Buscar

PROINTER II PARCIAL SGA Relatório Parcial FORD CAMAÇARI1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: 
	NOME
	CARLOS RUBENS SILVA DEUTSCH 
	RA
	4006329869
PROINTER II - Relatório Parcial
Disciplinas: 
Direito Empresarial
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão 
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
FEIRA DE SANTA / BA
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
PROINTER II - Relatório Parcial
Disciplinas: 
Direito Empresarial
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão 
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, disciplinas norteadoras: Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Relatório Parcial - Prointer II do 2º bimestre 2016_02, sob orientação da tutora EAD Gisele Moura Castro.
FEIRA DE SANTA / BA
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................	01
DESENVOLVIMENTO	.............................................................................	02
Negócio	.....................................................................................................	02 Produto/Serviço	.........................................................................................	06
Política Ambiental ......................................................................................	09
Principais e Maiores Clientes ......................................................................		12
Sondagem Ambiental ..................................................................................		13
SGA mais apropriado ....................................................................................	14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 	..................................................................	15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................	16
�
INTRODUÇÃO
	O Prointer II relatório parcial, aqui apresentado, foi realizado com pesquisa na empresa Ford Nordeste Montadora de Veículos, no município de Camaçari – BA. Tendo como objetivo de fazer pesquisa de um projeto experimental de viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e mostrar a sua grande importância ao Planejamento Estratégico de uma organização. 
	A Gestão Ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente.
	Os impactos ambientais globais, as mudanças de comportamento e pressões da sociedade trouxeram mudanças nas tecnologias, no desenvolvimento econômico e a necessidade das organizações modificarem seus sistemas de gerenciamento, incorporando o meio ambiente em sua estrutura e estratégia.
DESENVOLVIMENTO
DADOS DA SITUAÇÃO PESQUISADA
1. NEGÓCIO:
Nome do Negócio: 
Ford Motor Company Brasil LtdaComplexo Industrial Ford Nordeste 
Razão para a escolha do nome:
Sobrenome do Fundador Henry Ford.
Nome e qualificação do proprietário:
Presidente: Alan Roger Mulally
Engenheiro e executivo norte americano
Pessoas-chave: William C. Ford Jr., Alan Roger Mulally
Presidente Executivo da Ford Motor Company e bisneto de Henry Ford.
Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização:
Pontos fortes: 
Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos, importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado produzindo resultados sensíveis na atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infra-estruturar nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação, conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade, sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua, fácil acesso as instituições ambientais, ter carros com tecnologia de ponta, excelente relacionamento a nível nacional e localização estratégica, situa-se apenas a 3 km do Pólo Petroquímico, a 50 km da capital e a 35 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Pontos fracos:
A superlotação das cidades, o desemprego devido à sistematização das maquinas, a falta de moradias e saneamento básico de qualidade, limitação do campo de atuação, a produção em massa é inflexível e torna difícil a alteração no desenho de um processo de produção cuja linha de produção já foi instalada. Além disso, todos os produtos produzidos por uma linha de produção serão idênticos ou muito similares, e não podem ser criados para atender gostos e preferências individuais.
Os operários se tornaram meros robôs programados a fazer uma tarefa repetitiva diante de uma esteira rolante. Nesse sistema, o trabalhador fica sem noção da sua participação no contexto da produção somando se a isso a pouca perspectiva de ascensão profissional.
Com relação aos resíduos gerados, produzir um veículo significa, antes de mais nada, um enorme dispêndio de energia, que se traduz, por sua vez, na inevitável contaminação do meio ambiente.
Breve Histórico:
 O Complexo Industrial Ford Nordeste inaugurou um novo pólo automotivo e de desenvolvimento no Nordeste do Brasil. Com capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, ele trouxe não só uma grande transformação social na região como também introduziu conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental.
Inaugurada em outubro de 2001, a fábrica reúne sob o mesmo teto a Ford e 23 parceiros, que fornecem sistemas para os veículos diretamente na linha de montagem. Nela são produzidos veículos de grande sucesso: o Ka, nas versões hatch e sedan, e o EcoSport. Localizada no município de Camaçari, BA, situa-se apenas a 3 km do Polo Petroquímico, a 50 km da capital e a 35 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes da fábrica - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.
A unidade conta com um modelo de produção inovadora, chamada montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.
O Complexo Industrial Ford Nordeste gera mais de 8 mil empregos diretos, além de 80 mil postos de trabalho indiretos. Isso produz resultados sensíveis na atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infra-estrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação.Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.
Fundamentos da Organização: Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios:
Missão:
Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.
Visão:
Ser a empresa líder a nível mundial, na avaliação do consumidor, em produtos e serviços automotivos.
Objetivos:
Atingir continuamente resultados consistentemente melhores em termos de Satisfação do Consumidor com nossos produtos e serviços, processos e pessoas têm sido e sempre serão a chave para conseguirmos estes resultados.
Valores:
Fazer o que é certo para as pessoas, para o ambiente e sociedade, mas acima de tudo, fazer
o que é certo para os nossos clientes.
Princípios:
Manter tudo o que fazemos em base ética elevada, desenvolver e preservar a boa imagem é compromisso de todos, no trabalho, nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente, trabalhar em parceria, com dedicação, criatividade, competência e espírito de organização única.
Fatores Críticos (ou Chaves) de Sucesso:
Sempre buscar o melhor preço e oferecer qualidade de atendimento. Na pós-venda dispor da maior estrutura oferecida hoje para o cliente. Sempre inovar, gerando novas idéias e buscando garantir reparo de seu veículo no menor tempo e com os mais rígidos padrões de qualidade, alinhando a perfeita manutenção com o melhor custo-benefício do mercado.
2. PRODUTO / SERVIÇO
Tecnologia de produção:
. A Ford é, por tradição, uma das empresas que mais investem em pesquisas, mantendo-se na vanguarda da tecnologia automotiva. A inovação começa no desenvolvimento de componentes e veículos com a utilização de avançados simuladores em 3D que aceleram a criação de novos produtos. Essas ferramentas são complementadas por ensaios e testes de rodagem feitos nas pistas, onde todos os sistemas dos veículos são checados e refinados, também com a ajuda de modernos equipamentos.
O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.
Fonte de tecnologia:
Conectores, os computadores instalados no veículo que conseguem atuar com precisão e pilotar com segurança dos outros veículos e pedestres. Tecnologia de informação TI que é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso das informações.
Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço: 
Aço, cobre, alumínio, plástico, borracha, dióxido de silício, carbonato de sódio, carbonato de cálcio vidros, espelhos, lubrificantes, derivados do petróleo, linho, sisal, cânhamo, fibras de coco, juta e algodão.
Infra - estrutura e instalações:
Com uma área de 4,7 milhões de metros quadrados, a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, é a única no Brasil que abriga todo o processo de produção dos carros da marca. Lá, eles são desenhados, modelados e montados, contendo em sua infra-estrutura: recepção, departamento de vendas, departamento de compras, sala de reunião para clientes e visitantes, diretoria, galpões de produção, capacidade de movimentação de cargas, cabines independentes, grande capacidade para armazenar itens de equipamentos, insumos e instrumentos de medição, pistas para testes de carros, reservatórios de gás, ar comprimido e gasolina, cozinha industrial, refeitório, salas de jogos e quiosque
Localização:
Complexo Industrial Ford Nordeste
Avenida Henry Ford, 2000, Área Industrial Leste
Bairro Copec - Camaçari – BahiaCEP: 42.810-000
Máquinas e equipamentos necessários (tipo, custo, capacidade, situação do fornecimento e outros).
Máquinas de soldagem, pontiadeiras, lixadeiras, orbitais, SPOTTER, parafusadeira, MAIN BACK, maquina prensa, robôs, retifica comandos de solda, componentes de pinças de solda, dispositivos de soldas automáticos e semi-automáticos, estrutura metálica e utilidades, linhas tubulares de ar comprimido, linhas tubulares de água, palets, peças automotivas, pinça de solda eletropneumática Trafogun, transformadores de solda, plataformas, racks, trollers, skuks e skids.
Máquinas administrativas (computador, servidor, máquina de calcular e outras).
Computador, impressora, máquinas de calcular, fragmentadora de papel, guilhotina, encadernadora, plastificadora de crachás e caixas registradoras de pontos.
Habilidades (mão de obra):
Mão – de – obra humana e robótica 
Qual é o Fluxo do Processo de Produção:
Grande fluxo dividido em dois turnos, matutino e vespertino, conforme o fluxograma abaixo.
Fluxograma de um processo ou de uma atividade, para identificação dos aspectos ambientais
Entradas Processos Saída:
Matérias primas produto
Aço cobre alumínio, plástico, carros e mini-caminhões, borracha, dióxido de silício, carbonato de sódio, carbonato de cálcio, vidros, espelhos, lubrificantes, derivados da rede de distribuidora, petróleo, linho, sisal, cânhamo, fibras de coco, juta, algodão. 
Insumos resíduos:
Máquinas de soldagem, sucata metálica ferrosa, pontiadeiras, lixadeiras sucata metálica alumínio, orbitais, SPOTTER, papel, papelão, plástico, parafusadeira, MAIN BACK, espuma, vidro, solventes, maquina prensa, robôs, retifica, óleos e graxas, comandos de solda, componentes de borra de tinta, isopor, pó, pinças de solda, de ferro, polipropileno e dispositivos de soldas automáticos borracha e semi-automáticos, estrutura metálica e utilidades linhas tubulares de ar comprimido, linhas tubulares de água, palets, peças automotivas, pinça de solda eletropneumática, transformadores de solda, plataformas, racks, trollers, skuks e skids.
3. POLÍTICA AMBIENTAL
A Ford tem como objetivo ser não apenas uma empresa que produz veículos de qualidade, mas uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. A preservação ambiental é uma prioridade dentro desse compromisso, documentado na Carta Política nº 17 da empresa.
Nesse documento, a empresa destaca que o desenvolvimento econômico sustentável é importante para a futura prosperidade da Companhia, assim como da sociedade em geral. “Para ser sustentável, o desenvolvimento econômico deve oferecer proteção da saúde humana e da base de recursos do meio ambiente mundial.” É política da Ford que suas operações, produtos e serviços cumpram suas funções, assumindo responsabilidade pela proteção à saúde e ao meio ambiente.
A política de responsabilidade da Ford na proteção da saúde e do meio ambiente é baseada nos seguintes princípios:
“A proteção da saúde e do meio ambiente é um fator importante nas decisões de negócios. A consideração de consequências em potencial para a saúde e o meio ambiente, bem como os requisitos regulatórios presentes e futuros, constituem parte integral e primária do processo de planejamento. Os produtos, serviços, processo e fábricas da Companhia são planejados e operados para incorporar objetivos e metas que são periodicamente revisados, de forma a minimizar os resíduos, a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente, atendendo a limites de ordem prática.”
“A proteção da saúde e do meio ambiente é responsabilidade de toda a Companhia. Espera-se que a gerência de cada atividade aceite esta responsabilidade como uma prioridade importante e empenhe os recursos necessários. Espera-se que os funcionários em todos os níveis assumam esta responsabilidade no contexto de suas tarefas individuais e cooperem dessa forma com os esforços da Companhia.”
“A adoção e a aplicação de leis sólidas, efetivas e responsáveis, regulamentações, políticas e práticas, protegendo a saúde e o meio ambiente, são do interesse da Companhia. Dessa forma, participamos construtivamente junto a funcionários do governo, organizações privadas interessadas e o público em geral preocupado com estas questões. Da mesma forma, é de nosso interesse fornecer informações precisas e atualizadas para os interessados em questões ambientais que envolvam a Companhia.”
Consciência Ambiental 
“A Ford compromete-se a atender aos regulamentos que se aplicam ao seu tipo de negócio.” Com respeito às preocupações com a saúde e o meio ambiente, o cumprimento das regras representa um mínimo. Quando necessário e apropriado, estabelecemos e cumprimos nossos próprios padrões, os quais podem ir além dos requisitos legais. Na busca de meios adequados para proteger a saúde ou o meio ambiente, a consideração de custos não impede que consideremos possíveis alternativas, e as prioridades são baseadas na conquista do maior benefício prático antecipado, ao mesmo tempo em que buscamos o aperfeiçoamento
contínuo.
Padrões Ambientais:
Implementação de programas de prevenção a poluição, gerir instrumentos de correção de danos ao meio ambiente, adequar os produtos às especificações ecológicas, além de monitorar o programa ambiental na própria empresa.
Comprometimento Gerencial com a causa
O Brasil é um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento do produto da Ford mundial. O seu time soma hoje cerca de 1.200 engenheiros, que trabalham ininterruptamente com as mais avançadas tecnologias para produzir veículos cada vez mais seguros, econômicos, acessíveis e amigos do meio ambiente.
Em 2006, a Ford lançou um programa mundial, para eliminar dos veículos da marca, até 2009, todas as substâncias potencialmente nocivas à saúde e ao meio ambiente. Entre essas substâncias estão principalmente o cromo hexavalente, o cádmio e o chumbo, usados no tratamento superficial de juntas e fixadores.
Embora não exista na América do Sul legislação que proíba o uso desses materiais, a Ford decidiu se antecipar, porque acredita que é a coisa certa a fazer. O objetivo é prevenir qualquer possibilidade de contaminação por descarte inadequado de peças.
Por conta do programa, estão sendo analisadas cerca de 5.000 peças usadas em todas as linhas de carros, utilitários e caminhões nas cinco fábricas da Ford na América do Sul - em São Bernardo, Taubaté (SP), Camaçari (BA), Pacheco (Argentina) e Valencia (Venezuela). Todas as que contiverem substâncias restritas na sua composição terão de ser modificadas e passarão por novos testes de validação de torque, durabilidade e engenharia.
As mudanças necessárias serão feitas em parceria com os fornecedores para eliminar essas substâncias dos veículos sem afetar sua eficiência e durabilidade. Esse processo envolve uma logística complexa e também custos, mas todos entendem que se trata de um compromisso com um valor maior, a preservação da saúde e do meio ambiente, em que todos serão beneficiados.
 Nível de capacidade com o Pessoal
Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve, o futuro fica insustentável. Pensando nisso nenhum produto entra nas fábricas sem uma avaliação prévia, feita com base na Norma de Gerenciamento de Substância Restrita (RSMS), a fim de evitar o uso de substâncias potencialmente tóxicas ou agressivas à saúde dos empregados e ao meio ambiente.
Resíduos provenientes da produção
Sucata metálica ferrosa, sucata metálica alumínio, papel, papelão, plástico, espuma, vidro, solventes, óleos, graxas, borra de tinta, lodo de ETE, isopor, pó de ferro, polipropileno e borracha.
Capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento):
O centro de desenvolvimento se dedica em harmonizar a coexistência entre o homem, os automóveis e o meio ambiente, para assegurar a liderança mundial em qualidade, negociabilidade e tecnologia, seguindo a filosofia em colocar a qualidade em primeiro lugar. Recursos globais são empregados para melhorar a qualidade e tecnologia e também para promover a capacidade competitiva de P&D. Nossa missão também é tornar o mundo um lugar melhor popularizando as tecnologias ecologicamente corretas e criando uma nova cultura de tecnologias voltadas para as pessoas. 
Questões ambientais surgiram em um paradigma comum pelo futuro do planeta terra e a Ford Nordeste, tomou medidas corajosas em relação a investimentos e pesquisas tecnologicamente corretos, que resultou em uma série de avanços inovadores que vão desde a tecnologia de economia de combustível a preocupação de veículos ao final de vida. Continuaremos a abraçar desafios e a realizar inovações para levar a empresa como a melhor montadora de veículos.
4. PRINCIPAIS E MAIORES CLIENTES 
Concessionárias: BURITI IRECE, Irecê – BA,
Indiana Veículos, Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna – BA, 
REVISA FORD, Salvador – BA,
MORENA VEICULOS, Salvador – BA,
VEIBA VEICULOS, Santo Antônio de Jesus – BA,
Sondagem Ambiental, identificando Ameaças e Oportunidades (Ambiente Externo) – Operacional = Mercado e Contexto = Macro Ambiental, relacionando-as com as Potencialidades e Fraquezas. (Ambiente Interno) da empresa.
Coleta seletiva de resíduos para reciclagem;
Tratamento de efluentes industriais;
Captação da água de chuva direcionada para alimentação dos novos lagos;
Tratamento térmico de gases da pintura;
Florestamento de uma área de 7 milhões de metros quadrados (dentro e ao redor do Complexo, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica).
5. SONDAGEM AMBIENTAL
Ameaças 
Relatamos um local nos fundos da empresa que existe uma enorme quantidade de lixos urbanos, atividades realizadas pelo ser humano, que são depositados em ambiente a céu-aberto, com sacos rasgados, espalhando copos descartáveis e produtos de higiene pessoal por todo o local. E constatamos que nesses lixos também contém pó de ferro, rolos de fio e até mesmo pequenas peças de carros. Caminhões de lixo urbano recolhem essas matérias uma vez na semana para serem jogados em aterros sanitários, juntamente com o lixo doméstico da cidade, gerando contaminações ao meio-ambiente. Correndo a ameaça de fiscalização e multa.
Oportunidades:
Cumprir a legislação, separando todos os resíduos da produção, para ser descartados corretamente, demonstrarem a necessidade de viabilizar o aproveitamento adequado de seus resíduos, levando-se em considerações aspectos ambientais.
Construção de um local próprio, para armazenagem de lixos contribuindo com meio ambiente e seus colaboradores.
6. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) MAIS APROPRIADO
Desde o início do projeto, o cuidado com a preservação ambiental sempre foi tratado como prioridade, com o objetivo de gerar equilíbrio ambiental na região, por meio de soluções inovadoras.
Esse conceito começa na arquitetura dos prédios, construídos de forma a aproveitar ao máximo a luz e ventilação natural para proporcionar conforto aos ocupantes com baixo consumo de energia.
Entre as ações ambientais incluem-se medidas que também visam o conforto, a segurança e o bem-estar dos empregados e colaboradores:
Coleta seletiva de resíduos para reciclagem;
Tratamento de efluentes industriais;
Captação da água de chuva direcionada para alimentação dos novos lagos;
Tratamento térmico de gases da pintura;
Florestamento de uma área de 7 milhões de metros quadrados (dentro e ao redor do Complexo, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica).
Complexo Industrial Ford Nordeste é o primeiro da indústria automobilística brasileira a adotar o processo ecológico de tratamento de esgotos sanitários conhecido como wetlands (ou terras úmidas). Baseado na técnica de despoluição hídrica, através do solo filtrante cultivado com espécies, como o arroz, ele permite o reaproveitamento da água resultante do processo de produção na irrigação de jardins e gera biomassa para a produção de adubo, com baixo custo e alta eficiência.
A fábrica se destaca também no cuidado com as áreas ao redor. Ela possui uma área total de 7 milhões de metros quadrados (sendo 2,4 milhões de m² dentro do Complexo e 4,6 milhões de m² ao redor do terreno) para o florestamento, na qual já foram plantadas mais de 250 mil mudas de árvores, com o objetivo de formar um cinturão verde para melhorar o microclima e aumentar a biodiversidade da região.
Desse total, 100 mil mudas foram produzidas pelo viveiro do Centro de Educação Ambiental do Complexo. São espécies nativas e ornamentais - como embaúba, ipê roxo, jacarandá e pau-brasil –, utilizadas também para doação a escolas, prefeituras e comunidades.
Outra atividade do Centro de Educação Ambiental é o aproveitamento dos resíduos vegetais gerados nos restaurantes para a compostagem. Transformados em adubo natural, eles auxiliam na manutenção das áreas verdes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	O trabalho que se desenvolveu, propiciou uma visão clara e prática das empresas em relação ao impacto ambiental. Podemos observar os efeitos
negativos da ação do ser humano sobre o meio ambiente, que são graves e exigem não apenas reparo dos danos, mas mudança de hábitos e atitudes. Definir a política ambiental é o primeiro passo a ser dado na implementação de um SGA, traduzindo-se assim o comprometimento da organização para as questões do meio ambiente. Na tentativa de melhoria contínua dos seus aspectos ambientais, esta deve estar em conformidade com requisitos legais aplicáveis, com a prevenção da poluição e a melhoria contínua do desempenho ambiental. A definição de tal política deve ser definida pela administração e ser apropriada a sua natureza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FRANCO, Décio Henrique, RODRIGUES, Edna de Almeida, CAZELA, Moises Miguel. PLT – Tecnologia e Ferramentas de Gestão. Edição Especial. São Paulo: Alínea 2013.
CARBONARI, Maria E. E.; PEREIRA, Adriana C.; SILVA, Gibson Z. Sustentabilidade na Prática: Fundamentos, Experiências e Habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicações Ltda. 2011. 224p.
«Laureates» (em inglês). The Franklin Institute. Arquivado desde o original (pdf) em 1 de julho de 2015. Consultado em 1 de julho de 2015.
Ir para cima↑ Sinclayr, Luiz, Organização e Técnica Comercial. Introdução à Administração, O&M na Empresa, 13a edição, 1991, Editora Saraiva, ISBN 85-02-00068-3
Baldwin, N. (2001). Henry Ford and the Jews. New York: Public Affairs.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford
http://www.brasilescola.com/geografia/lixo-urbano.htmganico.com.br/site/index.php/meio-ambiente-as-17-leis-ambientais-do-brasil/ 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe3swAH/marketing-missao-visao-principios-valores-100-exemplos?part=6
http://www.ford.com.br/ford/sobre-a-ford/fabricas-no-brasil/camacari
http://www.ford.com.br/ford/sobre-a-ford/sustentabilidade/meio-ambiente/politica-ambiental
http://www.ford.com.br/ford/sobre-a-ford/sustentabilidade/meio-ambiente/fabricas
SENE, Eustáquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. Editora Scipione. 2º edição. São Paulo,2014.
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/07/25/homenagem-aos-150-anos-de-henry-ford-criador-dos-carros-em-massa
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/nasce-henry-ford-industrial-e-fabricante-de-automoveis
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/eua-donos-mundo-434729.shtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando