Buscar

Estudo Dirigido de Organização e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido II
Organização e Políticas Públicas
Prof. Rafael Luz
Defina o conceito de vulnerabilidade, explicitando sua relação com a ideia de vínculo social. 
R: Vulnerabilidade é o sujeito que está ameaçado de seus direitos sociais e acaba ficando à mercê de uma intervenção de políticas públicas para garantir uma qualidade de vida melhor através do vínculo com as políticas públicas.
Por que em nossa prática profissional devemos sair da perspectiva da “carência” e adotar a perspectiva da vulnerabilidade? 
R: Em nossa prática profissional devemos sair da perspectiva da “carência” e adotar a perspectiva de vulnerabilidade porque como profissionais devemos levar as pessoas a entender que a vulnerabilidade é uma forma de integrar e apoiar a sociedade e a carência representa alguém que necessita sempre de estar dependendo de alguém. 
Liste pelo menos três semelhanças entre as políticas de saúde e as de assistência social, no tocante aos seus princípios e diretrizes. 
R: As semelhanças entre as políticas de saúde e as de assistência social são: a universalidade que é a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão, a equidade que diminui as desigualdades e a integralidade que são ações de promoção e reabilitação da saúde.
A política pública de assistência social é uma resposta do Estado frente às demandas da sociedade no tocante à questão social. Comente esta afirmativa, destacando possíveis contribuições da Psicologia nessa política. 
R: A psicologia na saúde pública tem um papel importante de dar todo suporte às famílias em situações de vulnerabilidade, proporcionando uma qualidade de vida as pessoas que são carentes de apoio. O psicólogo social junto com a política pública de saúde pode proporcionar um novo “recomeço” aqueles que sofrem.
Com base no artigo 2º da Lei nº 12435/2011, que altera a Lei nº 8742/1993 (Lei do SUAS), cite os principais objetivos da política de assistência social. 
R: Os principais objetivos da política de Assistência Social é garantir a proteção social, que visa à redução de danos e a prevenção de incidência de riscos, em especial a proteção à família, a infância e a adolescência. 
Em que consiste a atenção social básica e qual seu objetivo principal? 
R: A atenção social básica consiste em prevenir as situações de risco. Seu objetivo principal é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os problemas e os possíveis casos mais graves.
Em que consiste a atenção social especial e quais seus objetivos principais? 
R: A atenção social especial consiste em ajudar famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos, psíquicos e etc. Seu objetivo principal é prevenir situações de risco.
Com o advento do ECA (Lei nº 8069/1990), crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos que, estando em desenvolvimento, devem receber proteção integral. Com esta nova perspectiva, quais mudanças podem ser pensadas no âmbito das políticas de assistência social?
R: As mudanças que podem ser pensadas no âmbito das políticas de assistência social é uma nova ideia de inserir as crianças e adolescentes nos projetos que são voltados as comunidades carentes e proporcionando que esses jovens tenham o desejo de ser um exemplo para outros.
Apresente possíveis contribuições da Psicologia na baixa, média e alta complexidade da política de assistência social. 
R: A psicologia pode auxiliar através de métodos de incentivo, apoio emocional e atenção voltada ao campo de políticas de assistência social de baixa, média e alta complexidade. 
 Disserte sobre o atendimento e acompanhamento psicossocial na política de assistência social, diferenciando-o do acompanhamento psicoterapêutico. 
R: O atendimento psicossocial é fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes que são prioridades absolutas por serem sujeitos em desenvolvimento. A psicoterapia é mais pra quando necessitam de serviços específicos relacionados à saúde mental.

Outros materiais