Buscar

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA av2

Prévia do material em texto

]
	Avaliação: GST1334_AV2_201401213821 » PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401213821 - AMANDA CAMPOS CODORNIZ
	Professor:
	MARCELO OLIVEIRA CAMARA
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 01/06/2017 18:31:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201401370974)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Com base na Constituição Federal, especificamente no artigo 145, compete a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir quais tipos de tributos?
		
	
Resposta: União compete: Imposto de importação, imposto de exportação e imposto de produtos industrializdos.ç Estados: IPVA Distrito Federal: IPVA, contribuição de melhoria Municíos: IPTU, contribuição de melhoria
	
Gabarito: Proposta de Gabarito: I ¿ impostos. II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401389548)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Com base no Código Tributário Nacional, o sujeito passivo da obrigação tributária pode ser um contribuinte ou um responsável. Sendo assim, explique no que consiste a denominada Responsabilidade Tributária a terceiro.
		
	
Resposta: Responsabilidade Tributária: consiste em levar responsabilidade, nota, ao adquirinte e eles sub-rogam se entre si. A responsabilidade de um proprietário de um imóvel e ele alugar esse imóvel passar a ao locatário então a responsabilidade passar a ele. É ele não será mais o contribuiente e sim o responsável.
	
Gabarito: Proposta de Gabarito: A lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401321557)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que o Crédito Tributário seja exigível, necessário se faz a existência de um procedimento administrativo denominado:
		
	
	Correspondência Tributária.
	
	Fonte Tributária.
	
	Fato Tributário.
	
	Relação Tributária.
	 
	Lançamento Tributário.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401475772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na Constituição Federal, especificamente com fulcro em seu Art. 145, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos, exceto:
		
	 
	Contribuição Social;
	
	Taxas em razão da utilização de serviço público;
	
	Contribuição de Melhoria;
	
	Impostos;
	
	Taxas em razão do exercício do poder de Polícia;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401371009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O empresário precisa saber sobre questões trabalhistas. É preciso procurar conhecer as leis trabalhistas, assim fica mais fácil administrar seu negócio conhecendo os seus direitos e dos empregados, tais como:
		
	
	O pagamento dos salários e encargos sociais, a possibilidade de exercer a relação empregatícia sem a necessidade de assinar a CTPS. Carteira de trabalho e previdencia social.
	
	Higiene e segurança do trabalho, a possibilidade de demitir o empregado por justa causa, sem ser pelos motivos dispostos na legislação e outras normas.
	
	Os detalhes sobre férias e 13º salário, a redução dos salários de forma unilateral.
	
	Como devem ser feitas as admissões e demissões e a remuneração a ser paga, a discricionariedade de recolher o FGTS.
	 
	As rotinas trabalhistas e as obrigações trabalhistas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401371012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revela que metade das micro e pequenas empresas brasileiras não consegue sobreviver mais do que dois anos antes de baixar suas portas. Com base nesta afirmativa, assinale a opção incorreta:
		
	 
	Para as empresas que estão enquadradas na legislação do Simples, a acontecimento descrito no enunciado, se deve, unicamente, em razão do peso da carga tributária.
	
	A contratação de um empregado sujeita a empresa ao pagamento equivalente a 67,53% referente aos encargos trabalhistas e previdenciários sobre o salário, além de outros adicionais e benefícios garantidos pela CLT e Convenção Coletiva de Trabalho.
	
	Se considerarmos um empregado cujo salário mensal é de R$ 1,5 mil, haverá um custo por parte da empresa de, no mínimo, R$ 1.013, além do próprio salário. Isso sem mencionar o pagamento de horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, periculosidade, etc. Bem como os encargos previdenciários e FGTS sobre tais verbas.
	
	É cediço que a contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento, representa, atualmente, fator impeditivo para novas contratações e o consequente aumento da informalidade.
	
	Os encargos sobre a folha de pagamentos, que representam considerável desembolso por parte dos empresários, incentiva a contratação informal e resulta em baixa competitividade do produto brasileiro.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401389547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Auditoria fiscal ou tributária é aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. Diante da afirmação feita, julgue os itens abaixo e assinale a única opção incorreta:
		
	
	A Auditoria pode ser de natureza preventiva ou corretiva.
	
	A fiscalização só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.
	
	A auditoria pode avaliar os procedimentos adotados pelas empresas com vistas a verificar a eventual possibilidade de se estarem acumulando contingências fiscais/tributárias ou se está deixando-se de aproveitar possíveis vantagens fiscais pela falta de adoção de procedimentos alternativos.
	
	A auditoria pode compreender a revisão dos cálculos dos tributos diretos (Imposto sobre a Renda e Contribuição Social) e os indiretos (ICMS, IPI, ISS e outros), a certificação de que os procedimentos adotados pela empresa atendem às legislações vigentes.
	 
	Para que a fiscalização penetre em um contribuinte, não se faz necessária a existência de provas materiais de que o contribuinte praticou o ilícito fiscal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401389552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à Responsabilidade dos sucessores, especificamente aos créditos tributários relativos à propriedade, domínio útil ou posse de bens imóveis (fatos geradores), assinale a única opção incorreta:
		
	
	Os impostos sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes.
	
	As taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes.
	 
	As contribuições de melhoria não serão sub-rogadas na pessoa dos respectivos adquirentes.
	
	Os impostos, as taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou as contribuições de melhoria, sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.
	
	No caso de arrematação em hasta pública, a sub-rogação ocorre sobre o respectivo preço.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401389602)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Determinado contribuinte reside em área situada na fronteira entre os Municípios: X e Y, tal localidade não possui perfeitamente dividida e delineada a separação geográfica entre as duas cidades. Em razão dessa circunstância, ocorreu de ele ter sido notificado pelas duas fazendas públicas municipais para pagar o IPTU. Nesse caso, para se resguardar, deve o contribuinte:
		
	
	Ajuizar ação de repetição do indébito.
	 
	Ajuizar ação de consignação em pagamento.
	
	Ajuizar ação declaratória.Ajuizar a execução fiscal.
	
	Ajuizar mandado de segurança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401321587)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Três são as modalidades de lançamento:
		
	
	Lançamento de Ofício; Lançamento por Petição; Lançamento por Homologação.
	
	Lançamento de Ofício; Lançamento por Declaração; Lançamento por Decisão.
	
	Nenhuma resposta anterior está correta.
	
	Lançamento de Ofício; Lançamento por Registro; Lançamento por Homologação.
	 
	Lançamento de Ofício; Lançamento por Declaração; Lançamento por Homologação.

Continue navegando