Buscar

AV2 de Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0900_AV2_201603076751 » SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	1a Questão (Ref.: 201603352497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como afirma Pérsio Santos de Oliveira na introdução do seu livro Sociologia da Educação: "ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações.". Neste sentido, qual a importância da sociologia para os estudos da educação? A educação é um fato social?
		
	
Resposta: A educação é sim um fato social, e a sociologia tem papel fundamental para compreender como a educação se dá e como pode ser proposta, abrangendo assim todos os aspectos para formar individuos integralmente desenvolvidos e compreensores e criticos do mundo a sua volta.
	
Gabarito: O aluno deverá apresentar a educação como um objeto de estudo sociológico.
	 2a Questão (Ref.: 201603145780)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Política Educacional para Gramsci, pensador europeu do século XX, compunha-se de dois momentos escolares distintos. Constituía-se em primeiro lugar da Escola Unitária, seguida pela escola especializada, voltada para a formação do trabalhador. O objetivo da Escola Unitária é:
		
	Gabarito: Equilibrar o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente e o desenvolvimento das capacidades do trabalho intelectual.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201603905360)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria". A definição em questão explica o conceito durkheimniano de:
		
	
	Anomia
	
	Solidariedade Orgânica
	 
	Consciência Coletiva
	
	Educação
	
	Solidariedade Social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603139733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Émile Durkheim, "os sistemas educativos são o conjunto de práticas e instituições que se organizaram lentamente ao longo do tempo, que são solidárias com todas as outras instituições sociais e que as exprimem, que, por consequência, não podem ser mudadas mais facilmente do que a própria estrutura da sociedade" (p. 46). A partir dessa concepção, podemos dizer que seu pensamento entende que os sistemas de educação:
		
	
	nunca mudam, pois são parte orgânica da sociedade.
	
	podem ser transformados apenas com vontade política.
	
	podem ser transformados bastando apenas de um bom planejamento.
	
	nunca mudam porque estão biologicamente determinados.
	 
	para mudarem necessitam que também hajam mudanças em outros setores da estrutura social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603811160)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São tipos puros de ação social, segundo Weber, EXCETO:
		
	
	ação racional com relação a fins
	
	ação tradicional
	
	ação afetiva
	
	ação racional com relação a valores
	 
	ação carismática tradicional
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603849493)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por um lado, fazendo uma análise empírica da situação educacional dos filhos dos operários do nascente sistema fabril, Marx e Engels identificaram na educação uma das mais importantes formas de perpetuação da exploração de uma classe sobre a outra, utilizada pelo capitalista para disseminar a ideologia dominante, para inculcar no trabalhador o modo burguês de ver o mundo. Por outro lado, pensando a educação como parte de sua utopia revolucionária, identificaram nela uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital. Deste trecho podemos concluir que:
		
	
	A educação não contribui para as desigualdades entre os homens; o lugar que cada um ocupa na sociedade depende, exclusivamente, do esforço de cada um.
	
	A educação tem a função de direcionar cada um para o lugar que deve ocupar na vida social e nada pode mudar isto.
	 
	O projeto educacional é um objeto de disputa e tanto pode servir para a dominação da classe trabalhadora como para a emancipação.
	
	A função da educação é formar dois tipos de pessoas: uma para fazer e outra para pensar.
	
	A educação é a mesma para todos, aqueles mais talentosos se destacam e conseguem subir na hierarquia social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603129945)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro Demo, em sua teoria sobre a Sociologia da Educação, defende mudanças profundas na escola e nas universidades. Essas mudanças passam primeiramente pela:
		
	
	mudança na estrutura econômica da sociedade, pois faz parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	
	Nenhuma das respostas
	 
	mudança na formação e na estrutura política brasileira, pois fazem parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	 
	mudança na formação dos professores, pois fazem parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	
	mudança na estrutura cultural da sociedade, pois faz parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603744380)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	15) Uma teoria sociológica afirma que, ao entrar na escola, as crianças socialmente privilegiadas dispõem de vantagens expressivas, adquiridas no seu meio social, alcançando, assim, maior probabilidade de sucesso. Os currículos escolares tendem a pressupor que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos. Esta explicação do fracasso escolar, ilustrada pelo que ocorre na Escola Alfa, é apresentada:
		
	 
	pela teoria da reprodução, de Bourdieu e Passeron.
	
	pela teoria funcionalista de Parsons, aplicada à educação.
	 
	pelo posicionamento de Gramsci sobre o Estado e a educação.
	
	pela teoria dos aparelhos ideológicos do Estado, de Althusser.
	
	pela perspectiva de Paulo Freire, orientada para a educação libertadora.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603352552)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	__________ foi uma personagem central na história da educação no Brasil. Nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em detrimento da memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos.
		
	 
	Anísio Teixeira.
	
	Gilberto Freyre.
	 
	Florestan Fernandes.
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Paulo Freire.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603798771)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A principal diferença entre o bullying e outros tipos de conflito, identificados no interior das escolas é:
		
	 
	a intencionalidade e a regularidade das intimidações, bem como a violência física ou psicológica, a que a vítima de bullying é submetida.
	
	a presença e a caracterização do grupo agressor, já que esta prática do bullying só pode se sustentar com o apoio de no mínimo cinco pessoas.
	 
	o fato de que as intimidações e a violência sempre têm como consequência, um nível elevado de dano físico e psicológico àquele que é agredido, no caso do bullying.
	
	a negligência da direção da instituição em relação ao processo de bullying, na medida em que ele sempre se manifesta de forma discreta e quase silenciosa.
	
	de caráter puramente emocional, já que num sentido sociológico sempre ocorreram conflitos desta natureza, muito semelhantes ao que hoje chamamos de bullying.

Continue navegando