Buscar

3ª semana 2ª ACQF Mecânica dos Solos II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/2 
	Valor da questão: 1,00 
Diz-se que um fluxo é unidimensional quando este ocorre sempre na mesma direção. Quando as partículas de água se deslocam em qualquer direção através do solo, o fluxo é tridimensional. A migração de água para um poço, por exemplo, é tridimensional.
Sobre a afirmação e a figura acima, podemos afirmar que:
	
	Na figura se observa o fluxo tridimensional e podia ser então calculado pela Lei de Poiseuille. Uma gota de água que entra em contato com a face interior da areia se dirigia retilineamente para a face inferior. Esta linha reta que o fluxo de água percorre chamamos de linha de fluxo, as próprias paredes verticais do permeâmetro são linhas de fluxo.
	
	As cotas do desenho mostram que a pressão neutra independe dos valores de z.
	
	Na figura se observa o fluxo unidimensional e podia ser então calculado pela Lei de Darcy. Uma gota de água que entra em contato com a face interior da areia se dirigia retilineamente para a face superior. Esta linha reta que o fluxo de água percorre chamamos de linha de fluxo, as próprias paredes verticais do permeâmetro são linhas de fluxo.
	
	Na figura se observa o fluxo tridimensional e podia ser então calculado pela Lei de Poiseuille. Uma gota de água que entra em contato com a face interior da areia se dirigia retilineamente para a face superior. Esta linha reta que o fluxo de água percorre chamamos de linha de fluxo, as próprias paredes verticais do permeâmetro são linhas de fluxo.
	
	A figura mostra a direção e o sentido das linhas que representam tensões efetivas.

Outros materiais