Buscar

ED Transmissão Sináptica e Junção Neuromuscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS SOBRE JUNÇÃO NEUROMUSCULAR
Descreva o mecanismo de ação da toxina do botulismo.
A toxina botulínica age inibindo o complexo Snare, que é formado por proteínas inseridas nas vesículas, contendo neurotransmissores, e na membrana pré-sináptica, que unidas irão fusionar as vesículas na membrana liberando neurotransmissores. Quando ocorre essa inibição, não há liberação de acetilcolina na fenda sináptica e, consequentemente, não há contração muscular.
Porque ocorre paralisia flácida da musculatura esquelética na intoxicação com a toxina do botulismo?
A paralisia flácida muscular ocorre na intoxicação com a toxina botulínica porque, já que essa toxina se liga às proteínas do complexo Snare, impede a fusão da vesícula e a liberação da acetilcolina. Sem acetilcolina disponível na fenda, ela não se liga ao receptor nicotínico e não medeia o potencial de placa motora. Com a ausência desse potencial, ocorre o relaxamento muscular, o que leva à paralisia flácida.
Qual a aplicação do curare em cirurgias ortopédicas? Qual o mecanismo de ação do curare? Que efeitos ele provoca?
O curare é utilizado em cirurgias ortopédicas porque quando o músculo que envolve o osso (MEE) sofre uma lesão, se contrai mais, fazendo necessário o uso de uma droga que promova relaxamento muscular intenso. O curare é um bloqueador neuromuscular que age no receptor nicotínico impedindo que a acetilcolina se ligue nele, o que promove o relaxamento muscular.
O que acontece a um paciente que apresente Miastenia Gravis? Que tipo de tratamento pode ser prescrito a estes pacientes?
A miastenia gravis é uma doença autoimune que produz anticorpos contra os receptores nicotínicos, diminuindo sua disponibilidade. Há produção normal de neurotransmissor, porém existem poucos receptores. O tratamento indicado seria a utilização de medicamentos que bloqueiem a acetilcolinesterase, visando o aumento da acetilcolina.
O que é potencial de placa motora? Descreva as etapas envolvidas na promoção deste efeito.
O potencial de placa motora é um potencial despolarizante pós-sináptico. A acetilcolina, liberada pelo motoneurônio, se liga ao receptor nicotínico, levando à permeabilidade de íons e ao potencial local despolarizante.
Qual a importância do cálcio na liberação de acetilcolina?
O cálcio é fundamental no processo de fusão das vesículas, permite que as proteínas do complexo Snare se aproximem e interajam para que ocorra a fusão com a membrana.
Qual o mecanismo de ação dos inibidores de acetilcolinesterase? Qual aplicação clínica destes medicamentos?
Os inibidores da acetilcolinesterase impedem a quebra da acetilcolina através do bloqueio da acetilcolinesterase. Esses medicamentos promovem a contração muscular, por meio do aumento da disponibilidade de acetilcolina na fenda sináptica.
Como ocorre o processo de liberação de um neurotransmissor?
O potencial de ação no nervo chega na região próxima ao terminal sináptico, abrindo canais de cálcio dependentes de voltagem. O cálcio migra para o meio intracelular e interage com determinada proteína do complexo Snare. Essa proteína muda sua conformação, começa a interagir com outras proteínas, faz com que a vesícula fique mais próxima da membrana e ocorre a fusão. Após a fusão, é liberado o neurotransmissor (acetilcolina) na fenda e ele interage com seu receptor específico.
Classifique motoneurônio, placa motora e complexo Snare.
Motoneurônio = neurônio capaz de fazer o músculo estriado esquelético entrar em atividade
Placa motora = região de sinapse entre o motoneurônio e a fibra muscular esquelética
Complexo Snare = grupo de proteínas que interage com o cálcio de forma a regular a fusão das vesículas com a membrana
Qual o mecanismo de ação dos organofosforados? Explique o papel da atropina neste efeito.
Os organofosforados atuam como inibidores da acetilcolinesterase, fazendo com que muita acetilcolina seja liberada. A atropina é utilizada no tratamento de intoxicações desse tipo porque ela age como antagonista do receptor muscarínico, fazendo com que seja prevenida a parada cardíaca.

Continue navegando