Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501405838)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a reunião de planejamento, os seguintes professores apresentaram suas propostas de atividade:
Francisco pensou em uma visita semanal à biblioteca da escola, com o objetivo de levar seus alunos a fazer suas próprias escolhas no acervo.
Helena planejou entregar diariamente um conjunto de letras do alfabeto para os alunos manusearem livremente.
Pedro preparou uma folha mimeografada com letras pontilhadas, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora fina.
Maria organizou uma roda de leitura semanal com contadores de histórias da comunidade.
Ao analisar as atividades planejadas por esses professores, pode-se concluir que tiveram como foco o letramento:
		
	 
	Helena e Maria.
	 
	Francisco e Maria.
	
	Helena e Pedro.
	
	Francisco e Pedro.
	
	Maria e Pedro.
	 2a Questão (Ref.: 201501583580)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
		
	
	Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
	
	Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
	
	Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
	 
	Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros .
	
	Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
	 3a Questão (Ref.: 201502031958)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
		
	 
	Um dialeto é uma forma errada de um grupo manifestar sua Língua;
	 
	Uma Língua é constituída por seu vocabulário, mas também pela sua própria estrutura, pelas regras e pelos seus usuários;
	 
	Língua e Linguagem são sinônimas.
	 
	A linguagem é um fato social, por isso é possível afirmar que não existe sociedade sem linguagem, bem como não existe linguagem sem grupo social;
	 
	Para a criança aprender a falar é preciso organizar a linguagem em dificuldades crescentes e estimular que ela faça exercícios de discriminação auditiva;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501404302)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Magda Soares (2011), no livro Alfabetização e Letramento, lembra que a entrada no mundo da escrita se dá por meio de dois passaportes. "Um é a tecnologia, que é aprender a codificar e decodificar, saber que a escrita representa os sons da língua, as relações de fonemas e grafemas etc. O outro é o uso dessa tecnologia. Apenas com um desses passaportes não se entra no mundo da escrita". Subjacentes à idéia de letramento, existem no campo da educação duas correntes, a liberal e a radical:
		
	
	a corrente liberal cria situações de alfabetização em função dos índices de exclusão, evasão, e repetência. A corrente radical analisa a qualidade da educação em função dos resultados do processo escolar de alfabetização.
	 
	a corrente liberal acredita que o domínio da tecnologia conduz o individuo ao acesso à leitura e à escrita e a desenvolver uma reflexão frente aos problemas sociais. A corrente radical avalia que o método fônico trabalha com maior precisão a decodificação das palavras.
	
	tanto a corrente liberal, quanto a radical introduzem uma discussão sobre a qualidade da alfabetização buscando primordialmente uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização.
	
	a concepção de letramento deve ser entendida a partir de sua natureza ideológica, seja ela radical ou liberal, desempenhando um papel importante frente à necessidade de se estabelecer um conjunto de meios para orientar a aprendizagem em direção a certo fim.
	 
	a primeira adota o conceito de letramento funcional, voltado à integração do indivíduo à sociedade e ao mundo do trabalho, por meio dos desenvolvimentos cognitivo e econômico. A segunda, fortemente influenciada pelo educador Paulo Freire, acredita que leitura e escrita são meios de conscientização e transformação das realidades sociais.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201501411864)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Atente para o texto transcrito a seguir: "(...) Não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando. Também não se trata de pensar os dois processos como seqüenciais, isto é, vindo um depois do outro, como se o letramento fosse uma espécie de preparação para a alfabetização, ou então, como se a alfabetização fosse condição indispensável para o início do processo de letramento. O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliar esses dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita." (Pró-Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: 2007, p.13)
Com base no texto lido, considerando também o que prevê a LDBEN 9394/96 e o que afirma SOARES (1999), avalie as afirmativas abaixo:
I - Somente pessoas alfabetizadas, ainda que não dominem funcionalmente todo o processo de decodificação, podem ser consideradas letradas, sob a perspectiva introduzida por Soares (1999).
II - Todos os conhecimentos pertinentes à apropriação da língua escrita podem ser construídos pelos próprios alunos, desde que estes tenham tido acesso à mecânica do ato de ler e de escrever.
III - Explorar a relação extra-escolar dos alunos com a escrita significa oportunizar o aproveitamento de experiências culturais autênticas, necessárias para a integração social do aluno por meio de práticas cidadãs.
IV - Os três anos iniciais da Educação Fundamental preparam o aprendiz para o desenvolvimento das capacidades lingüísticas e comunicativas necessárias à adequada aquisição do sistema de escrita, o que se dá de forma gradual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I e IV
	 
	apenas III e IV.
	 
	apenas II e III.
	
	apenas I e II.
	
	I, II, III e IV.

Outros materiais