Buscar

Trabalho em Grupo ED XII A cultura em Diferentes Negociações Internacionais ADM UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG 
Estudos Disciplinares XII
A cultura em Diferentes Negociações Internacionais
Aluno (a):
Pamella dos Santos Mendes 
RA1500817
Turma 2014
POLO
Maringá- PR- Administração
Novembro- 2016
TG- ED XII- A cultura em Diferentes Negociações Internacionais
Sabe-se que os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico. Com base no trabalho de Teixeira, Vabo e Costa (2015) intitulado “A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos” e em reflexões sobre o que foi discutido nas Unidades I e II, em grupo, discutam e levantem as características de cada categoria e digam qual o estilo de negociação é considerado o mais correto.
Resposta:
Baseando- se na obra de Teixeira, Vabo e Costa (2015), todo negociador deve ser um pouco filósofo, psicólogo, detetive, inventor, juiz, estrategista, diplomata, pois um negociador nato sempre precisará desenvolver e aperfeiçoar essas virtudes e talentos independente de seu estilo de lidar com as situações.
Porém se tratando dos estilos existentes entre as quatro categorias podemos detalhar cada um como:
 Estilo catalisador- Tende a ser muito criativo e muito empreendedor. Os profissionais com este estilo podem apresentar grandes ideias e grandes projetos. Pode ser considerado superficial e fantasioso em suas decisões e ações. E ele necessita ser reconhecido por suas ações para se sentir bem, aceito e no caminho certo.
Estilo apoiador- Sempre se põe a frente de qualquer trabalho e desafio, gosta de trabalhar em grupo, e analisa a opinião e aprovação de terceiros. Gosta de construir novas amizades. Por preferir abrir mão de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos, é honesto e empático. Procura ser aceito sem julgamentos antecipados, conserva um bom clima harmonioso nas situações e em seu ambiente de trabalho, garantindo assim a satisfação de toda equipe.
Estilo controlador- Se preocupa com seu tempo e toma decisões rápidas. Busca reduzir custos em toda e qualquer operação. Por ser mais preciso propõe discussões objetivas. Muito bem organizado e cria sempre metas bem definidas e claras. Por conta de suas características, o negociador com este estilo é visto como insensível, frio e prepotente. Suas maiores necessidades estão vinculadas à realização. O processo de negociação poderá ser suportado por tudo que estiver ligado à obtenção de resultados, à otimização do tempo e à captação de recursos financeiros.
Estilo analítico- Analisa todo contexto, informações e detalhe possível de cada projeto antes de começa-lo ou tomar alguma decisão, mas para isso exagera nos questionamentos. É prevenido, tem preferência por trabalhar com o máximo de segurança e certeza possíveis. A negociação será mais fácil se este negociador tiver acesso aos dados disponíveis, resultados de pesquisas e alternativas para análise e tomada de decisões seguras. Por conta dessas suas condutas, normalmente é visto como perfeccionista, detalhista em excesso e procrastinador.
Sobre existir um estilo ou conduta mais correta e ideal, o autor deste trabalho não nos dá sua preferência, pois cada situação e tipos de pessoas envolvidas podem favorecer a um estilo específico algumas vezes e outras não, porém deixa claro que independente do estilo de ser um negociador, o mesmo não deve ignorar noções básicas de um bom caráter, e uma boa apresentação de seu estilo, o qualificando. E o ponto crucial, jamais ignorar as condições e fatores culturais, temporais, ambientais. Como citado abaixo:
É interessante que cada negociador identifique seu estilo e também avalie o estilo do outro negociador, sabendo, entretanto, que não existe um estilo de negociação correto. O conhecimento dos estilos de negociação favorece saber das necessidades básicas de cada perfil. Faz parte da boa negociação o respeito das características de estilo de cada profissional. Para uma negociação ter êxito, é necessário que os pontos de vista sejam apresentados de forma a causar impacto no outro.
O negociador não deve jamais negligenciar os aspectos culturais do país em questão. O negociador deve agir estrategicamente, respeitando os hábitos e costumes da outra parte.
“O negociador na esfera internacional deve saber como facilitar o processo de negociação, de forma a promover uma comunicação eficaz por meio de uma escuta ativa da comunicação assertiva, do feedback eficaz e da observância das normas culturais que influenciam as linguagens verbal e corporal. ” (Costa, 2015)

Continue navegando