Buscar

Slides Citoplasma e Matriz Extracelular -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Citoplasma e Matriz Extracelular.
Definição e Características.
 Victória Rabelo Eulálio 
 Nutrição 
 RA: B8234A-0
Citoplasma
Definição
 O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade do conteúdo limitado pela membrana. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluído estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposição ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma.
No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo 
O citoplasma e as organelas de uma célula eucarionte
Características
Essa região contém um fluido viscoso chamado de hialoplasma, também denominado de citosol ou citoplasma fundamental, constituído basicamente por íons dissolvidos em solução aquosa e substâncias de fundamental necessidade à síntese de moléculas orgânicas (carboidratos e proteínas).
Dessa forma, o citoplasma é considerado um coloide, onde estão imersas as organelas celulares: as mitocôndrias, os peroxissomos, os lisossomos, os cloroplastos, os vacúolos, os ribossomos, o complexo de golgi, o citoesqueleto e o retículo endoplasmático liso e rugoso.
Lisossomos - são responsável pela digestão celular.
 
Reticulo endoplasmático - é onde circulam substancias. 
Complexo golginiense - é onde se armazena substancias.
Ribossomos - produz proteínas. 
 Mitocôndria- responsável pela 
 respiração celular.
Centríolos- participam da divisão da célula. 
Vacúolos- transportam ou armazenam enzimas.
g
Quais as funções do Citoplasma?
 Funções do citoplasma:
 Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese protéica.
 
 Obs.: O citoplasma tem como principal função preservar a sustentabilidade de todas as organelas e manter o meio osmótico em equilíbrio.
 
 
Matriz Extracelular
O que é Matriz extracelular?
 A matriz extracelular corresponde à substância que preenche o espaço entre as células nos diferentes tecidos, a qual permite a manutenção de um meio constante para o metabolismo e para trocas e interações entre as células. 
Variadas Características.
Características
Suas características variam de acordo com o tecido considerado, a maioria possui componentes fibrosos. Alguns tecidos possuem um pequeno espaço entre as células, ao passo que outros apresentam uma matriz extracelular abundante (como os tecidos conjuntivos) de vários tipos, com diversos componentes que dão as características do tecido.
A ME é produzida e orientada pelas próprias células dentro dela. Na maioria dos tecido conectivos, a matriz extracelular é secretada por células dominadas de FIBROBLASTOS. Em certos tipos de tecidos conectivos especializados como por exemplo a cartilagem e os ossos, as células que produzem a matriz são denominadas,respectivamente,de COMDOBLASTOS e OSTEOBLASTOS.
Em relação aos tecidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais