Buscar

Aula 2 Potencial de repouso e de acção.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acto reflexo
benichauq@gmail.com
1
Acto reflexo
benichauq@gmail.com
2
ReflexoPatelar ou de estiramento–um arco reflexo simples 
Potencial de repouso e de acção
Beni Chaúque 
belvibelvio@gmail.com
Teoria Celular
Em 1838, Matthias Schleiden e Theodor Schwann, formularam a teoria celular. 
Todos os seres vivos são formados por células.
As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos.
Membrana Celular ou plasmática
O modelo de estrutura da membrana celular aceito actualmente foi proposto em 1972 por S.J. Singer e G. Nicolson e denomina-se modelo do mosaico fluido.
Este conjunto de características estruturais e funcionais das camadas de lipidos e das proteínas imersas nelas confore à membrana o que se chama permeabilidade selectiva: a membrana é permeável, mas não a tudo.
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Processos passivos: ocorrem atráves da membrana plasmática, sem gasto de energia: difusão, difusão facilitada e osmose. 
Processos activos: ocorrem através da membrana plasmática, com gasto de energia, mantendo a diferenção de concentração entre a célula e o meio externo: bomba de sódio e potássio.
Processos mediados por vesículas – ocorrem quando vesículas são utilizadas para a entrada de partículas ou microrganismos na célula, ou para a eliminação de substâncias na célula. Endocitose e exocitose.
null
Difusão simples
Passagem do soluto da região de maior concentração para a de menor concentração
null
null
Difusão Facilitada
Neste tipo de difusão, algumas proteínas da membrana actuam facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples demorariam muito tempo para passar, tais como: a glicose, alguns aminoácidos, vitamitamas e alguns iões, como o cálcio, o cloro, o sódio e o potássio.
null
null
Transporte Activo: Bomba de Sódio e Potássio
Na célula verifica-se maior concentração de iões de sódio no líquido extracelular e maior concentração de iões de potássio no líquido intracelular.
Estes iões atravessam a membrana celular pelo processo de difusão facilitada.
O processo activo que permite a manutenção da concentração diferencial desses iões chama-se bomba de sódio e potássio.
Utilizando energia, o iões de sódio, que penetram na célula por difusão facilitada, são levados para o meio extracelular, e os iões de potássio, que saem da célula por difusão facilitada, são levados para o meio intracelular.
Transporte Activo: Bomba de Sódio e Potássio
O bombeamento de sódio para fora e o de potássio para dentro da célula são realizados por uma proteína de transporte, com gasto de energia.
A bomba de sódio e potássio é importante na produção da diferença de cargas eléctricas nas membranas, especialmente de células nervosas e nas de células musculares, propiciando a transmissão de impulsos eléctricos através dessas células.
Transporte Activo: Bomba de Sódio e Potássio
BOMBA DE Na-K ATPase
LEGENDA:
•Na
•K
•ATP
null
null
Direcção do impulso nervoso
virgiliocossa@hotmail.com
16
Membrana Neuronal
Um neurónio de uma célula animal é recoberto por uma fina membrana (60 a 70 Å de espessura) que o separa do meio intercelular, chamada de membrana neuronal.
A membrana neuronal é formada basicamente por lipídeos e proteínas entre as proteínas existem poros.
Alguns íons podem utilizar esses poros para passar através da membrana.
Os poros podem alterar sua conformação sob controle elétrico ou químico, de maneira que o fluxo iónico pode ser regulado: a permeabilidade de uma membrana a um dado íão é controlada pelas condições elétricas e químicas do ambiente no qual a célula está imersa.
Potencial da membrana
A membrana de um neurónio em repouso apresenta-se com carga eléctrica positiva do lado externo e negativa do lado interno = Membrana Polarizada.
Essa diferença de cargas eléctricas é mantida pela bomba de sódio e potássio.
Assim as cargas eléctricas estabelecem uma energia eléctrica potencial através da membrana: potencial de membrana ou potencial de repouso.
Potencial de acção
Quando um estímulo químico, mecânico ou eléctrico chega ao neurónio pode ocorrer a alteração da permeabilidade da membrana, permitindo a entrada de sódio na célula.
Com isso, ocorre uma inversão das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada, gerando um potencial de acção.
Essa despolarização propaga-se pelo neurónio, caracterizando o impulso nervoso.
Após a passagem do impulso, a membrana sofre repolarização. A bomba de sódio e potássio estabelece as concentrações do iões recuperado o estado de repouso.
Quando um neurônio está “em repouso”, uma diferença de carga é mantida entre o lado de dentro e o lado de fora da célula.
virgiliocossa@hotmail.com
20
Eventos elétricos na célula nervosa
Impulso nervoso
Esta diferença de carga é produzida e mantida amplamente por transporte activo utilizando bombas de Na+ e K+. 
As bombas enviam Na+ para fora da célula e trazem íons K+ para dentro.
Enquanto outros canais permitem algum fluxo de íons de K+ de volta para célula, os íons Na+ não podem voltar facilmente para dentro e assim, substituir as cargas positivas perdidas.
O resultado final é que o exterior das células possui uma carga líquida positiva e o interior possui carga líquida negativa.
virgiliocossa@hotmail.com
21
Principios da propação de impulsos nervosos
O estímulo que gera o impulso nervoso deve ser forte o suficiente, acima de determinado valor crítico que varia entre os diferentes tipos de neurónio, para induzir a despolarização.
Este estímulo é chamado limiar. Abaixo desse valor, o estímulo só provoca alterações locais na membrana, que logo cessam e não desencadeiam o impulso nervoso.
 
4-7-2017
benichauq@gmail.com
23
É Tudo por hoje
Querem perguntar-me algo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais