civilizações, naquilo que se referem aos mitos, tais modificações não ocorreram já que a cultura grega os manteve praticamente intactos, sobretudo em alguns de seus aspectos mais sinistros.
	
	A Filosofia pode ser entendida como um conhecimento sobre o mundo e sobre os homens que derivou diretamente das contribuições da sabedoria de civilizações orientais, como por exemplo, a babilônica e a romana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603073766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A filosofia nasce da transição da narrativa:
		
	
	racional para mítica
	
	racional para a crítica
	
	Mítica para a medieval
	 
	Mítica para a racional
	
	mítica para o senso comum
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603089305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência. Por isso podemos afirmar que a filosofia nos ajuda a organizar as ideias.Isso só é possível,porque a filosofia é:
		
	
	Ciência experimental
	
	Arte da retórica
	
	Senso comum
	
	Conhecimento mitico
	 
	Postura crítica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603060757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o estudioso, Jaime Paviani, ¿A filosofia de Platão nasce de perguntas e de respostas contextualizadas, do exame refutativo, (...) da busca da verdade e do desejo de livrar o homem dos sofismas e da falsa retórica¿. Platão nos ofereceu importantes diálogos que nos permitem experimentar o pensamento reflexivo em seu acontecer. Um dos diálogos mais importantes deste filósofo foi intitulado:
		
	
	Crítica da razão pura
	
	Contrato Social
	 
	República
	
	Emílio ou Sobre a Educação
	
	Ética a Nicômaco
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603101179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um pequeno livro denominado ¿A filosofia explica as grandes questões da humanidade¿, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que "ser ético" implique na obtenção de um "passe livre" para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível "definição"/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:
 
		
	
	D - De um modo geral, a ética se constitui como um conhecimento que possui uma posição privilegiada nos currículos escolares.
	
	C - A ética se constitui como um saber, como um conhecimento que se dá na reflexão individual, no isolamento intelectual e que se encontra presente apenas de maneira "secundária" na educação formal.
	
	B - A compreensão e o entendimento da ética encontram-se completamente dissociados de esforço intelectual voltado para o entendimento das relações que compõem a vida em sociedade.
	
	E - A ética se constitui como um campo de conhecimento eminentemente teórico e voltado exclusivamente para a regulação das práticas profissionais.
	 
	A -ÉTICA é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603096572)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O sentido prescritivo da ética significa que:
		
	
	a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos religiosos que justificam determinados valores e deveres;
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	a ética estaria ligada a um conjunto de teorias normativas que justificam determinados valores e deveres
	 
	a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres
	 
	a ética estaria ligada a um conjunto de proposições que justificam determinados valores e deveres
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603071321)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:
		
	
	Bentham.
	
	Kant.
	
	Cortella.
	
	Descartes.
	 
	Aristóteles.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603073785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Aristóteles a ética não se relacionava:
		
	 
	Irracionalidade
	
	Virtude
	
	Política
	
	Moral
	
	Práxis

Continue navegando