Buscar

Campos e Ondas AV1 2012 2

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campos e Ondas											 AV1
Prof.: Manoel Gibson										27 / 09 /2012
�
1ª Questão (5,0 pontos)
 Uma onda plana uniforme propaga-se em um meio dielétrico cuja constante dielétrica é igual a 4. Ao incidir perpendicularmente em um meio cuja constante dielétrica é igual a 9 a amplitude de pico da onda é de 1,2 mV/m. Determine:
As impedâncias características dos meios 1 e 2;
A intensidade dos campos magnéticos nos meios 1 e 2 na interface dos meios;
A densidade média de potência refletida na interface;
A densidade média de potência transmitida na interface entre os meios;
a variação percentual das velocidades da onda do meio 1 para o meio 2.
2ª Questão (2,0 pontos)
Uma onda plana uniforme, oriunda do ar, na frequência de 50 MHz, apresenta incidência normal na superfície de um oceano calmo (supor superfície lisa). Para a água do mar tem-se que a condutividade é igual a 4 S/m e a constante dielétrica relativa é igual a 78. Determine as atenuações relativas em dB da potência incidente, que são refletidas e transmitidas. 
3ª Questão (2,0 pontos)
Uma onda plana uniforme no ar incide em um vidro com um ângulo de 35º em relação à normal. Determine a fração da potência incidente que é refletida e transmitida para polarização perpendicular. Considere que o vidro tem índice de refração igual a 1,45.
4ª Questão (1,0 pontos)
Cabos coaxiais de alta frequência e alta potência costumam ser ocos. Explique a razão desta característica, para isso faça uma tabela com as profundidades peliculares do cobre para as frequências de 60 Hz, 100 kHz, 1 MHz, 10 MHz, 100 MHz, 1 GHz e 10 GHz. Comente os resultados à luz da teoria de Campos e Ondas. Trace um paralelo entre a condução de energia em baixas frequências e em altas frequências para a característica considerada.
Boa sorte!

Continue navegando