Buscar

2 - Relação do liberalismo e do iluminismo para se construir o constitucionalismo 12 - 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relação do liberalismo e do iluminismo para se construir o constitucionalismo
Conceito de constitucionalismo;
Foi o movimento politico, histórico e jurídico responsável pelo surgimento das primeiras constituições escritas no mundo marcadas por governos moderados e que adotavam necessariamente de ideias de separação dos poderes e de asseguramento de Direitos individuais. 
Racionalização do poder;
A racionalização do poder representou não o fim do constitucionalismo, mas sim, uma profunda mudança em seus aspectos, pois o fim da primeira guerra mundial surge problemas imergentes claros de ordem social e economia e de alguma forma precisariam estar regrados nas constituições responsáveis pela estruturação do estado e do poder, tendo nesse aspecto o homem que fazemos o uso da razão para tratar dessas matérias, por essa razão é que ficou denominado de racionalização no poder. 
Formas de Estado;
- Federação;
É aquele que se divide em províncias (no Brasil, isso é chamado de estados-membros) politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de Direito Público, uma Nacional e outra Provincial.
Exemplos: Brasil, EUA, México, Argentina são estados federais.
Prof. Pinto Ferreira formulou a seguinte definição: "O Estado Federal é uma organização formada sob a base de uma repartição de competências entre o governo nacional e os governos Estaduais, de sorte que a União tenha supremacia sobre os Estados-Membros e estes sejam entidades dotadas de autonomia constitucional perante a mesma União”.
- Estado Unitário; 
Darcy Azambuja disserta com clareza sobre o assunto: “O tipo puro do Estado Simples é aquele em que somente existe um Poder Legislativo, um Poder Executivo e um Poder Judiciário, todos centrais, com sede na Capital. Todas as autoridades executivas ou judiciárias que existem no território são delegações do Poder Central, tiram dele sua força; é ele que as nomeia e lhes fixa as atribuições. O Poder Legislativo de um Estado Simples é único, nenhum outro órgão existindo com atribuições de fazer leis nesta ou naquela parte do território”.
Desconcentralização x descentralização;
Descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Difere da desconcentração pelo fato de ser esta uma distribuição interna de competências, ou seja, uma distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica; sabe-se que a Administração Pública é organizada hierarquicamente, como se fosse uma pirâmide em cujo ápice se situa o Chefe do Poder Executivo. As atribuições administrativas são outorgadas aos vários órgãos que compõem a hierarquia, criando-se uma relação de coordenação e subordinação entre uns e outros. Isso é feito para descongestionar, desconcentrar, tirar do centro um volume grande de atribuições, para permitir seu mais adequado e racional desempenho. A desconcentração liga-se à hierarquia. A descentralização supõe a existência de, pelo menos, duas pessoas, entre as quais se repartem as competências.”
Nos dizeres do professor Celso Antonio Bandeira de Mello "descentralização e desconcentração são conceitos claramente distintos. A descentralização pressupõe pessoas jurídicas diversas: aquela que originariamente tem ou teria titulação sobre certa atividade e aqueloutra ou aqueloutras às quais foi atribuído o desempenho das atividades em causa. A desconcentração está sempre referida a uma só pessoa, pois cogita-se da distribuição de competências na intimidade dela, mantendo-se, pois, o liame unificador da hierarquia. Pela descentralização rompe-se uma unidade personalizada e não há vínculo hierárquico entre a Administração Central e a pessoa estatal descentralizada. Assim a segunda não é subordinada à primeira. O que passa a existir, na relação entre ambas, é um poder chamado controle
Capacidade política e capacidade administrativa;
Descentralizar;
Significa retirar a competência de um centro originário e distribui-las ou delega-las a novos centros, sendo o certo que estes novos centros, passa a atuar de forma independente em relação ao centro originário.
Centralizar;
Significa alocar ou enfeixar competências em um único centro sem distribui-las ou delega-las. 
Desconcentrar;
Significa distribuir ou delegar competências a novos entes que mantém o vínculos hierárquico em relação ao centro originário, não sendo, portanto independentes ou autônomos como ocorre na descentralização.
Capacidade política;
Significa a capacidade de legislar ou de emitir comandos normativos próprios.
Capacidade administrativa;
Significa meramente a capacidade de executar ou de aplicar a lei, não abarcando a capacidade de legislar para si.
Federação;
- Descentralização política fixada constitucionalmente, ou, distribuição constitucional de competências;
- Participação das vontades parciais na formação da vontade geral;
Na federação Brasileira a vontade dos Estados federados, Estados membros. Se dá por intermédio da sua casa representativa (Senado Federal). Vontade geral, significa a formação da lei. 
- Capacidade de auto organização dos Estados membros (Estados federados);
Editando suas Constituições Estaduais. Poder decorrente que se chama especificamente o poder que os Estados tem de editar suas leis. 
Elementos Mantedores da Federação;
- Rigidez constitucional;
A rigidez constitucional e a decorrente supremacia da constituição em relação as outras normas jurídicas é a essência do constitucionalismo moderno e grande conquista na proteção dos direitos fundamentais. Todas as normas (dever-ser) produzidas (provimentos legislativos, provimentos administrativos e provimentos judiciais), autorizadas (atos privados de particulares ou de grupos, etc.) ou reconhecidas (costumes, direito canônico, outros ‘sistemas jurídicos’, etc.) pelo Estado devem se adequar às normas da Constituição, ao dever-ser constitucional. Eis o cânon vital da supremacia da Constituição e, por conseguinte, do próprio sistema jurídico.
- Constituições Rígidas, semi - rígidas e flexíveis;
Consoante a doutrina dominante, a Constituição de 1988, é classificada como rígida, tendo como fundamento essas características:
 1) a existência de quorum de 3/5 (três quintos) para a alteração do texto através de emenda à Constituição, em dois turnos de votação em cada casa legislativa;
 2) a proposta de emenda só poderá partir de 1/3 (um terço), dos membros da Câmara de Deputados ou Senado, do Presidente da República ou de mais da metade das Assembleias Legislativas, que encaminharão a proposta aprovada por maioria relativa de seus membros;
 3) a existência de limites materiais, estabelecidos pelo artigo 60, § 4º, inc. I a IV, onde se proíbe emendas tendentes a abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; os direitos e garantias fundamentais;
 4) a existência de limites circunstanciais, consubstanciados na proibição do funcionamento do poder constituinte derivado (o poder de reforma), durante a vigência do Estado de Sítio, Estado de Defesa e Intervenção Federal.
semi – rígidas;
Tem-se uma constituição semi-rígida quando esta permita a alteração de seus preceitos e normas, não tolerando a modificação de seus princípios.
Flexível;
Classifica-se em flexível uma constituição que permita a modificação de seus preceitos, normas e princípios, mesmo que se componha de um rito especial para tal alteração - este (rito) é totalmente inútil quando uma constituição comporta tais modificações.
--------------------------------------------------- ------------- --------------------------- ------------------------- -------

Outros materiais