Buscar

Stage-Gate

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Stage-Gate
Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Engenharia de Materiais
Metodologia de Projeto
Rafael Machado da Conceição
Ronaldo Dalsin
Stage-Gate
Introdução
O Stage-Gate é uma ferramenta muito utilizada para tomadas de decisões com relação à alocação de recursos.
Foi desenvolvido entre as décadas de 40 e 60 para agilizar o processo de desenvolvimento de projetos. 
Geralmente é dividido em 6 níveis (Stages) 
separados por 5 pontos de decisão (Gates)
Stage-Gate
Gates
Reuniões onde a equipe de projeto apresenta o que foi desenvolvido no ultimo “Stage” para uma comissão avaliadora.
Essa comissão, formada por pessoas com diferentes pontos de vista, decide se o projeto segue pro próximo “Stage”.
Há 4 possíveis resultados: “Go” (projeto avança); “Recycle” (projeto é retrabalhado); “Hold” (projeto é interrompido); “Kill” (projeto é descartado) 
Stage-Gate
Stages
O modelo comum é composto dos seguintes níveis: Geração de Idéias, Escopo, Plano de Negócio, Desenvolvimento, Teste e Validação e Lançamento
Stage-Gate
Stages
Nível 0: Geração de Idéias
Estágio onde se começa a pensar sobre o projeto, com mais liberdade para idéias de multiplas fontes, alimentando, assim, o processo de inovação.
Stage-Gate
Stages
Nível 1: Escopo
Estágio onde as idéias consideradas promissoras são trabalhadas para que se possa decidir por realizar um estudo mais amplo.
Stage-Gate
Stages
Nível 2: Plano de Négócio
Estudo mais robusto do projeto em desenvolvimento. É nesse estágio que começam as pesquisas para uma estimativa inicial de custos e receitas em relação a todo o ciclo de vida do projeto.
Stage-Gate
Stages
Nível 3: Desenvolvimento
Nesse nível, aumenta-se a quantidade de investimentos no projeto, desenvolvendo-o até que se obtenha o primeiro protótipo do produto/processo/serviço
Stage-Gate
Stages
Nível 4: Teste e Validação
O protótipo do estágio anterior é submetido a uma bateria de testes. Testes técnicos que irão aperfeiçoar o projeto e eliminar imperfeições e testes de mercado para verificar a aceitabilidade e demanda do produto/processo/serviço
Stage-Gate
Stages
Nível 5: Lançamento
Projeto pronto pra ser lançado. Se os estágios anteriores foram realizados adequadamente, o resultado do lançamento será, provavelmente, o sucesso do novo produto/processo/serviço.
Estudo de Caso 
Pretende-se descrever a metodologia de PDNP utilizada por uma indústria do Polo Moveleiro da Serra do Rio Grande do Sul, sob a ótica do Stage-Gate.
A empresa XXX atua principalmente, no ramo de acessórios para a indústria moveleira. Atualmente, fabrica uma linha de produtos constituídos por diversos componentes utilizados na indústria moveleira, sendo que os puxadores para móveis são os seus principais produtos (fabricados por injeção/extrusão de polipropileno).
Cada gate possui um documento para avaliação, denominado documento de entrada e para aprovação. Cada etapa deve ser aprovada para que o processo continue em andamento, caso contrário, ele retorna a etapa anterior para ser reavaliado ou ter o processo arquivado, podendo retornar posteriormente conforme interesse da empresa.
Geração de idéias
As demandas do mercado são obtidas através de pesquisa junto aos clientes 
A segurança da viabilidade comercial e técnica nesta etapa, segundo avaliação dos envolvidos, 20% (Comercial) e 10% (Técnica), pois surgem muitas ideias para o projeto, advindas das pesquisas dos designers e engenheiros.
Alternativa de produto
Aqui, avaliam-se as possibilidades de comercialização, as possíveis aplicações do novo produto e as tecnologias utilizadas.
Nesta etapa, avaliam-se as implicações financeiras do projeto, as aplicações do novo produto e as possibilidades técnicas, aumentando o percentual de segurança comercial, passando nesta fase para 50%, e 20% de segurança
Projeto de produto
Nesta etapa analisa-se com profundidade a viabilidade financeira e mercadológica.
Nesta fase estima-se que viabilidade comercial deve estar avaliada em 70%, enquanto que a viabilidade técnica é avaliada pela empresa em 30%, devido ao aumento das possibilidades de análise das implicações tecnologias
Prototipagem
Neste Stage avalia-se o orçamento previsto, o cronograma do PNP, os esboços de desenhos, o mockup e as predefinições.
Esta etapa exige um alto nível de utilização dos recursos financeiros e engenharia, pois a equipe de projeto gasta em torno de 80 horas, para encontrar as soluções tecnológicas de produto e de produção para a inovação proposta na etapa anterior.
O nível de segurança de viabilidade técnica para esta etapa de desenvolvimento é avaliado pela empresa em 70%, pois desenvolve-se o protótipo, o qual recebe testes que simulam as aplicações do produto, medindo a sua confiabilidade.
A segurança de viabilidade comercial é de 90%, segundo a avaliação da empresa, pois já é possível verificar e mostrar aos vendedores o protótipo do novo produto.
Ferramental
Desenvolve-se o ferramental para a produção. Esta é a fase mais demorada do projeto, devido ao tempo de confecção da matriz (80% do custo do projeto)
Caracteriza-se por uma fase importante, pois define-se o produto final, onde atinge-se 100% de segurança da viabilidade comercial e 90% de viabilidade técnica
Lote piloto
A engenharia de processos desenvolve e ajusta o processo de produção do novo produto, realizando o lote piloto. Para tanto, realiza-se testes e ajustes no ferramental e máquinas, reavaliando o roteiro de produtivo planejado, criando alternativas de manufatura e encontrando soluções sem alterar as características fundamentais do produto. A capacitação dos operadores, analistas de qualidade e gestores da manufatura, sobre o novo produto é realizado nesta etapa.
Nesta fase não é permitido a alteração de características do novo produto
Lançamento e vendas
Stage-Gate
Bibliografia
Cooper, Robert G.; Edgett, Scott J. (1 March 2012). "Best Practices in the Idea-to-Launch Process and Its Governance". Research-Technology Management 55 (2): 43–54. 
Newfoundland and Labrador Department of Innovation, Business and Rural Development. "What is Opportunity Management?". p. 6.
Universidade de Caxias do Sul – mostraucsppga - A UTILIZAÇÃO DO STAGE-GATE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVO PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando