Buscar

História Antiga - Atividade 02

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
LUCIANA CRISTINA DOS SANTOS FELISMINO
RA: 1716102306 / POLO MEMORIAL
MURILO HENRIQUE DA SILVA
RA: 2115201155 / POLO MEMORIAL
PATRICK GIULIANO TARANTI
RA: 2515201547 / POLO VERGUEIRO
VALDEMIR PEREIRA SILVA
RA: 2315201705 / POLO SANTO AMARO
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO ACADÊMICO
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
LUCIANA CRISTINA DOS SANTOS FELISMINO
RA: 1716102306 / POLO MEMORIAL
MURILO HENRIQUE DA SILVA
RA: 2115201155 / POLO MEMORIAL
PATRICK GIULIANO TARANTI
RA: 2515201547 / POLO VERGUEIRO
VALDEMIR PEREIRA SILVA
RA: 2315201705 / POLO SANTO AMARO
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO ACADÊMICO
Trabalho apresentado à Disciplina de História Antiga do Curso de Licenciatura Plena em História (modalidade EAD) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, como requisito parcial avaliativo para composição de nota.
Docente: Profa. Dra. Enidelce Bertin.
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO .....................................................................................................
	3
	DESENVOLVIMENTO .......................................................................................
	4
	Trabalho proposto .................................................................................................
	4
	Etapa 01 – Planejamento .........................................................................................
	4
	01 - identificação .....................................................................................................
	4
	02 - situação geradora e justificativa .......................................................................
	5
	03 - objetivo geral ....................................................................................................
	5
	04 - objetivos específicos ........................................................................................
	5
	05 - resultados esperados .........................................................................................
	6
	06 - abrangência e contexto .....................................................................................
	7
	Etapa 02 – Execução ...............................................................................................
	7
	01 - plano de ação ....................................................................................................
	7
	02 - cronograma .......................................................................................................
	8
	03 - desdobramentos das ações em atividades ........................................................
	9
	REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................
	11
	REFERENCIAL ....................................................................................................
	14
INTRODUÇÃO
Trata o presente trabalho de requisito parcial para composição de nota da disciplina de História Antiga a ser desenvolvido com base na resenha elaborada em proposição de atividade anterior, a qual será explanada de forma apropriada adiante, para tanto destacamos os elementos mandatários referente a elaboração do presente exercício avaliativo, onde o grupo de estudos deverá “apresentar relatório do processo de realização da atividade 1. [...]” (BERTIN, 2016b, s.p.)
Considerando que a presente proposta demanda de prévio conhecimento de trabalho realizado em fase avaliativa anterior cabe, portanto, o conhecimento desta conforme apresentado a seguir:
Ensino de História Antiga
Objetivo: Ler um texto acadêmico com uma reflexão sobre o ensino de História Antiga.
Proposta: Uma resenha do texto [...] de Semíramis Corsi Silva. [...] (BERTIN, 2016a, s.p.)
Como já apontado, visa o presente, compor a segunda fase das atividades interacionais, sendo desenvolvido a quatro mãos, seguindo a proposição efetuada pela docente responsável pela disciplina de História Antiga do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Nove de Julho, Professora Doutora Enidelce Bertin, cuja primeira fase foi a elaboração de resenha crítica do artigo científico “Aspectos do ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações” (SILVA, 2010, p. 145-155), onde após sua realização, deve-se então, apresentar a relatoria do desenvolvimento dos trabalhos efetuados durante a fase anterior, constituindo assim a segunda fase e, concluindo na totalidade as atividades acadêmicas efetuadas em grupo.
DESENVOLVIMENTO
Para a execução da primeira fase das atividades avaliativas em grupo, ou seja, para elaboração da resenha, foi traçado um cronograma de etapas a serem realizadas ao longo do desenvolvimento do exercício avaliativo, visando dessa forma sua plena execução em tempo satisfatório e de modo a conferir a participação de todos os componentes da equipe de estudos, equipe esta, composta por quatro discentes, onde o dimensionamento do grupo foi previamente estipulado pela docente responsável pela disciplina, conforme orientações mandatárias (BERTIN, 2016a, n.p.).
Considerando a assertiva anterior, passemos a apresentar o cronograma do desenvolvimento da atividade.
Trabalho proposto
Elaboração de resenha crítica, em grupo, do artigo científico
SILVA, Semíramis Corsi. Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações. Revista Alétheia, Natal: UFRN, v. 1 (2), jan.-jun./2010, p. 145-155. ISSN: 1983-2087. Nota: Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo. Disponível em: <http://revistaale.dominiotemporario.com/doc/SILVA,_Semiramis_Corsi.pdf>.
Etapa 01 – Planejamento
01 – identificação
Área de concentração: Ciências Humanas / História (História Antiga e Medieval) - Educação.
Título do projeto (resenha): A História Antiga: produção acadêmica e o ensino no Brasil até meados da década de 2010.
Grupo de trabalho: (1) Luciana Cristina dos Santos Felismino, (2) Murilo Henrique da Silva, (3) Patrick Giuliano Taranti, e, (4) Valdemir Pereira Silva.
02 – situação geradora e justificativa
Situação geradora: determinação docente, com finalidade avaliativa para disciplina de História Antiga, onde a atividade 1 impõem a realização de uma resenha de texto pré-selecionado da historiadora Semíramis Corsi Silva (BERTIN, 2016a, s.p.), sendo este o artigo de título “Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações” veiculado na revista científica Alétheia (SILVA, 2010, p. 145-155).
Justificativa: levando-se em consideração a situação geradora, vislumbramos, três aspectos  a serem ressaltados, onde o primeiro decorre dos afazeres acadêmicos, ou seja, faz parte da vida acadêmica a submissão de discentes a avaliações periódicas, sejam individuais ou em grupos, já o segundo (considerando que todos futuramente serão professores e historiadores), decorre  da prática docente e científica e, por que não historicista, a qual leva o discente a realizar trabalhos relacionados a pesquisas, levando-os a acostumarem-se com as práticas comuns da profissão, e, por fim, a terceira e não menos importante, a difusão cultural acadêmica e científica por meio da divulgação de resenhas, que apesar de efêmeras possuem um papel de suma importância para divulgação de obras.
03 – objetivo geral
Descrever sob forma de resenha crítica o artigo científico posto em análise e, informar aos leitores o assunto abordado, de forma a expor os principais aspectos da obra. Em que pese a obra ter sido concebida há quase uma década, esta ainda se faz atual por seu assunto aludido e, como tal, pretende-se levar o público acadêmico, não só da licenciatura de história, a querer conhecer por completo o artigo analisado.
04 – objetivos específicos
01 – Criar mecanismos de interação virtual entre os componentes do grupo de estudos;
02 – Todos os integrantes do grupo devem estar alinhados ao planograma, tanto no que tange ao planejamento, quanto a execução deste;
03 – A obra deve ser de pleno conhecimentode todos os envolvidos;
04 – Traçar observações individuais sobre a obra analisada;
05 – Reunir os componentes em ambiente virtual pré-determinado para discussão sobre a obra, realizando apontamentos de consenso e colocando em votação pontos de discórdia, eleição do editor e redator resenhista, determinar revisor gramatical;
06 – Elaboração do texto preliminar pelo editor redator resenhista;
07 – Reunião para colocação em pauta do texto para aprovação geral da equipe;
08 – Encaminhamento do texto final para o revisor;
09 – Reunião para revisão geral do trabalho, em aprovado encaminhar para docente da disciplina de História Antiga por meio do portal AVA / UNINOVE, em não aprovado por unanimidade, discutir os pontos de divergências até que haja consenso, onde na mesma reunião será efetuada as alterações e correções necessárias;
10 – Difundir o resultado final do trabalho ao Grupo de Estudos do Curso de Licenciatura Plena em História (modalidade EAD) da Universidade Nove de Julho.
05 – resultados esperados
Em relação ao grupo de estudos: assimilar novos conhecimentos sob uma dialética criticista, de modo a identificar novos posicionamentos e horizontes. Nos quais desenvolvam habilidades referente a trabalhos em grupo, por meio de mecanismos tecnológicos e recursos acadêmicos – científicos. Que desenvolvam gosto pelo fazer científico e acadêmico, assim como senso de responsabilidade individual e coletiva e, senso de comprometimento social e educacional.
Em relação a avaliadora: Que realize uma avaliação pautada nos parâmetros pré-estabelecidos pela Instituição de Ensino Superior conjugado ao seu senso crítico avaliativo, culminando com a aferição de nota em escala avaliativa pré-estabelecida por esta e, efetue considerações sob forma devolutiva, visando contribuir para a evolução formativa educacional e profissional da equipe de trabalho discente.
Em relação ao público geral: que se sintam instigados a conhecer a obra resenhada.
06 – abrangência e contexto
Visa abranger de forma direta o público acadêmico discente do Curso de Licenciatura Plena em História desenvolvido na modalidade EAD da Universidade Nove de Julho, assim como requisitos avaliativos e educacionais da disciplina de História Antiga do mesmo curso.  E, de forma indireta, alçar a comunidade acadêmica não contemplada pela Licenciatura ora exposta por meio da difusão de compartilhamento em mecanismos virtuais.
Etapa 02 – Execução
01 – plano de ação
Ações necessárias para realizar os objetivos específicos e obter os resultados esperados:
Ação A (1 e 2) – Criar grupo de estudos, utilizando mecanismos virtuais, como: em aplicativo de mensagens (WhatsApp) e compartilhamento de documentos para edição on-line e em tempo real (Google Docs);
Ação B – Que ambos discentes tenham total conhecimento do planograma de trabalho;
Ação C – A obra deve ser de pleno conhecimento de todos os envolvidos, devendo-se efetuar uma leitura compreensiva, analítica e opinativa;
Ação D – Traças lista de observação individuais sobre a obra ora analisada;
Ação E (3, 4, 5 e 6) – Reunião para rodada de debates em ambiente virtual, sendo a pauta a apresentação das anotações individuais e votação dos apontamentos. Eleição do editor e redator resenhista, assim como revisor gramatical;
Ação F – Elaboração do texto preliminar pelo editor redator resenhista;
Ação G – Reunião para colocação em pauta do texto para aprovação geral da equipe;
Ação H – Encaminhamento texto final para o revisor;
Ação I (7, 8 e 9) – Reunião virtual para análise do trabalho final, encaminhamento para docente da disciplina de História Antiga por meio do portal AVA / UNINOVE;
Ação J – Divulgação do trabalho junto à comunidade acadêmica.
02 – cronograma
O cronograma traduz a organização temporal das ações que devem ser realizadas ao longo do projeto, podendo haver pequenas variações de datas conforme a evolução dos trabalhos e disponibilidades temporal dos componentes do grupo, contudo não poderá esta variação afetar a data limite de 09Out16. Trata-se, portanto, o cronograma de um balizador de atividades, para que estas estejam conclusas em tempo hábil.
	AÇÃO
	ATIVIDADE
	Setembro / 2016
	Outubro / 2016
	
	
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	22
	23
	24
	25
	26
	27
	28
	29
	30
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	A
	1
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A
	2
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	B
	_
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	C
	-
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	-
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	3
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	4
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	5
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	6
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	F
	-
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	G
	-
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	H
	-
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I
	7
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I
	8
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I
	9
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	J
	-
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
CÓDIGO DA ATIVIDADE: 1 - Criação do grupo no WhatsApp / 2 - Criação do documento on-line para resenha / 3 - Reunião on-line via WhatsApp / 4 - Rodada de debates / 5 - Eleição do editor-redator / 6 - Eleição do corretor / 7 - Reunião on-line via WhatsApp para deliberação do texto final / 8 - Encaminhamento de arquivo final aos componentes do grupo / 9 - Postagem individual na plataforma AVA / UNINOVE
03 – desdobramentos das ações em atividades
	AÇÃO
	ATIVIDADE
	RESPONSÁVEL
	A.1
	Criação do grupo no WhatsApp
(Grupo: História Antiga – Gp Trab)
	3
	A.2
	Criação do documento on-line para resenha
(Documento: História Antiga - Atividade em grupo - AV1: <https://docs.google.com/document/d/1WL_CsOn2F6-DvJaPMuCJth4vGNS3G7aptyDVWPxpS9c/edit?usp=sharing>)
	3
	B
	Conhecer plenamente e seguir rigorosamente o planograma, principalmente no que se refere a execução
(Presente documento desenvolvido em fase pré resenha para organização e realização dos trabalhos do grupo de estudos)
	1, 2, 3 e 4
	C
	Realizar leitura atenta do artigo acadêmico pré-estabelecido, sob um espírito crítico.
SILVA, Semíramis Corsi. Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações. Revista Alétheia, Natal: UFRN, v. 1 (2), jan.-jun./2010, p. 145-155. ISSN: 1983-2087. Nota: Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo. Disponível em: <http://revistaale.dominiotemporario.com/doc/SILVA,_Semiramis_Corsi.pdf>.
	1, 2, 3 e 4
	D
	Realizar anotações sobre o artigo, após serão utilizadas em reunião virtual de debates
	1, 2, 3 e 4
	E.3
	Reunião virtual, via grupo de WhatsApp, para exposição de problemas individuais enfrentados referentes a execução do trabalho
	1, 2, 3 e 4
	E.4
	Exposição das anotações individuais, votação de pontos divergentes
	1, 2, 3 e 4
	E.5
	Eleição do resenhista – editor / redator
	1, 2, 3, e 4
	E.6
	Eleição do corretor ortográfico
	1, 2, 3, e 4
	F
	Redação e diagramação da pré resenha e disponibilização na plataforma do Google Docs
(<https://docs.google.com/document/d/1WL_CsOn2F6-DvJaPMuCJth4vGNS3G7aptyDVWPxpS9c/edit?usp=sharing>)
	Membroeleito
(Membro nº 3 – eleito)
	G
	Reunião virtual, via WhatsApp, para votação do texto final e alterações in loco, via plataforma do Google Docs, se necessárias
	1, 2, 3 e 4
	H
	Revisão ortográfica e gramatical – pela plataforma do Google Docs
(<https://docs.google.com/document/d/1WL_CsOn2F6-DvJaPMuCJth4vGNS3G7aptyDVWPxpS9c/edit?usp=sharing>)
	Membro eleito
(Membro nº 1, 2 e 4 – eleito)
	I.7
	Reunião virtual, via WhatsApp, para análise, apreciação e deliberação sobre o trabalho final (inclusões de adequações se necessárias)
	1, 2, 3 e 4
	I.8
	Encaminhamento via e-mail de arquivo formato *.doc e *.pdf para todos os componentes do grupo
	Envio do arquivo membro eleito editor
(Membro nº 3 – eleito)
	I.9
	Postagem da Resenha de forma individual na plataforma AVA / UNINOVE
	1, 2, 3 e 4
	J
	Disponibilização da Resenha em grupos de estudos acadêmicos do curso de Licenciatura de História, por meio do compartilhamento do arquivo digital
	1, 2, 3 e 4
CÓDIGO DO RESPONSÁVEL: (1) Luciana Cristina dos Santos Felismino, (2) Murilo Henrique da Silva, (3) Patrick Giuliano Taranti, e, (4) Valdemir Pereira Silva.
REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente tópico foi concebido após a realização do trabalho proposto com a finalidade de identificar os prós e contras enfrentados no decorrer do seu desenvolvimento, bem como expor reflexões e considerações acerca do artigo científico resenhado.
Primeiramente destacamos que referente aos “desdobramentos das ações em atividades”, disposto nas páginas 09 a 10 do presente, possuem destaques em vermelho, pois foram inseridos durante o desenvolvimento do trabalho proposto, assim como o presente tópico (Reflexões e Considerações Finais) foi concebido após o término do mesmo.
No que tange ao desenvolvimento das atividades, destaca-se o empenho de todos os integrantes quando do exercício de suas funções ante ao grupo, onde os objetivos foram atingidos de forma satisfatória, obtendo os resultados esperados.
Em que pese o fator de localização geográfica dos componentes e, que a equipe de estudos, até o presente, só se conhece por meio de ambientes virtuais, não se constituiu em um fator prejudicial ao desenvolvimento dos trabalhos.
No decorrer das atividades aplicou-se rodadas de debates virtuais, onde possibilitou a ampliação e compreensão do conhecimento a ser assimilado, expandindo de sobre maneira os horizontes do fazer docente e como este desenvolve-se, alargou, também a compreensão sobre a complexidade de trabalho do historiador – pesquisador, de sua produção e do comprometimento da comunidade acadêmica para com a construção do saber escolar para a construção da cidadania, da sociedade e da cultura, assim como da necessidade do saber escolar estar em sintonia como o saber acadêmico e científico.
Destaca-se que os debates se pautaram sobre uma ética criticista e de mútuo respeito, construindo desse modo um ambiente saldável e produtivo, com espaço para manutenção de posicionamentos conflitantes, fato este, quase imperceptível, as ideias centrais tornaram-se confluentes.
A utilização de recursos tecnológicos em um segundo plano, como instrumento de produção, contribuiu em muito para a o desenvolvimento do proposto, onde restou comprovado que a utilização destes, de forma ordeira e consciente, é possível conferir uma aprendizagem de qualidade.
Denota-se que o desenvolvimento de atividades em grupo, seja de forma presencial, seja em ambiente virtual, é de extrema importância para o desenvolvimento do saber e para construção do conhecimento, pois é por meio das diferenças que a essência da cultura, enquanto saber, aflorasse.
Diante do desenvolvimento do trabalho, este incutiu no consciente dos componentes do grupo a real necessidade da produção científica e o pleno conhecimento desta pela sociedade como instrumento evolutivo do saber.
Houve a percepção plena de que não há o que se falar em ensino sem pesquisa e, não há nada em se falar em termos de pesquisa sem o contato com o resultado desta e, por consequência ocorre o mesmo com o resultado se para este não há difusão cultural, pois, caso contrário, a cultura e a sociedade simplesmente permanecerão em um estado de estagnação.
De forma resumida, podemos concluir que o desenvolvimento da atividade, escancarou, de forma simples, pontos nítidos ao nosso ver, sendo eles a ser conhecidos:
Em relação ao trabalho:
A produção e construção do conhecimento não é um ato solitário, mesmo realizado por uma única pessoa física, este sempre estará de algum modo em grupo, pois se baseará em uma obra ou aspecto cultural, onde de alguma forma estas reproduzem o conhecimento de uma terceira pessoa ou grupo;
O trabalho acadêmico pode ser considerado como um instrumento preparatório para o fazer docente e científico, sendo de extrema importância para o desenvolvimento do estudante e futuro profissional.
Em relação ao conteúdo do artigo científico:
Este apresenta-se atualíssimo, mesmo sendo produzido a quase uma década;
O assunto tratado expõe questões fáticas que são determinantes para a manutenção de um ensino de baixa qualidade, mas também informa, casos positivos;
Informa questão determinante do papel do professor para a manutenção e atualização do conhecimento;
Traz questões de importância do saber escolar estar plenamente alinhado com o saber acadêmico e científico, para construção da cidadania e sociedade.
REFERENCIAL
BERTIN, Enidelce. Atividade 01 (AV1): Ensino de História Antiga. Atividade proposta para composição de notas do sistema avaliativo da disciplina de História Antiga do curso de graduação em Licenciatura Plena em História, modalidade EAD, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, 2016a. Disponível em: <https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php?>. Acesso em: 12 set. 2016
_____. Atividade 02 (AV1): Relatório. Atividade proposta para composição de notas do sistema avaliativo da disciplina de História Antiga do curso de graduação em Licenciatura Plena em História, modalidade EAD, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, 2016b. Disponível em: <https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php?>. Acesso em: 14 set. 2016
SILVA, Semíramis Corsi. Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações. Revista Alétheia, Natal: UFRN, v. 1 (2), jan.-jun./2010, p. 145-155. ISSN: 1983-2087. Disponível em: <http://revistaale.dominiotemporario.com/doc/SILVA,_Semiramis_Corsi.pdf>.   In: BERTIN, Enidelce. Atividade 01 (AV1): Lista de arquivos anexados pelo professor: SILVA,_Semiramis_Corsi (1).pdf. São Paulo: UNINOVE, 2016. Disponível em: <https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0003/SEU_EAD0014.php?nNreg=2366778>. Acesso em: 12 set. 2016

Continue navegando