Buscar

GEP351 Prova Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Ouro Preto
Centro de Educação Aberta e a Distância
 Curso: Administração Pública
Aluna: Rayane Amanda Romualdo
Nº de matrícula: 16.2.7518
Prof.: Adriano Sergio Lopes da G. Cerqueira
Disciplina: Filosofia e Ética
Polo: Barão de Cocais
GEP351 - FILOSOFIA E ETICA - ADMINISTRACAO PUBLICA - BARAO DE COCAIS – 2016
AVALIAÇÃO FINAL
QUESTÃO 01:Discuta, com suas próprias palavras, a relação que existe entre instrução e o desenvolvimento de um senso crítico de ética. VALOR: 02,0.
Existe uma relação harmônica de “mutualismo”, o ser humano não consegue desenvolver senso critico ético se não for quebrados os seus paradigmas e ideologias ,por meio de uma adequada instrução. Segundo Vesce (2017) o senso crítico; tem por base aquilo que é concreto; como uma pesquisa analise e a critica. Assim ela diz:
 [...] ao utilizar o senso crítico o indivíduo passa a pensar e refletir e com isso aprimora suas capacidades intelectuais. A capacidade do homem em desenvolver seu senso crítico é o fundamento da História. A palavra crítica, de origem grega, significa enquete, pergunta. É preciso perguntar sempre. Perguntar a si mesmo se o que temos ao nosso dispor é realmente bom para nós, se é possível melhorar, se é verdade. Nunca devemos aceitar as coisas sem questionar, pois questionar é pensar. (VESCE,2017).
Sendo a ética a arte o bem viver; o modo de agir do ser humano, ela não se refere estritamente as normas , mais sim parte de uma premissa de liberdade de ações de convivência entre as pessoas; a ética tende a melhorar as convivências , melhorar a vida do ser humano. Assim para promoção e praticam corretas de ética; é preciso formação do senso critico dos indivíduos da sociedade para que eles não se tornem alienados, nem relativista e antiéticos ao burlarem princípios éticos.
A ética é questionadora, pensa no modo melhor de viver se difere da moral; que é imposta sendo um conjuntos de valores ditadas pela sociedade, podemos citar como exemplo os Estados Unidos na década de 60 surge movimento negro que luta contra os valores morais estabelecidos, lei separava os brancos dos negros; diferenciando os negros por sua cor de pela. Assim através do questionamento ético, de luta e movimentos podemos citar “Martin Luther King, que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo”, que mudou as leis e conceitos impostos nos Estados Unidos.
Diante do exposto; a relação que existe entre instrução e o desenvolvimento de um senso crítico de ética; relação de aliança pois unidos serão capazes de formar verdadeiros cidadãos, pessoas melhores que vivam para fazer e servir os outros; que tem conhecimento pratico e coeso de suas ações.
"Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa." MARTIN L.K
VESCE,Gabriela E. Possolli. Senso Critico. Disponível em:< http://www.infoescola.com/filosofia/senso-critico/>Acesso em: 26 de Jan de 2017
Martin Luther King. Disponível em:< http://www.suapesquisa.com/biografias/luther_king.htm>Acesso em: 27 de Jan de 2017
QUESTÃO 02: Em sua opinião, de que modo o exercício da liberdade é afetado pela falta de ética por parte do indivíduo? VALOR: 02,0.
Acho no modo em que ser humano coloca sua auto realização e satisfação em primeiro lugar, sem enxergar os demais; assim acha que com “sua liberdade” pode fazer o que quiser, falando o quer, sem refletir nas consequências, tendo atitudes contra o próximo o ridicularizando seja por meio de redes sociais ou publicamente, burlando normas, dentre outras ações antiéticas. 
Immanuel Kant, fala que o ser humano precisa agir de forma universal e ter o ser humano como finalidade não como meio; não usar as pessoas para beneficio próprio, não usar da liberdade para se escravizar e escravizar os outros. O apóstolo São Paulo nas cartas aos coríntios vai dizer; “Tudo me é permitido, porque eu sou filho de Deus, eu tenho a liberdade dos filhos de Deus, mas nem tudo me convém; nem tudo convém a um filho de Deus! Tudo me é permitido porque eu sou filho, mas não me deixarei dominar por coisa alguma!” (I Cor 6,12‘). Assim a falta de ética priva o caminho da liberdade de questionar, a liberdade acaba sendo deturpada.
	
A Filosofia da Integração. Disponível em:<http://afilosofiadaintegracao.blogspot.com.br/2009/03/etica-de-kant.html/>Acesso em: 27 de Jan de 2017
Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Disponível em:< http://blog.cancaonova.com/conquista/2013/02/16/tudo-posso-mas-nem-tudo-me-convem/>Acesso em: 27 de Jan de 2017
QUESTÃO 03:A falta de ética é, hoje, um dos principais problemas na política brasileira. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. VALOR: 02,0.
Sim concordo; porque nos noticiarios vemos que os conhecedores da lei, que deveriam dar o bons exemplos, roubam e cometem outros delitos contra a sociedade. Assim vemos que eles em vez de buscarem o bem coletivo; buscam satisfazer seus desejos de qualquer forma, mesmo que para isso percam seus valores éticos de homens íntegros e honestos.
Assim vemos uma contradição onde os valores éticos foram jogados para escanteio, isso também reflete no “jeitinho brasileiro” ao furar fila, descumprimento de regras, nas “colas” acadêmicas... O caminho certo é fazer uma limpeza das ações antiéticas, mudando a forma da politica; que no Brasil não busca o bem comum e sim o bem do partido, individual. E também as pequenas práticas individuas, em fazer coisas para bem dos outros, nas ações virtuosas, e o direcionamento para convívio harmonioso e honesto dos cidadãos, que vamos mudar aos poucos as coisa na sociedade.
Muitas vezes esperamos do patrão, da diretora da escola, dos governos se mobilizarem para mudar algo que estar ao nosso alcance, devemos ser responsáveis e ter atitudes concretas; em vez de furar fila, fazer um “gato” na energia elétrica, na água ou TV acabo, tirar xerox de coisas particulares nos órgãos públicos, dizendo a sútil desculpa que os governantes roubam muitas mais... Precisamos mesmo ser honestos e íntegros com nossa consciência e não fazer o que é errado, como diz a letra da música Algoritmo, do Guilherme de Sá:
“Não existe um jeito certo de fazer uma coisa errada/ Ou se acerta ou se erra/ E se pode ser melhor que é.”
Podemos sempre fazer o melhor e realizar mais para o próximo; e mesmo assim não será o suficiente. Uma vez Santa Teresa de Calcutá em uma entrevista lhe perguntaram como ela tinha tanto “ animo” para trabalhar e ajudar tantas pessoas; bom ela simplesmente respondeu: “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.” Bom o que fazemos não é quase nada, mais as ações das minorias que podem transformar o mundo.
"O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." MARTIN L.K

Outros materiais