Buscar

AD1 2016 2 sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação a distância 1 – 2016.2
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Coordenador (a): 	ADRIANA DE ALMEIDA 
Aluno (a): Lucília do Nascimento Martins
Matrícula.: 16212080245
Polo: Paracambi 
Tutor presencial: Elza Neves 
PARTE I
Criada no século XIX como o objetivo de dar conta dos processos sociais que ocorriam na Europa, a Sociologia se consolidou como uma ciência que explicou diferentes fenômenos da sociedade contemporânea. Considerando as discussões e os materiais didáticos utilizados nas duas primeiras aulas, responda as questões a seguir.
Questão 1: Assista aos vídeos postados na plataforma, leia o material escrito e responda:
O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)
Para Durkheim, Fatos sociais é um conjunto de regras e normas coletivas que determinam a ação individual. Tudo que é coletivo, exterior ao indivíduo e coercitivo, está nas representações que são os estados da consciência coletiva, e não os estados de consciência individual, uma vez diferentes por natureza.
A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)
A não depilação é um fenômeno social, e é levantado por alguns grupos feministas. Aqui no Brasil há um mito que pelos sejam sinônimo de desleixo e sujeira. Algumas mulheres têm cada vez mais aderindo a uma espécie de corrente que clama pela liberdade de não se depilar, isso gera críticas, pois as mulheres foram condicionadas a tratarem seus pelos e cabelos como um marcador social. 
De que modo, o exemplo das crianças em uma escola de Águas de São Pedro mostrado no vídeo sobre Durkheim, indica o processo de construção dos indivíduos como seres sociais? (1,5)
O vídeo mostra o grande esforço das crianças, em compreender as regras, uma disposição de se integrar ao grupo, num espírito de adesão sentindo que fazer parte de alguma coisa faz bem. Aprender a respeitar as regras, aprender a amar o grupo do qual você faz parte e começar a refletir sobre essas regras que devem ser aprendidas desde muito cedo.  Demonstrando como o homem é um ser social e a escola como instituição social, ela ensina, incentiva, preparando todos para a vida em comunidade.
De acordo com Karl Marx, como as relações de produção definem o lugar ocupado pelos indivíduos na sociedade? (1,5)
Para Marx as relações sociais estão fundamentadas na produção, onde relação indivíduo e sociedade não estão separadas do fator econômico. De modo que cada indivíduo ocupe uma posição social de acordo com a sua parcela na produção e na apropriação da produção.
O modo de produção capitalista corresponde à relação social entre duas classes, a burguesia que explora a massa trabalhadora, que não acumula capital, só é proprietária da força de trabalho. Sendo assim, vemos a definição de cada indivíduo na sociedade.
De acordo com o vídeo sobre Marx, porque Sabaúna exemplifica o funcionamento do modo de produção capitalista? (1,5)
A população de Sabaúna vive em torno da fábrica, tal como as cidades industriais do século XIX. Sabaúna para Marx, essa seria uma cidade operária, que em seu funcionamento, a mesma contava com uma ferrovia, que servia para o transporte da produção. 
Utilize um dos autores clássicos e explique o fenômeno da desigualdade social retratado na imagem abaixo. (1,5)
As desigualdades são frutos das relações, sociais, políticas e culturais. Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações, onde o poder de dominação é que da origem a essas desigualdades. Um sistema de dominação onde uma classe produz e a outra consome, ilustrada pela imagem acima, que representa a maior proporção de uma classe pobre (operários, assalariados, massa), convivendo ao lado de uma parcela mínima de uma classe superior, a predominância de uma classe sobre as demais. A imagem é uma das melhores representações de manutenção do sistema capitalista. 
Construa um texto explicando a importância da Sociologia para a compreensão dos fenômenos sociais das sociedades contemporâneas. (1,0)
A sociologia é, para todos os fins, uma ciência, dedicada a nos ajudar a entender nossa sociedade e a forma que interagimos uns com os outros e com as estruturas institucionais. Um olhar que nos traz novas perspectivas para problemas de nossa realidade coletiva. O estudo do comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam pessoas e instituições. 
Sociologia serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações, compreendendo as diferentes sociedades e culturas, como por exemplo, etnias, grupos, tribos, e outros. 
Contudo, a Sociologia é uma ferramenta para o entendimento das transformações ocorridas na sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando