Buscar

Campos e Ondas AV3 2011 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campos e Ondas											 AV−3
Prof.: Manoel Gibson										 / / 2011
�
1ª Questão (2,0 pontos)
Uma onda plana uniforme oriunda do ar, na frequência de 2,4 GHz, incide em uma placa de alumínio. A intensidade de campo elétrico logo após interface, na região interna da placa de alumínio é igual a 0,5 mV/m. Determine a distância percorrida pela onda na placa para que ocorra uma atenuação de 42 dB no campo elétrico.
2ª Questão (2,0 pontos)
Em uma determinada região do espaço, o campo magnético é igual a 36 mA/m. Determine a potência máxima disponível em uma área de 2,0 m2.
Questão (3,0 pontos)
Uma estação de radar emite um pulso em 24,1 GHz, com EIRP de 1 kW. Um objeto de cobre está situado a 2,3 km de distância, com uma área plana de incidência igual a 0,5 m2. Determine a intensidade de campo elétrico refletido. Considere a onda plana e uniforme.
4ª Questão (3,0 pontos)
Um cabo coaxial com 50 ohms de impedância característica e velocidade de propagação de 65% tem uma extremidade curto – circuitada. Apresente um gráfico da variação da impedância refletida. Em seguida, determine o menor comprimento deste cabo para obter-se uma capacitância de 47 pF, na frequência de 5,8 GHz.
Boa sorte!

Outros materiais