Buscar

AV Teoria Geral da Administração 2017

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0562_AV_201603283579 » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201603283579 - DILMA CHARLES BASTOS 
	Professor:
	CLAUDIA MARCIA PEREIRA LOUREIRO
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2017 16:28:20 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603375639)
	sem. N/A: Teoria Clássica
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	A importância das teorias da administração é tamanha que suas ações afetam até mesmo as estratégias da organização e sua utilização e foco têm evoluído ao longo dos anos. 
Duas Teorias servem de alicerce à denominada Abordagem Clássica: a teoria cientifica e a teoria clássica. Com base no seu conhecimento sobre as diversas fases das teorias ou abordagens administrativas, aborde duas diferenças fundamentais entre as duas teorias mencionadas.  
		
	
Resposta: Teoria Científica foi baseada diversos estudos da época e tinha ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho, e a Teoria Clássica se preocupava em estabelecer os princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções.
	
Gabarito: 
A teoria científica focava os estudos de tempos e movimentos na organização, incluindo a definição de instrumentos, movimentos inúteis, identificação das deficiências nos equipamentos e definiçao do tempo padrão da tarefa. Sua ênfase estava no trabalho.
A teoria clássica focava os estudos na estrutura das organizações, incluindo pesquisas sobre aumento da produtividade a partir do princípio da cadeia escalar, uma linha de comunicação do topo à base da organização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603375642)
	sem. N/A: Teoria Estruturalista
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Sob o ponto de vista da Teoria Estruturalista, a empresa é um sistema aberto, em constante relação com o meio externo. Há fatos econômicos e sociais do ambiente externo que influem nas organizações. 
Cite três fatos econômicos e sociais que contribuíram para o surgimento das grandes organizações 
		
	
Resposta: Com o término da segunda guerra houve uma grande migração das cidades do interior,além de soldados que voltavam ao país, havia muita mão de obra, porém faltava qualififação aos indivíduos, aumento do número de fábricas e após essa fase foram surgindo as grandes organizações.
	
Gabarito: 
Fatores: o aluno pode citar estes fatores e comentar individualmente
1. Aumento da população
2. Acumulação de recursos
3. Crescimento das cidades
4. Meios de transporte melhores
5. Produção em série
6. Diversidade de produtos
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604080336)
	sem. N/A: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Podemos identificar os princípios de Administração Científica como as regras básicas para o trabalho do administrador. Dentre a profusão de princípios defendidos, os de Taylor são os seguintes:
		
	
	Planos, Normas padronizadas, Instruções, e Incentivos;
	
	Bom senso, Supervisão, Execução, e Preparo;
	
	Planejamento, Disciplina, Orientação, e Controle;
	
	Planejamento, Preparo, Execução, e Controle.
	
	Intensificação, Economicidade, e Produtividade;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603487928)
	sem. N/A: Aula 2: Abordagem Humanística da Administração.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A pesquisa realizada com os funcionários em Hawthorne permitiu esboçar os princípios básicos da Escola das Relações Humanas, que veio a se formar logo em seguida. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma Conclusão desta Experiência:
		
	
	As pessoas precisam interagir umas com as outras, porque são serem humanos com sentimentos e emoções.
	
	O nível de produção não é determinado pela capacidade física do trabalhador, mas sim pela integração social.
	
	Os grupos formais são aqueles que surgem naturalmente nas organizações por questões de amizades, identificação e objetivos comuns.
	
	O comportamento do indivíduo está condicionado a normas e padrões sociais.
	
	O comportamento do indivíduo está apoiado no grupo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604079922)
	sem. N/A: Abordagem estruturalista
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Teoria da Burocracia como proposta por Max Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade. Entre suas características NÃO podemos apontar:
		
	
	Caráter racional e divisão do trabalho.
	
	Rotinas e procedimentos padronizados.
	
	Importância dos grupos informais.
	
	Caráter formal das comunicações.
	
	Caráter legal das normas e regulamentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603487374)
	sem. N/A: Teoria Estruturalista da Administração
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A tipologia, ou seja, a classificação das organizações resultante dos estudos realizados por Etzioni é considerada simplista e baseada exclusivamente nos tipos de controle definidos pela Teoria Estruturalista. Considerando o modelo de organização coercitiva, identifique a seguir os aspectos que representam as características da forma de ingresso e de permanência dos membros da organização:
		
	
	Convicção, fé, crença e ideologia
	
	Incentivos econômicos e possibilidade de autoexpressão
	
	Coação, imposição, força, ameaça e medo 
	
	Poder de decisão e facilidade de acesso a novos desafios
	
	Interesse e vantagem percebida
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603549936)
	sem. N/A: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando diversos dos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador, e consolidando assim essa ciência. Assinale a afirmativa que INCORRETA sobre esta Teoria.
		
	
	A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da administração.
	
	Como quase todos os autores da Teoria Clássica, os Neoclássicos também se preocupam em estabelecer os princípios gerais de administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções.
	
	Enquanto a Administração Científica punha ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais de administração, a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza fortemente os fins e resultados, na busca de eficácia.
	
	Os autores neoclássicos buscam desenvolver os seus conceitos de forma puramente teórica, alheios à aplicabilidade prática, visando principalmente o planejamento administrativo.
	
	Os autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na abordagem clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas, dentre elas a Teoria das Relações Humanas, a Teoria da Burocracia, a Teoria Estruturalista, a Teoria Behaviorista, a Teoria matemática e a Teoria de Sistemas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603577749)
	sem. N/A: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários etc, são considerados que tipos de fatores, segundo Herzberg.
		
	
	Motivacionais 
	
	Climáticos 
	
	Higiênicos 
	
	Específicos
	
	Intrínsecos 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603579385)
	sem. N/A: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5Pensando nas formas de incentivo propostas pela Teoria de Sistemas, é correto afirmar que:
		
	
	A empresa deve encontrar o melhor equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários. Dessa forma, o desempenho dos funcionários melhorará.
	
	O desempenho do funcionário será sempre melhor quando a empresa pagar a ele um salário justo pelo desempenho de sua função.
	
	Diante das questões econômicas e sociais da atualidade, os incentivos monetários devem ser sempre a principal forma de incentivo nas organizações.
	
	A melhor forma de incentivar um funcionário é através dos incentivos sociais, uma vez que esses funcionam melhor que incentivos monetários.
	
	O desempenho do funcionário está diretamente ligado às questões não monetárias, sendo assim, os incentivos monetários não influenciam o aumento da eficiência.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604053931)
	sem. N/A: Teoria da Contingência
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização. São características do Modelo Mecânico: 
		
	
	Elevada especialização do trabalho, departamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização. 
	
	Baixa especialização do trabalho, baixa amplitude de controle, baixo grau de formalização e  centralização. 
	
	Baixa especialização do trabalho, departamentalização Matricial, alta formalização e descentralização. 
	
	baixa especialização do trabalho, flexibilidade, elevada centralização e elevada formalização.
	
	Baixa especialização do trabalho, poucos número de regras e regulamentos, baixa centralização e baixa amplitude de controle. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Continue navegando