Buscar

TCC nota 95

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
NOME: SCHERLEM CRIS SOARES
RU: 1327516
1 TEMA
	Tecnologias educacionais
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
		A atuação docente e o uso de Tecnologias educacionais no ensino fundamental em escolas públicas 
2 PROBLEMATIZAÇÃO
		Como a capacitação docente em relação ao uso das tecnologias educacionais pode contribuir para produção de conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem? 
3 JUSTIFICATIVA
		A tecnologia como ferramenta didática possibilita ao processo de ensino e aprendizagem uma aula mais dinâmica, atrativa, interativa e contextualizada com a realidade dos alunos. Proporciona práticas pedagógicas inovadoras que podem contribuir para resultados diferenciados, democratizando o acesso ao ensino, permitindo que muitos se apropriem do conhecimento. Nesse sentido, o profissional que atua na educação precisa ressignificar seu papel na compreensão, utilização e capacitação dessa ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. 
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
		Desenvolver um diagnóstico sobre a forma como os professores utilizam as tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem.
		
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
		Promover cursos e encontros com docentes para esclarecimentos do uso adequado das novas ferramentas didáticas; Desenvolver oficinas em laboratório de informática com grupos de professores para conhecimento e aprendizagem dos recursos tecnológicos; Formular metodologias para fornecer práticas pedagógicas claras e seguras sobre a temática estudada; Aplicar em sala de aula situações envolventes com o conteúdo trabalhado; Refletir com os professores sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, com vistas à superação dos medos e insegurança em relação à técnica.
	5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
		Vivemos em uma sociedade marcada por constantes inovações tecnológicas em que a informação acontece de forma veloz, tornando o conhecimento mais acessível. 	No entanto, mesmo com todo o avanço tecnológico percebe-se que muitos profissionais ainda não estão preparados para essa realidade social, não têm acesso ou habilidade para o uso dessas ferramentas. Neste sentido o professor deverá, segundo DEMO (1993, p.19), “firmar um novo compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem”, uma postura que deverá manter quando estiver trabalhando num ambiente informatizado.
		Necessitamos de professores que conheçam o sistema produtivo e principalmente as tecnologias educacionais porque De acordo com Belloni (2001, p.69) “o avanço tecnológico no campo das comunicações torna indispensável e urgente que a escola integre esta nova linguagem - que é a linguagem dos alunos - sob pena de perder o contato com as novas gerações”. Esta evolução em um ritmo acelerado não pode ser ignorada já que está presente na realidade dos alunos.
		
6 METODOLOGIA
		Planejamento de oficinas para buscar capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada na área das tecnologias educacionais, oportunizando aos profissionais o uso das ferramentas tecnológicas, como TV, vídeo, DVD, retroprojetores, projetor de multimídia e laboratórios conectados à internet.
		 Realizar um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor  por meio de livros, sites artigos e diversas fontes que tratam do tema. 	
REFERÊNCIAS
BELLONI, Maria Luiza. O Que é Mídia-Educação. Campinas-SP: Autores associados, 2001, p.69.
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

Continue navegando