Buscar

PlanoDeAula 4

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Execução de Titulo Extrajudicial. Defesa do Executado. Embargos à Execução
PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0048
	
Título
	
	Execução de Titulo Extrajudicial. Defes a do Executado. Em bargos à Execução
	
	
Núm ero de Aulas por Sem ana
	
Núm ero de Sem ana de Aula
	
	4
	
	
	
Tem a
	
	Em bargos à Execução
	
	
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
 Identificar as regras de competência;
 Articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Processo
Civil, em especial no que pertinente a execução de título extrajudicial ? meio de
defesa do executado;
 Identificar a responsabilidade dos sócios na sociedade empresária nos termos do
art. 1024 do CC;
	Redigir a peça com especial atenção à narrativa lógica dos fatos, abordando a doutrina e a jurisprudência sobre o tema;
 Articular fato, valor e norma;
 Fundamentar com os dispositivos legais pertinentes ao caso.
Es trutura do Conteúdo
1. EMBARGOS À EXECUÇÃO
 Elaboração de petição Inicial.
 Competência;
 Legitimidade;
 Fatos;
 Fundamentos;
 Pedido;
 Prova;
 Valor da Causa;
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto
Pedro de Cas tro, res idente em Florianópolis , Santa Catarina, o procura em s eu es critório, narrando os s eguintes fatos : Em agos to de 2015, as s inou nota prom is s ória as s um indo o encargo de avalis ta do em prés tim o de m útuo financeiro contraído por Laura junto ao Banco Quero Seu Dinheiro S.A., com s ede no Rio de Janeiro, RJ, no valor de R$300.000,00 (trezentos m il reais ) a s erem pagos em 30 parcelas m ens ais e s uces s ivas .
Em m arço de 2016, foi inform ado pelo Banco que Laura havia deixado de cum prir s ua obrigação, a partir da quarta parcela, vencida em dezem bro de 2015. Preocupado e objetivando evitar m aiores trans tornos , Pedro quitou a dívida em 03/04/2016 s em , contudo, ter s olicitado que lhe fos s e entregue a nota prom is s ória que havia as s inado.
Para s eu es panto, há poucos dias , foi inform ado pelo porteiro do edifício no qual tem s eu cons ultório que havia s ido procurado por um oficial de Jus tiça. Ao diligenciar para inteirar -s e dos acontecim entos , Pedro des cobriu que o Banco Quero Seu Dinheiro havia ajuizado Ação de Execução fundada em título executivo extrajudicial em face dele e de Laura, que tram ita perante o MM. Juízo da 02ª Vara Cível da Com arca de Florianópolis .
Acreditando tratar-s e de um equívoco, Pedro com pareceu no dia s eguinte ao Cartório da 02ª Vara Cível para cons ultar os autos do proces s o, tendo verificado o s eguinte: a) O Banco es tava executando outro em prés timo contraído por Laura, no valor de R$ 150.000,00 (c ento e cinquenta m il reais ), s endo que o m es m o não pos s uí qualquer garantia. b) Apes ar da nota prom is s ória as s inada por Pedro es tar vinculada ao contrato quitado em abril/2015, o Banco a utilizou para em bas ar a Execução, tendo, ainda o incluído no pólo pas s ivo. c) O Banco requereu a penhora do cons ultório de Pedro, s ituado na rua Nóbrega n. 36, s ala 801, Centro, Florianópolis , o que foi deferido pelo juiz.
Aproveitando a ida de Pedro ao cartório, o Oficial de Jus tiça o intim ou da penhora que inci de s obre s eu im óvel. Diante dos fatos narrados , prom ova a peça proces s ual cabível à defes a dos interes s es de Pedro, es clarecendo que ele apres entou toda a docum entação com probatória de s uas alegações .

Continue navegando