Buscar

Desenvolvimento e a capacidades básica de equilíbrio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
OBJETIVO:
 O Desenvolvimento e a capacidades básica de equilíbrio, saltos e arremessos e Possibilitar a aprendizagem de várias habilidades portanto, é com esse desenvolvimento prazeroso da criança que o educador deverá interagir com o lúdico, cognitivo e as habilidades motoras básicas por meio de circuito motor , estimulando valores, ,brincando a criança pensa e cria novas brincadeiras
MATERIAIS UTILIZADOS: Bola, corda dentro de quadra.
DESENVOLVIMENTO
 Na terceira aula prática de Jogos, Brinquedos e Brincadeira, em vídeo aula com a professora de Educação Física a professora Janaína, iniciando a aula dando as dicas dos materiais e objetos porém: arco, corda, cone, bola, colchonete, bambolê, pode também usar mesa, cadeira, banco tudo que tiver na escola para improvisar,fazendo risco de giz, ou pode usar a própria linha da quadra assim por diante, criar obstáculo para facilitar e aprimorar a coordenação motora de maior aptidão e organizar tarefas para que o desenvolvimento do aluno se faça por completo. , depende da criatividade do professor ir elaborando e modificando a sua atividade, que possamos fazer com as nossas crianças um Circuito Motor bem prazeroso.A criança tem como direito se movimentar, experimentar e viver novos movimentos, pois é assim que ela começa a obter um maior conhecimento, das suas possibilidades corporais, sociais, e intelectuais, durante a infância que o movimento é a essência da criança, ou seja, ela aprende pelo movimento. É através dele que a criança realiza as aquisições de outras habilidades importantes, dando ao mesmo tempo uma base para o desenvolvimento em outras áreas: cognitiva, social-afetivo e principalmente motor.
. CIRCUITO MOTOR – O Circuito Motor é realizado na quadra de esporte e com os matérias especiais, possibilitando exercícios como subir, descer, correr, saltar, equilibrar, entre outros. A intensão de cada estação é trabalhar um objetivo com os alunos desenvolvendo suas habilidades. A Educação física tem essa responsabilidade com o desenvolvimento do corpo. O Circuito alcança bons resultados nas crianças, pois o que para elas é uma diversão, e para nós é uma evolução.. As crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si. Nessa brincadeira percebeu-se que as crianças vão trabalhando suas capacidades de assumindo compromissos, enquadrando-se as normas sociais estipuladas pelo próprio grupo a que pertencem ao mesmo tempo em que vão trabalhando sua coordenação motora. Observando a aula prática, sobre orientações dadas pela professora Suhellen as criançasorganizaram uma fileira e aguardando a sua vez, sempre após o outro colega.
. 
 1ª Atividade - Pulando com um pé só dentro de circulo, depois andando de costa encima de uma corda, passar pelo meio dos túneis fazendo ziz zag correndo, em seguida da um salto com dois pés encima de corda.
2ª Atividade - Com uma bola batendo no chão dando pulo dentro do arco, em seguida andando com os braços abertos com a bola na mão equilibrando encima de uma corda, seguindo com a bola arrastando no chão passando pelo meio do túneis, depois dá um salto com a bola na mão e jogar dentro de um arco.
3ª Atividade - Os alunos criaram e elaboraram as atividades, mexendo nos obstáculos, passando no arco saltando em cada um, com dois pés, passando em cima da corda rodando cada curva, pulando ao lado de cada cone em seguida da um salto na chega. 
4ª Atividade - Duas Equipe em fileira, inicia um circuito motor para uma competição, pulando dentro do arco com um pé só, em seguida em cima de uma corda pulando de um lado para o outro com dois pés, depois passando pelos cones dando galope com os dois pés, terminado o prova corre pelo lado direito e bate na mão do colega que esta na frente da fileira para ele sair e fazendo o mesmo processo. Terminando aula a professora da autonomia para os alunos organizarem e guardarem os materiais..
BRINCADEIRAS CANTADAS - As brincadeiras são muito antigas, algumas delas vêm de lugares muito distantes da Europa e foram introduzidas na história da colonização do país. Por virem de uma outra cultura trazem, às vezes, uma letra de canção sem sentido para nós, mas que é reproduzida assim mesmo pela população. Além disso, ao passar de geração para geração, as palavras das canções vão sofrendo modificações. Por isso muitas vezes, cantamos sem saber exatamente o que estamos cantando. Brinquedos cantados 	ou brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança na quais existem ritmo e movimento.
	A educação através da música, além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, efetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano. É uma atividade completa de grande valor educativo, na qual a criança se envolve integralmente. A dança e a música no ensino fundamental formam uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança representam a natural expressão de uma infância feliz e contribuem para o desenvolvimento ritmo, corporal, lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva.
Antes de iniciar cada brincadeira cantada, é interessante que explique como se desenvolve a brincadeira e certifique-se de que entenderam as explicações. Coloque a música para ouvirem e cantarem algumas vezes. Se alguma criança conhecer a letra e a música, peça para ajudá-la a cantar, até que as demais acabem decorando..
- As brincadeiras cantadas mostrada no vídeo, atividade de perseguição e travessia.
1ª –JOÃO CAÇADOR–O João (caçador) fica atrás de uma linha delimitada os demais alunos atrás de outra linha paralela uns 10m de distância uma da outra. .Ao cantar a música ( João era um bom caçador\ gostava de caçar\ um dia viu um leão\ BUM, fugiu nunca mais quis voltar) os alunos seguem em direção ao caçador e no momento que alguém disser “bum”,o caçador tentará capturá-los quem for pego, passa a ser caçador também, para ficar a salvo, todos devem retornar à linha de inicio.
A brincadeira cantada é muito importante essa atividade porque tem que está bem atento na dimensão atitudinal.
2ª –TOM E JERRY–Em circulo, de mãos dadas, o rato fica dentro e o gato fora, enquanto cantam a música (Tom é o gato Jerry é o rato\ Brinca, corre não deixa pegar\ o gato atrás do rato faz a briga começa ) (2X) os alunos giram a roda, e ao final o gato tenta pegar o rato.
	
3ª –ESCRAVO DE JÓ–A brincadeira cantada dança circular, em circulo cantando (escravo de Jó, jogavam o caxangá , tira bota e deixa o Zambelé ficar, com guerreiro com guerreiro faz o zigue, zique zá)Os alunos se envolva na brincadeira e realize trabalho em grupo, tendo ´percepção e coordenação com os movimentos realizados no final da aula o aluno vai ganhando habilidade e raciocínio mais rápido .
4ª - MOVIMENTAR–A brincadeira cantada, socialização e afetividade para o primeiro dia de aula. Em circulo de mãos dadas movimentando os pés cantado a música (movimentar, movimentar o pé direito, eu vou movimentar, movimentar, movimentar o esquerdo, vamos dar uma voltinha, um abraço e um beijinho procurar outro amiguinho para fazer essa dancinha.)
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Considerando as dinâmicas das atividades que a professora Janaína apresentou autonomia e iniciativa, auto aperfeiçoamento e perseverança e atitude dos alunos presentes, desfrutaram com alegria os momentos, dominaram todas as técnicas das atividades propostas na aula de Educação Física. As aulas com diferentes objetivos, que se distribuíram principalmente no desenvolvimento e aprimoramento do esquema corporal, da estruturação espacial e da orientação temporal, fizeram com que as crianças além de se divertirem com as atividades de movimento diferenciadas, também conquistassem um melhor domínio corporal, equilíbrio, lateralidade, entre outras habilidades, que são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando