Buscar

Bioquímica clínica dia 27.10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica clínica – Aula do dia 27/10/16
Os lipídeos presentes na dieta precisam ser digeridos, para serem absorvidos. A característica comum dos lipídeos é a insolubilidade em água, tendo grupamentos apolares em suas estruturas químicas e anfipáticos – polares e apolares. O maior componente lipídico da nossa alimentação é o triacilglicerol – 3 ácidos graxos e 1 glicerol. Ele precisa ser digerido, separando os ácidos graxos do glicerol, para que esses compostos sejam absorvidos. Se não houver essa separação, ele não será distribuído á todo o corpo. A lipase, enzima produzida pelo pâncreas, catalisa a hidrólises dos principais lipídeos presentes na alimentação, para que aja a absorção. 
A colesterol esterase é uma enzima que faz com que os AG do colesterol que está esterificado, sejam separados. 
As porções absorvíveis irão passar da luz para a célula intestinal, onde a maior parte dos lipídeos não consegue atingir a corrente sanguínea, justamente pela característica insolúvel. E, para isso, há a necessidade da formação de uma associação entre lipídeos e proteínas, formando lipoproteínas, que é a forma com que esses lipídeos podem ser transportados. 
Porção proteica da lipoproteína = Apoproteína.
Quilomicrons = lipoproteínas formadas a partir dos lipídeos exógenos (da dieta), que foram absorvidos na mucosa intestinal. Primeiramente, serão encaminhados para os vasos linfáticos, até a veia subclávia, onde irão para a corrente sanguínea. 
O colesterol é anfipático, mas quando está associado á AG, fica hidrofóbico. Os lipídeos anfipáticos ficam na superfície. 
VLDL – lipoproteína de baixa densidade. Depende da quantidade de lipídeos presentes na proteína. As que têm mais proteínas, tem menor densidade. Produzida para carregar lipídeos endógenos, produzida no fígado. O componente lipídico é grande em relação ao protéico. 
LDL – lipoproteína de baixa densidade. Principal lipoproteína que carreia colesterol. Chamada de ‘’mau’’ colesterol, pois quando em grande quantidade, é suscetível á oxidação por radicais livres. Quando oxidada, pode provocar um processo de formação de placa de ateroma, entrando nas falhas do endotélio e estimulando a fagocitose por monócitos, que migram para esse local e formam as células ‘’espumosas’’ (levam a um processo inflamatório). 
HDL – lipoproteína de alta densidade. Tem um menor componente lipídico e um maior componente protéico. Faz o transporte reverso dos tecidos para o fígado, para que este metabolize o colesterol e o converta.

Outros materiais