Buscar

Semana 14 - Tributário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II
EXERCÍCIOS DA SEMANA 14
Caso Concreto
Agenor é motorista de táxi e teve seu veículo abalroado por ônibus da Companhia Rio de Lata que avançou o sinal vermelho após o horário das 22h acreditando que tal conduta, por não ser infração de trânsito, o legitimava a sequer verificar se outro veículo vinha na outra via. Havia câmera de uma relojoaria gravando a rua no momento - o que foi utilizado como prova em ação indenizatória promovida por Agenor. Havia também muitas pessoas na frente de um bar movimentado que imediatamente prestaram socorro a Agenor e exigiram que o motorista o fizesse - o que não ocorreu. Agenor, surpreendentemente ficou ileso, mas terrivelmente assustado, em pânico. Na demanda indenizatória ele foi vencedor recebendo indenização no valor de seu veículo – em virtude de perda total deste; lucros cessantes - em virtude dos dias em que esteve sem trabalhar pela falta do veículo; e dano moral - em virtude do reconhecido sofrimento causado pelo drástico acidente. A Companhia Rio da Lata apresentou cálculos para depósito da indenização total fazendo incidir imposto de renda sobre o valor total e manifestando-se pelo seu dever de fazer o recolhimento, por determinação legal. Neste caso concreto, responda às seguintes perguntas: 
a) Possui a Companhia o dever de recolher o imposto? 
R: Tem o dever de recolher enquanto pessoa jurídica, ela tem o dever de fazer essa retenção dos valores que deverão ser pagos a título de Imposto de Renda, vai fazer a retenção na fonte pagadora. É o caso de responsabilidade tributária.
b) Incide imposto de renda sobre todas estas verbas?
R: O pagamento fica adequado ao conceito de renda e, por isso, haverá acréscimo patrimonial e incidência do imposto. Nos demais casos não teria a incidência do imposto porque não se verifica acréscimo, mas de fato indenização (compensação). Vide Súmula 498 do STJ.

Continue navegando