Buscar

SEMINÁRIO FROEBEL H. E F.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicas:
Jéssica Gabriely
Mikaély de Mattos
Profª. Ma. Patrícia Gressler Groenendal Da Costa 1º ano de Letras - 2016
Disciplina: História e Filosofia da Educação
Grandes pensadores 
 introdução
O presente trabalho será dividido em três partes, que serão explanadas as seguintes questões: vida, obra e métodos de ensino de Froebel.
Vida: Friedrich Froebel (1782-1852) 
  Friedrich Wilhelm August Froebel
Nascido em 21 de abril de 1782, em Oberweissbach, na Alemanha. 
Froebel é o sexto filho de um pastor protestante.
O pai o considerava um “mau sujeito” com recursos intelectuais limitados.
 Obrigava-o a assistir aos ofícios religiosos, mas afastado dos outros, fechado na sacristia. 
 
Cresceu sem a presença de sua mãe, seu pai o julgava como um ser incapaz de cursar uma faculdade.
Casou-se com Henriette Hoffmeister. 
Tinha como parceira em sua causa idealista na escola de Keilhau, Louise Levine. 
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. 
Em 1837, Froebel abriu o primeiro jardim de infância, Kindergarten, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro.
Além de a Instituição enfrentar graves problemas econômicos, em 1851, Froebel foi confundido com um sobrinho esquerdista, e o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins de infância.
Froebel ainda tentou, sem êxito, dar continuidade a seu trabalho em Marienthal, na Saxônia, onde morreu em 21 de junho de 1852.
Jardim de infância (Kindergarten)
Principais obras
Outras obras de froebel
1811 – A “filosofia da esfera”.
1833 – Princípios da educação do homem, escrito em 1830.
 
1837 – Ele redige os primeiros textos sobre o jogo e os “dons”, publicados nos anos seguintes na sua segunda revista semanal, Sonntagsblatt (Folha dominical). 
1843 – Notícias e prestação de contas sobre o jardim de infância alemão.
1844 – Mutter-und Koselieder [Cantos para as mamães e os filhinhos], em que expõe seu projeto pedagógico para os bebês e crianças de 1 a 2 anos.
1850 – “O semanário de Friedrich Froebel”.
1851 – Último periódico lançado, Revista periódica sobre os esforços de Friedrich Froebel
 MÉTODOS DE ENSINO 
 Mikaély de Mattos
Valorização da Educação
Ao longo do século XX, a educação infantil foi produzida e evoluiu de diferentes formas, sob a influência de diferentes pedagogos ou educadores, a começar com Froebel.(Laila Azize Souto Ahmad, 2009.)
Escola Padrão 
A punição na escola tradicional era algo presente em todos os momentos, isso fazia com que os alunos sentissem medo de cometer algo de errado. (Alfredo Lemos, 2010.)
Escola Proposta por Froebel
 Froebel [...] enfatizava a importância do jogo e do brinquedo no processo de desenvolvimento infantil, sendo por isso, notoriamente o precursor de uma pedagogia diferenciada para a educação das crianças e dos mais velhos, agrupando-os em diferentes faixas etárias. (Laila Azize Souto Ahmad, 2009.)
Importância da Família 
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. 
(Elen Campos Caiado, 2015.)
Ambiente Escolar 
Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola. 
(Thais Gurgel, 2008 .)
AHMAD. Laila Azize Souto.Um breve Histórico da Infância e da Instituição de Educação Infantil. Disponível em : <http://www.partes.com.br/educacao/historicodainfancia.asp> Acesso em: 23 de out. 2016.
MELLO, Monnique. Fotos chocantes revelam o triste cotidiano do trabalho infantil nos EUA no século XX. Disponível em : <https://monniquemello.wordpress.com/2013/10/11/fotos-chocantes-revelam-o-triste-cotidiano-do-trabalho-infantil-nos-eua-no-seculo-xx/> Acesso em: 22 de out. 2016.
LEMOS, Alfredo. A escola tradicional. Disponível em : <http://wwwpaginasdouradas.blogspot.com.br/2010/11/escola-tradicional.html> Acesso em: 23 de out. 2016.
CAIADO,Elen Campos. A importância da parceria família e escola. Disponível em : 
<http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/a-importancia-parceria-familia-escola.htm> Acesso em: 23 de out. 2016.
GURGEL, Thais. A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade também são importantes na Educação das crianças. Disponível em : <http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/ambiente-escolar-405729.shtml> Acesso em: 22 de out. 2016.
Referências 
ARCE, Alessandra. Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. In: Revista Brasileira de Educação. p.107- 155. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a09.pdf>
Acesso em: 15 de out. 2016. 
 
FERRARI, Márcio - Pensadores da Educação: Friedrich Froebel, 2011.
 Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/friedrich-froebel-307910.shtml>
Acesso em: 15 de out. 2016.
 
FRIEDRICH FROEBEL – O FORMADOR DAS CRIANÇAS PEQUENAS.
Disponível em:
<http://novaescolaclube.org.br/rervistas/especiais/22/reportagens/friedrich-froebel> Acesso em: 15 de out. 2016.
 
HEILAND, Helmut. Friedrich Fröbel / Helmut Heiland; tradução: Ivanise Monfredini. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.138 p.: il. – (Coleção Educadores) Inclui bibliografia. ISBN 978-85-7019-562-3.
Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/325877738/Friedrich-Frobel-Helmut-Heiland> Acesso em: 15 de out. 2016.
 
SILVA, Márcia Gomes dos Santos – RECANTO DAS LETRAS.
Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4243695>
Acesso em: 15 de out. 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando