Buscar

Banner Sarcômeros e Miofibrilas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Instituto de Ciências Biomédicas
Projeto de Extensão:
‘Felipe Romão, Luiz Antônio Peratone, Marco Aurélio, Phillipe Oliveira’’
Tema: Miofibrilas e Sarcômeros
Fotomicrografia do músculo esquelético 
A – Fotomicrografia em pequeno aumento mostra o músculo esquelético em corte longitudinal. As fibras musculares estão dispostas em fascículos paralelos; orientação vertical. Os fascículos parecem conter espessuras diferentes, o que decorre em sua maior parte devido ao plano de corte. Há ainda uma bainha de tecido conjuntivo denso que circunda o músculo. (aumento de 160x)
B – Em maior aumento, as estriações transversais das fibras musculares são facilmente identificadas. (aumento de 360x)
Eletromicrografia de músculo esquelético e estrutura de um sarcômero
A – Corte longitudinal das miofibrilas. A banda I, que é dividida ao meio pela linha Z, que é composta por filamentos finos (de actina) poucos visíveis. Estes estão fixados à linha Z e estendem-se ao longo da banda I até a banda A. Os filamentos espessos, compostos de miosina, são responsáveis pela largura da banda A. (aumento de 35.000x)
B – Diagrama ilustrando a distribuição dos miofilamentos e das proteínas acessórias dentro do sarcômero. As proteínas acessórias são a titina, uma grande molécula elástica que ancora os filamentos espessos (miosina) à linha Z que envolve os filamentos finos e ajuda a alfa-actinina a ancorar os filamentos finos às linhas Z; a tropomodulina, uma proteína de revestimento da actina, que mantém e regula o comprimento dos filamentos finos; a tropomiosina, que estabiliza os filamentos finos e, em associação a troponina, regula a ligação dos íons cálcio; as proteínas da linha M (miomesina, proteína M, obscurina), que mantêm os filamentos espessos em registro na linha M; a proteína C ligante a miosina, que contribui para a montagem normal dos filamentos espessos e que interage com a titina; e duas proteínas (desmina e distrofina), que ancoram os sarcômeros na membrana plasmática. A interação dessas várias proteínas é o que mantêm o alinhamento preciso dos filamentos finos e expressos no sarcômero, bem como o alinhamento dos sarcômeros dentro da célula.
Organização geral do músculo esquelético
A – Tecido conjuntivo intramuscular, foi-se retirado as células musculares com o objetivo de se observar o endomísio que circunda as células musculares individuais. (aumento de 480x)
B – Organização geral do músculo esquelético e sua relação com o tecido conjuntivo circundante. Endomísio circunda cada unidade celular (as fibras), o perimísio circunda um feixe muscular e o epimísio circunda o músculo. 
Esquema geral desde músculo esquelético até a unidade muscular (sarcômero)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais