Buscar

História e Filosofia da Educação

Prévia do material em texto

1) O período joanino destacou-se pela:
R= Criação e expansão do ensino superior no Brasil.
2) Podemos afirmar que no processo educativo imposto pelos Jesuítas no Brasil o corpo também foi "EDUCADO".
Identifique, nas opções abaixo, aquela que mostra essa forma de "educação" do corpo:
R=  Imposição do trabalho e das vestimentas.
3) Na quarta última parte dos anos 1900, a educação infantil brasileira vive intensas transformações. É durante o regime militar que tantos prejuízos trouxeram para a sociedade e para a educação brasileiras, que se inicia esta nova fase, que terá seus marcos de consolidação nas definições da Constituição de 1988 e na tardia Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A legislação nacional passa a reconhecer que as creches e pré-escolas, para crianças de 0 a 6 anos, são parte do sistema educacional, primeira etapa da educação básica. (Moysés Kuhlmann Jr.)
Com relação à trajetória da educação infantil no Brasil, durante o final do século XIX e o século XX, podemos afirmar, corretamente:
R= No Brasil, as instituições de educação infantil sempre receberam atenções dos grupos dedicados ao ensino e dos grupos dedicados ao assistencialismo.
4) O ateniense Sócrates nada deixou de escrito, teve suas ideias divulgadas por dois de seus principais discípulos, Xenofonte e Platão, evidentemente, devido ao brilho deles, é de se supor que nem sempre tenham sido realmente fiéis ao pensamento do mestre. Apesar disso, podemos destacar como característica do pensamento de Sócrates:
R= A partir do pressuposto “só sei que nada sei”, inicia a busca do saber.
5) Friedrich Froebel (1782–1852) nasceu na Turíngia, região da atual Alemanha. Aprendeu com os filósofos idealistas e, no campo educacional, seguiu muitas das ideias apresentadas por Pestalozzi.
Das afirmativas abaixo, qual melhor caracteriza a contribuição pedagógica deixada por Froebel?
R= Sua principal contribuição pedagógica resulta da atenção para com as crianças na fase anterior ao ensino elementar, ou seja, a educação da primeira infância. Pioneiro, fundou os jardins de infância, em alusão ao jardineiro que cuida da planta desde pequenina para que cresça bem, pressupondo que os primeiros anos são básicos para a formação humana.
6) "Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais." (SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:
Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse.
R= As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho.
7) Podemos afirmar que o pensamento filosófico se baseia, desde sua origem:
R= na busca de soluções que, imediatamente, conduziam a novas questões.
8) Platão é considerado, por alguns autores, o primeiro filósofo da educação, pois voltou suas atenções para as questões referentes à formação intelectual do homem, especialmente aquele que desejava fazer parte do Estado. A educação segundo ele deveria:
R= Restringir-se aos reis, pois apenas eles teriam capacidade moral para alcançar o verdadeiro conhecimento.
9) Na Idade Média, o advento do Cristianismo originou novas concepções de vida, do homem e de Deus, que desafiaram o pensamento filosófico. Essas novas concepções podem ser traduzidas através da expressão “Crer para compreender”. A partir dessa expressão, explique a relação entre fé e razão no pensamento medieval.
Sua Resposta:
A fé crer sem ver, confia naquilo que ainda não existe ou naquilo que ainda não se pode ter certeza, e crer para compreender algo além daquilo. A razão só crer a partir do momento que ver, ou que compreende algo que viu.
10) “Coletividade pequena, assentada sobre a propriedade comum da terra e unida por laços de sangue, os seus membros eram indivíduos livres, com direitos iguais, que ajustaram suas vidas às resoluções de um conselho formado democraticamente por todos os adultos, homens e mulheres da tribo”. (PONCE, 1986, p. 17). O trecho anterior trata de uma descrição da organização das sociedades denominadas primitivas. Descreva como se dava a educação nessas sociedades?
Sua Resposta:
Se dava pelo método da imitação e atividades relacionadas à vida da tribo, a sobrevivência e aos costumes.
11) A Idade Média constitui um daqueles momentos controvertidos da história da humanidade, pois foi uma fase de grandes agitações, de instabilidade política e social e de uma pluralidade de ordens normativas. O início da Idade Média e do feudalismo coincidem com a queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476.
Levando em consideração o texto acima, bem como seus conhecimentos acerca do período em questão, analise as afirmações abaixo e selecione a incorreta:
R= O antropocentrismo e o Iluminismo foram correntes filosóficas significativas da Idade Média.
12) Comenius, na obra Didática Magna, utiliza-se da seguinte metáfora: os professores devem ser como os organistas, que tocam uma partitura sem que a tenham composto. A partitura, aqui, equivale ao livro didático, que condensa a matéria de ensino. Assim, de acordo com esse pensamento de Comenius:
R= Qualquer pessoa que soubesse ler e escrever seria capaz de ensinar, caso tivesse um bom livro didático, o que permitiria o ensino em massa.
13) O Renascimento é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e ensejou o movimento conhecido como Humanismo, que retomava o antropocentrismo em oposição às concepções medievais. Com relação à educação e à infância durante o Renascimento cultural podemos afirmar, corretamente:
R= Com o Renascimento, ao contrário do que ocorria durante a Idade Média, há uma maior preocupação dos adultos com as crianças, preocupação essa que se refletirá na elaboração de concepções analíticas, de teorias sobre o desenvolvimento infantil, o fortalecimento do colégio, lugar social que presencia essa transformação, o mundo da infância separa-se, definitivamente, do mundo adulto.
14) Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado. Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
R= Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passariam do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
15) Comenius, considerado um marco no contexto da Reforma, foi pioneiro ao sistematizar o velho e o novo da pedagogia. Seu projeto é baseado em vários princípios, dentre eles a adequação das questões à capacidade infantil. Ele foi inovador porque considerou a especificidade do ensinopara a infância, trazendo uma nova preocupação para o ato de ensinar. Preocupava com a sistematização dos conhecimentos, chegando a criar um manual ilustrado sobre todas as coisas para facilitar a aprendizagem, pressupondo uma nova sistematização do saber.
Assim, com relação às propostas de Comenius é incorreto afirmar:
R= Comenius não se preocupava com a sistematização dos conhecimentos e a organização de manuais.
16) Sobre a companhia de Jesus do Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
R= Tinha como principal objetivo a educação de mulheres, sobretudo filha de colonizadores.
17) A Grécia não constituiu, como as civilizações orientais, um país unificado, não existia uma unidade política com um capital e um governante com poder sobre toda ela. A base da sociedade grega eram as cidades-Estados. Essas cidades, também chamada de pólis, eram formadas por uma cidade cercada de terras com campos cultivados e pastos, uma espécie de “mini país” com suas leis e governos. Portanto, cada cidade-Estado tinha grande autonomia em relação às demais. Os únicos fatores que uniam os povos dessa região era a religião e o idioma. Os gregos, ao contrário do que muitos acreditam, tinham consciência de que pertenciam a uma cultura comum, mas as cidades-Estados raramente se uniam. Apesar das cidades-Estados organizarem a educação de uma forma diferente, em alguns aspectos a formação do homem tinha pontos em comum. Apenas os membros da aristocracia tinham direito à educação. Esses jovens eram primeiramente confiados a preceptores e posteriormente enviados à escola, que não era o único local em que ocorria o processo de ensino-aprendizagem. As atividades coletivas como o teatro, os jogos olímpicos, banquetes e reuniões na ágora eram vistas como momentos de aprendizagem. 
Com relação a educação grega, podemos afirmar:
R= Em relação à educação de que necessitava o homem grego, Esparta e Atenas apresentavam aspectos diferentes, em que Atenas valorizava uma educação mais intelectual.
18) (ENADE Pedagogia 2011) Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M.
Pareira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10-11.
Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes.
 
I. A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.
II. A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.
III. A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.
IV. A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas, Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.
É correto, apenas, o que se afirma em:
R= I e II.
19) “(...) De uma tribo a outra, de uma a outra região, diferem as técnicas, os meios, os objetivos explicitamente afirmados da crueldade; mas a meta é sempre a mesma: provocar o sofrimento. Em outra obra, tivemos a oportunidade de descrever e iniciação dos jovens guaiaquis, cujos corpos, em toda a sua superfície, são escavados e revolvidos. A dor acaba sempre se tornando insuportável: sem proferir palavra, o torturado desmaia. (...) poder-se-iam multiplicar ao infinito os exemplos que seriam unânimes em nos ensinar uma única e mesma coisa: nas sociedades primitivas, a tortura é a essência do ritual de iniciação. Mas essa crueldade imposta ao corpo, será que ela não visa a avaliar a capacidade de resistência física dos jovens, a tornar a sociedade confiante na qualidade dos seus membros? Seria o objetivo da tortura no rito apenas fornecer a oportunidade de demonstração de um valor individual? (...) Entretanto, se nos limitarmos a essa interpretação, estaremos condenados a desconhecer a função do sofrimento, a reduzir infinitamente o alcance de seu propósito, a esquecer que a tribo, através dele, ensina alguma coisa ao indivíduo.” Pierre Clastres.
Nas sociedades tribais os rituais de passagem tinham um forte caráter educativo, das alternativas abaixo, qual não corresponde às características da educação das crianças nesse período? 
R= A organização social das tribos não se baseia em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, predominando a dominação de um segmento sobre o outro.
20) “Os pais não eram livres para educar seus filhos da forma que queriam. Quando nascia, a criança era levada a um lugar onde se reuniam os mais velhos de cada tribo. Ali era examinada e, se fosse saudável, ordenavam que fosse criada; se possuísse compleição frágil, era atirada do Monte Taigeto. Acreditavam que, estando destinada desde o nascimento a não possuir força nem saúde, não seria vantajoso nem para ela nem para o Estado deixá-la viver”. (Plutarco. Vidas Paralelas). Pode-se destacar como valor preponderante da educação espartana a:
R= Preponderância do Estado sobre a família e o indivíduo.
21) Com a Reforma Protestante, o controle educacional, exercido pela Igreja Católica, começou a ser contestado. O primeiro a opor-se aos abusos da Igreja também foi o primeiro a apresentar novas propostas para a educação das crianças e jovens. Dentre as afirmações abaixo, qual corresponde adequadamente aos posicionamentos de Martinho Lutero?
R= A educação, ao contrário do que ocorria na época, deveria abrir mão da memorização e dos castigos físicos.
22) Sobre a Reforma Protestante é incorreto afirmar:
R= Foi um movimento de oposição à Igreja católica e teve início com Inácio de Loyola na Alemanha.
23) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado:
R=na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.
24) Durante milhares de anos homens e mulheres viveram em comunidades nas quais não havia desigualdade entre as pessoas e não existia propriedade privada, ou seja, as terras e as riquezas pertenciam a todos, não havia nenhum tipo de privilégio. A propriedade era coletiva, tudo era dividido igualmente entre os membros da comunidade, não existia nem “o meu” nem “o seu”, mas sim “o nosso”. No termo “comunidade” havia uma cooperação muito grande entre todos os indivíduos. A palavra “primitiva”, ao contrário do que muitos imaginam, não quer dizer “atrasada”, mas apenas que eram sociedades mais simples, organizadas pelos primeiros seres humanos, representando outra maneira de viver. O que é importante ressaltar a respeito das comunidades primitivas é que nem todas se transformaram da mesma maneira e nem todas se dissolveram, ou, como preferem alguns, alcançaram a “civilização”. A história humana apresenta múltiplas possibilidades, pois não há caminho único na História. Alguns historiadores, por exemplo, qualificam as comunidades indígenas do Brasil como comunidades primitivas, todavia, não podemos esquecer que cada comunidade indígena tinha suas próprias características culturais.
A partir do texto acima e das reflexões realizadas durante as aulas, com relação a “educação antes da escola”, podemos afirmar corretamente:
R= A educação das crianças e dos jovens tornou-se instrumento central para a sobrevivência dessas primeirascomunidades humanas, pois era responsável pela transmissão dos conhecimentos até então acumulados pelo grupo e para o desenvolvimento cultural.
25) Em 1932 foi publicado no Brasil, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por 26 intelectuais e educadores, dentre eles Fernando de Azevedo, que também foi o redator do documento, e Anísio Teixeira. Tal documento defendia a educação leiga e obrigatória como dever do Estado e implantada em todo o território nacional. Na realidade, um dos objetivos mais relevantes do Manifesto era eliminar o caráter discriminatório e antidemocrático da educação brasileira.
Dos intelectuais abaixo relacionados, qual exerceu diretamente influência sobre o movimento escolanovista brasileiro?
R= Dewey.
26) Com o fim da Antiguidade, após a queda do Império Romano e o crescimento do poder da Igreja Católica, ocorre uma profunda transformação na família e na visão dos adultos acerca da infância. Assinale a alternativa que melhor caracterize aspectos da visão medieval de infância:
R= O sentimento de infância oscilou durante o período medieval entre o igualitarismo e o pessimismo.
27) Em 1808, devido às ameaças de Napoleão à Corte Portuguesa, a família real transferiu-se para o Brasil sob a proteção da Inglaterra. A cidade do Rio de Janeiro precisou adaptar-se rapidamente ao grande número de nobres que “invadiram” casas e ruas, antes pacatas. Essa mudança da capital do Império português ocasionou profundas modificações na vida cultural brasileira e, consequentemente, na educação. Com relação a essas modificações, podemos afirmar corretamente:
R= A vinda da Família Real foi responsável pela fundação do ensino superior, que tinha como objetivo preparar os elementos indispensáveis ao funcionamento administrativo e político do governo.
28) “Coletividade pequena, assentada sobre a propriedade comum da terra e unida por laços de sangue, os seus membros eram indivíduos livres, com direitos iguais, que ajustaram suas vidas às resoluções de um conselho formado democraticamente por todos os adultos, homens e mulheres da tribo”. (PONCE, 1986, p. 17). O trecho anterior trata de uma descrição da organização das sociedades denominadas primitivas. Descreva como se dava a educação nessas sociedades?
Sua Resposta:
A Educação existe mesmo onde não há escolas. Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.
Na Idade Média, o advento do Cristianismo originou novas concepções de vida, do homem e de Deus, que desafiaram o pensamento filosófico. Essas novas concepções podem ser traduzidas através da expressão “Crer para compreender”. A partir dessa expressão, explique a relação entre fé e razão no pensamento medieval.
Sua Resposta:
A razão na Idade Média não era desprezada, porém ela estava a serviço da fé. Um dos maior pensadores da filosofia medieval, São Tomás de Aquino chegou a declarar: ''A fé precede a razão''. A razão era usada para, de certa forma, explicar a fé. Criou-se uma relação de subordinação de uma à outra.

Continue navegando