Buscar

Trabalho da placa Automação

Prévia do material em texto

Placa de identificação de motores elétricos; essas placas contem todas as características técnicas de um motor.
Agora vou explicar como se interpreta essa placa de identificação, é muito importante que se saibam interpretar os significado de cada sigla elétrica contida nesta placa de identificação em existentes nas carcaças dos motores elétricos
Esta placa na imagem abaixo é de um motor trifásico Weg que vamos usar como exemplo em nossa explicação.
placa de identificação
Estas placas de identificações são de fácil entendimentos, não tem segredo nenhum.
Weg significa a marca do fabricante do motor , NBR. 15626 essa norma fixa os requisitos básicos a serem atendidos pelos motores de indução com exceção daqueles motores mencionados em 1.3, antes essa norma era NBR 7094.
 ~3 Indica um motor trifásico de corrente alternada;
250 S/M Essa é a identificação da carcaça do motor elétrico;
11/01 Data de fabricação do motor; AY53872 Codificação e número de série da fabricação do motor.
Motor de indução-gaiola: indica a descrição do motor: 60HZ, Frequência da rede elétrica que se aplica a este motor. CAT N : Indica que este motor foi projetado para trabalhar com cargas normais exemplo: Bombas, ventiladores, correias transportadoras etc. FS 1.00: Significa o fator de serviço em que o motor poderá exceder sua carga nominal, este não tem, só tem os que possuem fator de serviço de 1.15; é só multiplicar a nominal pelo Fs: Fator de serviço.
KW(HP-CV)75(100)Indica a potência do motor elétrico em KW e CV. RPM: Indica a rotação nominal do motor elétrico.
ISOL: Indica a classe de isolamento da bobina do motor, exemplo: Classe F=ISOL F- Significa que a bobina deste motor suporta uma temperatura de até 105 °C. Existem outras classes, são elas, classe B-130°C; classe F-155°C e classe H que suporta até 180°C. IP55: Indica o grau de proteção do motor contra penetração de corpos estranhos em seu interior, exemplo: Poeiras e líquidos; o que possuem IP55 tem proteção total contra qualquer corpo estranho em seu interior. ALT: É a altura máxima de trabalho considerando o nível do mar.
220/380/440V: Tensões nominais em que o motor poderá ser ligado. 245-corrente nominal em 220V; 142-corrente nominal em 380V. 123-corrente nominal em 440V; A= Significa amperagem.
S1-É o regime de trabalho do motor; exemplo: S1 significa regime de trabalho contínuo de um motor elétrico. MAX AMB- Significa temperatura máxima ambiente de trabalho do motor, a maioria dos motores são projetados para 40°C.
Fechamento da bobina do motor para que o mesmo funcione em cada tensão; nota. Para cada tensão tem um fechamento de bobina diferente.
6314-C3- Indica o número do rolamento. POLYREX EM-ESSO- E a graxa que deverá ser usada para lubrificar os rolamentos do motor. Nota. Só usa em motores que vem com pino graxeira. 27g- Indica a quantidade de graxa que deverá ser usado em cada rolamento. 9789h- Indica o intervalo para próxima lubrificação. 462 Kg- Indica o peso do motor elétrico.
Indica o rendimento do motor e o fator de potência 0,87.
Obs:
A placa de identificação de motores elétricos auxiliam muitos profissionais que tem dificuldade de decorar o fechamento das pontas de ligação do mesmo.
Para saber mais é só assinar no RDT RAGEMG.

Outros materiais