Buscar

Aula_4_PETI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 4
GESTÃO DE TI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI
Fatores críticos de sucesso da gestão da TI. (FCS)
Como o próprio nome indica, um fator é considerado crítico para o sucesso quando tem importância vital para contribuir ou determinar o sucesso de alguma coisa. Pode-se abordar os fatores críticos de sucesso de todo o negócio, de um projeto específico ou, de toda a área de TI de uma organização.
Os fatores críticos de sucesso na gestão da TI estão relacionados às questões essenciais (e não secundárias) que podem contribuir para que a gestão da TI seja bem sucedida na organização.
Cada organização tem uma realidade própria, no entanto, as características do meio ambiente são similares e os desafios gerenciais para se tornar competitivo são também semelhantes para todas as organizações. Assim sendo, é possível apontar os fatores críticos que são comuns à maioria das organizações, independente de sua área de atuação ou de seus produtos e serviços.
O que todas as organizações têm em comum é que a TI é uma ferramenta estratégica e da qual dependem cada vez mais para implementar suas operações e estratégias de negócio.
Compreender onde estão os pontos mais delicados é importante para que o gestor de TI possa estabelecer adequadamente as estratégias da sua área, não esquecendo de focalizar em seus planos de trabalho as questões essenciais para o sucesso da mesma.
Assim, se um fator é crítico para o sucesso, demandará atenção e investimento (de tempo, dinheiro, esforço etc.) para que seja atendido, bem como organização, acompanhamento e controle para verificar se o mesmo está sendo considerado e adequadamente executado e avaliado.
Quais são os Fatores Críticos de Sucesso?
Grupos associados às funções gerenciais de planejamento, organização, direção e controle, e também às questões relacionadas às pessoas que fazem uso da TI.
Conheceremos os fatores críticos relacionados ao planejamento da TI, sua organização, direção e controle e também aqueles relacionados às pessoas que fazem uso da TI na organização (técnicos, gerentes e usuários).
Fatores críticos da função planejamento de TI
Planejar é atividade vital para as organizações. Planos podem ser operacionais, táticos ou estratégicos. Podem ser de longo ou curto prazo. Podem estar relacionados a um projeto específico ou serem abrangentes para toda a organização da TI. Não importa sua abrangência.
Para o sucesso de todos os tipos de planos na área de TI é preciso prestar atenção aos quatro fatores críticos abaixo relacionados:
O apoio da alta gerência
O alinhamento estratégico
Os processos de priorização
Os processos de estimativa
Lembre-se que na gestão estratégica as principais funções gerenciais podem ser definidas como: planejamento, organização,direção e controle.
FCS 1 - O apoio da alta gerência
O apoio dos níveis mais altos da hierarquia organizacional é fundamental para que os projetos e ações de TI sejam bem sucedidos. Se os projetos afetam toda a organização, inclusive as próprias estratégias do negócio, é natural esperar que a alta direção (a presidência, a diretoria, ou como quer que sejam chamadas na organização) apóie as ações e atividades desenvolvidas pela área de TI. 
Como a alta gerência pode dar esse apoio?
Basta dizer “eu apóio” ?
Não basta apenas dizer que apóia. 
É preciso efetivamente participar e de algum modo estar engajado nos projetos e ações de TI. A alta Administração pode apoiar por meio das seguintes ações:
1) Abrir espaços para a área de TI atuar na organização; possibilitar acesso do gestor de TI a informações estratégicas do negócio; garantir apoio aos investimentos em TI (desde que sejam adequadamente justificados, é claro);
2) Facilitar a implementação de projetos de TI, sobretudo aqueles que geram mudanças na cultura e/ou na estrutura organizacional; comunicar com clareza a importância dos projetos de TI a toda a organização; contribuir para o planejamento da TI; possibilitar a participação da área de TI no planejamento estratégico do negócio.
O fundamental é que a alta gerência deixe claro a toda a organização que a TI é importante e que tem o seu apoio e suporte para a concretização dos projetos estratégicos do negócio.
 
FCS 2 - O alinhamento estratégico
Alinhar a tecnologia da informação e o negócio significa coloca-los em sintonia, de modo que as ações de TI estejam coerentes com as estratégias, prioridades, estrutura do negócio e vice-versa.
As ações de TI, quando estão em sintonia com o negócio, devem contribuir para o efetivo desenvolvimento da organização.
Ou seja, a TI alinhada ao negócio deve contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos do mesmo. O inverso também pode ser dito. Quando as estratégias de negócio são formuladas, a partir das potencialidades que os recursos de TI podem proporcionar, tem-se também o alinhamento de TI com o negócio.
Garantir o alinhamento é um dos desafios de qualquer gestor de TI. Uma das principais preocupações dos CIOs, de todo o mundo, é garantir que todas as ações de TI estejam alinhadas com as ações do negócio.
CIO, sigla de Chief Information Officer, termo em inglês utilizado para referir-se ao maior executivo de TI na organização, ao diretor ou gestor de TI.
Usuários e técnicos, por exemplo, podem discordar entre si sobre quais são as prioridades em um projeto, ou ainda, qual é o projeto mais prioritário.
Para garantir o alinhamento estratégico da TI com o negócio deve-se evitar que a área de TI tenha uma visão parcial das necessidades da organização. Deve-se também evitar a criação de uma área de TI voltada somente para seu ambiente interno e a subutilização de seus recursos.
No passado era comum encontrar departamentos de TI isolados como ilhas dentro das organizações. As decisões em TI eram fortemente baseadas em critérios apenas técnicos, conseqüentemente somente os profissionais especializados decidiam.
Hoje já está mais claro que o alinhamento com o negócio demanda a participação de equipes multidisciplinares que envolvam todos os indivíduos afetados pela TI, o que significa dizer, os usuários, gerentes de áreas, a alta administração e a equipe técnica de TI.
A inexistência de um planejamento estratégico do negócio pode dificultar o alinhamento. Às vezes, organizações possuem planos estratégicos que não estão formalmente definidos em um documento (eles estão na cabeça do dono ou do diretor).
Há outras organizações que possuem planos estratégicos, mas são apenas documentos formais que não são realmente seguidos no dia- a- dia do trabalho.

Outros materiais

Outros materiais