Buscar

Revisão Historia do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão História do Direito
1 – Quais principais contribuições do Direito Inglês à história do direito brasileiro?
	As principais contribuições do Direito Inglês foram baseadas no sistema parlamentar, que aqui e composto por 2 câmaras, a câmara dos Senadores representantes dos Estados e a câmara dos deputados representantes do povo, também contribuiu com o devido processo legal inspirada na clausula XXXIX da Carta Magna de 1915, que segura as garantias fundamentais justas, a garantia ao contraditório, ampla defesa, juiz natural, a publicidade, motivações e a assistência jurídica.
	Habeas corpus – que garante o direito de ir e vir, Legitimidade - o governo tem que ter aprovação do povo, direito de petição contra o Estado o texto só pode preexistir com o aval da população, limitação dos poderes dos soberanos ou governantes, foi quem institui a ideia de constitucionalismo.
 2 - Falso -O Direito Frances é caracterizado pela existência de uma constituição não escrita, pela forma de governo monárquico e pelo sistema de governo no presidencialista? 
Falso porque o direito francês é caracterizado por ter uma constituição escrita chamada de civil law, ela e uma república com sistema semiparlamentar, e onde o presidente não se limita em ser somente apenas chefe de Estado. 
3 - Governo Republicano – há eleições periódicas e os agentes políticos respondem pelos seus atos praticados no exercício de suas funções.
4 – Comente a evolução dos direitos políticos, ao longo da história do direito brasileiro, em especial nas constituições de 1824, 1891, 1934?
Constituição de 1824 – as eleições eram indiretas, voto e censitário havia a exclusão dos homens solteiros menores de 25 anos, identidade brasileira ou reconhecimento de nacionalidade.
-- Foi a constituição que teve sua origem de forma outorgada, após a independência, teve a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo, Judiciário e também um quarto o Poder Moderador, que era a chave da organização política, por ele o imperador podia intervir em qualquer dos poderes. Direitos Fundamentais.
Constituição de 1891 – as eleições eram diretas, estendidas aos homens maiores de 21 anos, proibição de reeleição e o fim do voto censitário.
-- Foi a constituição que teve sua origem promulgada, após a proclamação da república, que adotou a forma de república sob o regime representativo, união perpetua e indissolúvel, por um determinado período, pela vontade popular, supremacia da constituição. Desapareceu a descriminação de renda, ou seja, queda do voto censitário, surgimento expressamente do habeas corpus, que garantia o direito de ir e vir, ameaça ou ofendida.
Constituição de 1934 – as eleições eram diretas, surgimento do voto feminino onde poderia votar e ser votada, agora estendidos aos maiores de 18 anos e surge a obrigatoriedade do voto e o voto passou a ser secreto.
-- Foi a constituição que teve sua origem promulgada, após a revolução de 1930, foi a única da história do Brasil que era classista além dos delegados eleitos pelo povo, tinha os representantes classistas. Surgimento do Código eleitoral, adotou o constitucionalismo de bem-estar onde o Estado intervinha com o intuito de resguardas os direitos sociais.
5 – Identifique as constituições que originalmente, positivaram os seguintes institutos:
( 1934 ) Representação Classista.
( 1891 ) Controle da Constitucionalidade das leis.
( ) Senado Consultivo.
( 1824 ) Quatro poderes.
( 1934) Ordem econômica e social.
6 – É possível afirmar que a constituição de 1891 foi marcada pela influência do direito norte-americano? Justifique?
	Sim podemos afirmar que a constituição de 1891 foi marcada pela influência norte-americana, sido constituída pelo jurista Rui Barbosa, adotou o regime representativo da república federativa saindo da monarquia adotando a forma de Estado por federação onde o poder e descentralizado, uma repartição de competências residual, transferindo mais poder para os estados, representação igualitária sendo 2 senadores por estados-membros, que passaram a participar da vontade nacional.
7 – A constituição de 1934 ficou marcada pela sua longa duração e pelo cunho autoritário que permitiu a concentração de poderes nas mãos do chefe do poder executivo? Fundamente a resposta?
	Não a constituição de 1934 durou cerca de 3 anos, mas começou a surgir uma concentração de poder, sua forma de Estado era um federalismo de cooperação influenciado pelo direito alemão, aquele que um ente federado cumpre uma missão constitucional e ao mesmo tempo participa completamente nos demais entes federados.
8 - Quais são as chamadas fontes do Direito? Justifique?
	As chamadas fontes do direito são as leis, os costumes, a jurisprudência, a equidade e a doutrina.
Leis – são normas ou conjuntos de normas criadas através de processos próprios.
Costume – e a regra social derivada da prática reiterada, generalizada, prolongada, que resulta numa obrigatoriedade.
Jurisprudência – é o conjunto de decisões sobre interpretações de leis, feitas pelos tribunais.
Equidade – é a adaptação de regra existente sobre determinada situação.
Doutrina – é a produção realizada por pensadores, juristas e filósofos do direito.
9- O estado e a única fonte de produção de Direito? Justifique?
Não porque a jurisprudência produzida pelos tribunais e os costumes também produzem direitos.
10 – Considerando a evolução do direito brasileiro?
Uma das inovações trazidas pela constituição brasileira de 1981, foi a divisão do Brasil em estados e a ampla liberdade de culto, com o fim do catolicismo como religião oficial do Estado.

Outros materiais