Buscar

Documento MATRIZES DO PENSAMENTO PSICANÁLISE


Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE UNIME
MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA-PSICANÁLISE
 ATIVIDADE INTERATIVA
Beatriz tem 16 anos de idade e foi levada por sua mãe, contra sua vontade, ao serviço de Psicologia Clínica do posto de saúde do bairro onde reside. Segundo sua mãe, ela mudou muito o comportamento. É verdade que nunca fora uma menina muito comportada, sempre tinha muita disposição e energia – o que sempre a fazia praticar alguma peraltice e, inevitavelmente, a tomar uma bronca ou receber um castigo. Contudo, sua mãe revela estar passando por um grande desgosto em sua vida por conta da filha, que não mais a obedece e está “virando uma vadia”, tanto no sentido de não querer ajudar nos serviços domésticos, quanto em só querer sair com rapazes para encontros amorosos. Sua mãe preocupa-se com a má reputação da filha na comunidade, com a possibilidade de contrair DSTs ou mesmo uma gravidez precoce.
De acordo com a teoria psicanalítica, explique: 
a) em que fase de desenvolvimento Beatriz está vivendo e quais impactos são esperados em seu comportamento;
Resposta: 
Beatriz está em sua fase de adolescencia,tem o comportamento esperado,pois jovens sempre buscam novas aventuras,buscam experiências novas,dizendo querer conhecer mais o mundo em que vive.
Passam a refletir,pensa no significado das suas realizações", pode acontecer de forma diferente para as pessoas; ou ficar em desespero porque a morte estar próxima, ou o sentimento de dever cumprido. Para que ocorra, são necessárias as seguintes condições: um certo nível de desenvolvimento intelectual, a ocorrência da puberdade, um certo crescimento físico e pressões culturais que levem o adolescente à efetiva ressíntese da sua identidade. Para além das mudanças físicas já referidas acima, o adolescente adquire também a capacidade de operações formais e raciocínio abstrato. O pensamento formal constitui a capacidade de refletir acerca do seu próprio pensamento e do pensamento dos outros.
 b) esclareça porque Beatriz prefere sair com rapazes para encontros amorosos a ficar com sua mãe a ajudá-la em serviços domésticos;
Resposta:
Porque Beatriz gosta e quer se sentir livre como a maioria dos adolesecentes,não gostam de ficar somente em casa sendo mandada por sua mãe.
 c) porque Beatriz não se importa com o que pensam as pessoas importantes para sua mãe, na comunidade;
Resposta: 
Porque Beatriz prefere aproveitar mais de sua juventude do que se importar com o que os outros pensam dela e de suas atitudes,a maioria dos jovens tem se comportado sempre dessa maneira,não ouvem os pais,só ouvem a fase em que estão passando,querem se divertir,curtir como dizem os mesmos.
 d) escolha um dos teóricos que estudamos (Jung, Erickson; Adler; Anna Freud, Klein; Winnicott; Bion; Lacan ou Kandel) e utilize sua teoria para explicar o que se pode esperar do comportamento de Beatriz e como orientar a mãe para lidar com a filha.
De acordo com Erik H. Erikson,explicar o que se pode esperar do comportamento de Beatriz e como orientar a mãe para lidar com a filha?
Resposta:
Erickson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva. A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida. 
A mãe de Beatriz,deve saber como lhe dar com a situação, Muitas vezes um adolescente que precisa ter mais afetividade e não a encontra em casa, pensa que achará, ou a procura na escola através dos grupos de amigos, que nem sempre o aceitam sem que haja uma certa condição, que na maioria das vezes é de mau-caráter e mancha a personalidade da pessoa, ou até mesmo traz desinteligência com os pais, gerando uma falta de diálogo, que por sua vez, é essencial no entendimento sobre a vida, um vez que os pais já vivenciaram mais experiências passadas que os filhos podem estar vivenciando no futuro a qualquer momento.
A mãe deve ficar atenta a qualquer tipo de situação na qual a adolescente posso estar passando,ser amiga,ter dialogo com Beatriz,e contar sobre suas experiências vividas,preparando a filha para eventuais futuros.
Segundo Erikson, o adolescente que adquire a sua identidade é aquele que se torna fiel a uma coerente interação com a sociedade, a uma ideologia ou profissão, que é também uma tarefa deste estágio. A fidelidade permite ao indivíduo a devoção a uma causa – compromisso com certos valores. Também permite confiar em si próprio e nas outras pessoas, como tal, a interação social é fundamental. A formação de identidade envolve a criação de um sentido de unicidade: a unidade da personalidade é sentida por si e reconhecida pelos outros, como tendo uma certa consistência ao longo do tempo.