Buscar

Questões discursivas de Fundamentos de Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões discursivas de Fundamentos de Direito Empresarial
À luz do Código Civil Brasileiro e das legislações pertinentes, como podemos conceituar o Direito Empresarial atualmente? 
 Gabarito: Trata-se o Direito Empresarial ou Direito de Empresa como um conjunto de princípios e normas concernentes à estrutura e atividades das empresas. O conjunto de normas jurídicas que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais, bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas. Não podemos deixar de assinalar que se substituiu a expressão Direito Comercial por Direito Empresarial. E a de comerciante por empresário, onde adota a moderna Teoria da Empresa, prevista no Código Civil Italiano de 1942.
Como podemos conceituar o empresário individual? 
Gabarito: Como sendo a pessoa física capaz, que atua em nome individual, abreviado ou completo, e que explora profissionalmente, uma atividade empresarial. Não podendo coexistir, na mesma unidade federativa (estado-membro), dois nomes empresariais idênticos. Se a firma individual que se pretende adotar for idêntica ou semelhante à outra já registrada, deverá ser modificada e aditada de designação distintiva (Art. 1.163 e § único do C.C.)
Conceitue marca?
Gabarito: Marca sinais distintivos de identificação direta e indireta visualmente perceptíveis destinados a produtos e serviços, cujo registro garante ao seu titular a utilização de forma geral, em impressos e documentos, etiquetas e rótulos aderentes a produtos e mercadorias, fachadas, outdoors e outros meios de divulgação; sinal distintivo, suscetível de percepção visual, identifica direta e indiretamente, produtos e serviços.
Quais são os requisitos necessários para o empresário requerer a recuperação extrajudicial?
Gabarito: O exercício regular de atividades há mais de 2 (dois) anos, 
Não ser falido e, se foi, estejam declaradas extintas, por segurança transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes;
Não ter menos de 5(cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;
Não ter, obtido concessão de recuperação judicial;
Não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos na Lei Falimentar.
( R ef . :  201402761607) Pontos: 1,5/1, 5
Anamélia emitiu uma nota promissória em favor de Coralina no valor de R$ 6.900,00 (seis mil e novecentos reais). O vencimento da cambial se deu em 19 de setembro de 2013. Na véspera do vencimento, no entanto, a portadora endossou o referido título a Lucélio que, por sua vez, na mesma data, endossou parcialmente a nota para Ferdinando, no valor de R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais). Considerando a situação hipotética apresentada, responda sobre a procedência legal do endosso realizado por Lucélio. Fundamente a resposta. 
 Gabarito: Não há procedência legal, pois, o endosso parcial é nulo. Artigo 12 Lei Uniforme de Genebra. Art. 12 LUG - O endosso deve ser puro e simples. Qualquer condição a que ele seja subordinado considera-se como não escrita. O endosso parcial é nulo (...). 
 
Descreva quais são os livros comerciais obrigatórios e exemplifique. 
Gabarito: São aqueles que a empresa deve possuir e manter atualizados, independentemente de seu ramo de atividade. Ex.: Diário.
O menor pode ser sócio de sociedade comercial? 
 Gabarito: Desde que o menor tenha entre 18 e 21 anos pode ser sócio de sociedade comercial, todavia deverá ser emancipado, ou com 16 anos quando se emancipar pelo seu estabelecimento com economia própria. 
 Fundamentação do(a) Professor(a): O menor pode ser sócio de uma sociedade desde que atenda os requisitos do art. 974, parágrafo 3º do Código Civil, que determina que deve estar devidamente representado ou assistido, a sociedade deve ter seu capital totalmente integralizado e não pode ser administrador da sociedade. 
 
 Aponte como deve ser formado o nome da sociedade por quotas de responsabilidade limitada? 
 Gabarito: O nome deve ser formado por firma (ou razão social) ou por denominação. No caso de denominação, o nome deverá mencionar o ramo de atividade a que se dedica a empresa. Em qualquer hipótese, acrescentando se, ao final, a palavra "Limitada" ou "Ltda.". É de melhor técnica a denominação ("Lanches Alegria da Roça Ltda."), para que não seja necessário alterar se o nome por ocasião da entrada ou saída de um sócio ("Miranda, Silva & Companhia Limitada"). 
 Fundamentação do(a) Professor(a): O nome da sociedade limitada pode ser constituído por firma social, em que consta o nome dos sócios ou sob denominação, em que conterá o objeto social. Em ambas as situações, deverá ser acrescido pela expressão limitada. 
Conceitue e distingue trespasse e venda do ponto empresarial 
Gabarito: Trespasse consiste na venda do estabelecimento empresarial Ponto empresarial consiste na venda da localidade do estabeleci mento empresarial (Passo /Ponto) Distinção trespasse há alienação de todos os complexos de bens/ ponto empresarial apenas a venda da localização do estabelecimento empresarial. 
Em que momento as sociedades comerciais adquirem personalidade jurídica? 
Gabarito: As sociedades comerciais adquirem personalidade jurídica com a inscrição de seus atos constitutivos no registro legal próprio, que é o Registro do Comércio, a cargo das Juntas Comerciais. 
 O que caracteriza um Título à Ordem? 
 Gabarito: Traz expresso o nome do beneficiário do crédito, mas permite-se que esse transfira o título para outra pessoa, o que é chamado de endosso. 
Quais são os princípios do Direito Cambiário? Gabarito: Cartularidade, Literalidade e Autonomia.
 
Suponha que um consumidor tenha adquirido um telefone celular. Desde o momento de sua aquisição, o mesmo tem sido utilizado normalmente. Contudo, após 30 dias de uso, o mesmo apresentou problemas em seu visor, que se apresenta esfumaçado e praticamente impossibilita a visão das informações e a leitura de mensagens de texto. Esse fato caracteriza vício oculto? Por quê?
Gabarito: Caracteriza vício oculto, ou seja, aquele cuja identificação não poderia ocorrer no momento da aquisição da mercadoria, mas apenas no decorrer do uso.
O que caracteriza uma relação de Consumo?
 RESPOSTA: A relação de consumo se caracteriza pela existência da figura do consumidor em um dos polos da relação de compra e venda como destinatário final do produto ou serviço, e do outro se faz presente a figura do fornecedor, nos termos definidos no art. 3º do CDC.
uestão (Ref.: 200725179408) 
 Quais são os bens que integram a propriedade industrial? 
 Resposta: São bens integrantes da propriedade industrial: 
a) Invenção (representa uma novidade em relação ao conhecimento técnico existente, com resultado peculiar e original; algo novo, inusitado, que não existia); 
b) modelo de utilidade (diz respeito à disposição ou forma nova obtida ou introduzida em objetos já conhecidos e que resulta em sua melhor utilização; aperfeiçoamento da invenção, pequena invenção); 
c) desenho industrial (diz respeito à disposição ou forma nova obtida ou introduzida em objetos já conhecidos e que resulta em sua melhor utilização; design; alteração da forma dos objetos) e 
d) marca (sinais distintivos de identificação direta e indireta visualmente perceptíveis destinados a produtos e serviços, cujo registro garante ao seu titular a utilização de formal geral, em impressos e documentos, etiquetas e rótulos aderentes a produtos e mercadorias, fachadas, outdoors e outros meios de divulgação; sinal distintivo, susceptível de percepção visual, identifica direta ou indiretamente, produtos e serviços). 
Paulo tem dois filhos, Marcos de 17 anos e Flávio de 16 anos incompletos; gostaria então de saber se o segundo filho poderia participar como sócio de uma sociedade já que sua maior preocupação consiste justamente em tentar garantir o futuro dos herdeiros. Vamos ajudá-lo tomando por base a Teoria da Empresa e o NCC?
Gabarito: Sim, segundo o art. 972 CC o menorde 16 anos de idade só poderá participar de sociedade se estiver devidamente representado por seus responsáveis legais. 
1,5
A falência pode ser conceituada como ¿fato jurídico que atinge o comerciante, submetendo-o a um processo judicial, para arrecadar meios de pagamentos devidos ao(s) credor(es), e que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponível era menor do que o devido¿. E desta forma, considerando o conceito acima, quem são as pessoas que podem requerer a falência da sociedade.
Gabarito: O próprio devedor, o cônjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou do inventariante; o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade e qualquer credor.
Compare com a sua resposta: Traz expresso o nome do beneficiário do crédito, mas permite-se que esse transfira o título para outra pessoa, o que é chamado de endosso. 
 
O contrato de representação comercial e o contrato de agência são duas espécies de contrato muito utilizados, com particularidades próprias, devendo você conceituá-los. 
 Resposta O contrato de representação comercial é pelo qual uma das partes, pessoa física ou jurídica, se obriga a promover a realização de certos negócios para a outra parte, mediante o pagamento de remuneração. O contrato de agência é aquele pelo qual uma pessoa (o agente) assume, em caráter não eventual, e sem vínculos de dependência, a obrigação de promover à conta de outra (o preponente ou fornecedor) mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada... 
À luz do Código Civil Brasileiro e das legislações pertinentes, como podemos conceituar o Direito Empresarial atualmente? 
 Gabarito: Trata-se o Direito Empresarial ou Direito de Empresa como um conjunto de princípios e normas concernentes à estrutura e atividades das empresas. O conjunto de normas jurídicas que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais, bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas. Não podemos deixar de assinalar que se substituiu a expressão Direito Comercial por Direito Empresarial. E a de comerciante por empresário, onde adota a moderna Teoria da Empresa, prevista no Código Civil Italiano de 1942. 
 
Descreva as características de um comerciante. 
 Gabarito: O comerciante deve ter capacidade civil, isto é, deve poder dispor livremente de sua pessoa e de seus bens; ser intermediário, isto é, situar se entre o produtor e o consumidor; ter a intenção de lucrar; exercer sua atividade de forma não esporádica, isto é, habitual e profissionalmente; e atuar no próprio nome e por conta própria.
Fundamento das regras de governança corporativa é a busca de segurança na administração das companhias, razão por que se considera conveniente? 
 Gabarito: Que se privilegiem esquemas de colaboração entre os acionistas, quando o interesse social puder ser afetado.
Como podemos conceituar economicamente o comércio?
 Gabarito: É a atividade humana, de caráter especulativa, que consiste em pôr em circulação a riqueza, tornando disponíveis bens e serviços.

Outros materiais