Buscar

Exercícios Ação Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Ação Penal
1) Conceitue ação penal.
R: É o direito de pedir ao Estado –Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. É também o direito público subjetivo do Estado-Administração, único titular do poder-dever de punir, de pleitear ao Estado-Juiz a aplicação do Direito Penal objetivo, com a consequente satisfação da pretensão punitiva
2) Quais são as condições genéricas da ação penal? Disserte a respeito de cada uma delas.
As condições genéricas da ação penal são:
Possibilidade jurídica do pedido - É preciso que haja um dispositivo de lei determinado que a conduta descrita pelo acusador e imputada ao acusado constitua uma delito de natureza típica, ilícita e culpável de natureza penal (crime ou contravenção)
Legitimidade - persecução penal é, em regra, uma função privativa do Estado, sendo o seu exercício atribuído ao órgão do Ministério Público. Figura como exceção a essa regra, a possibilidade de o ofendido (ou seu representante legal) tomar a iniciativa da ação penal, desde que previamente previsto em lei, como nos crimes de ação penal privada. 
Interesse de agir - O interesse de agir processual, segundo Carreira Alvim (Teoria Geral do Processo, p. 138), “surge quando surge a necessidade de se obter, através do processo, a proteção para o interesse substancial”, que é, por sua vez, o interesse de ver atendida uma pretensão de direito material.
3)Quais são as condições específicas da ação penal? Disserte a respeito de cada uma delas. 
R: As condições são aquelas exigidas pela lei para o exercício da ação penal em determinados casos, são elas:
Representação do ofendido ou de seu representante somente o ofendido pode exercer ou propor pois tem caráter personalíssimo
Requisição do ministério da Justiça
4) Quais os tipos de ação penal?
R: Os tipos de ação penal são a pública e a privada
Pública quem desenvolve a acusação é o MP por meio do oferecimento denúncia e atuando durante do o curso do processo até a sentença final quem promove é o promotor.
Privada cabe ao ofendido ou ao seu representante legal
5)Quais os tipos de ação penal pública existentes, e quem tem legitimidade para propô‑las?
R: Os tipos de ação penal pública podem ser:
Incondicionada - É exclusiva do MP
Condicionada – Depende da representação do ofendido/interessado ou à requisição do Ministro da Justiça quando houver exigência da norma
6) O que é representação do ofendido? Qual o prazo para seu oferecimento?
R: Representação é a manifestação da vontade do ofendido o de seu representante legal autorizar o desencadeamento da persecução penal em juízo, o prazo para a representação é de 6 meses contados da autoria do delito.
7)A representação pode ser feita oralmente?
R: Sim, pode e neste caso é reduzida a termo
8) O que significa a requisição do ministro da justiça? 
R: A requisição é ato de natureza política através do qual o Ministro da Justiça autoriza a propositura da ação penal por parte do Ministério Público em determinados delitos. Os crimes cuja persecução depende de requisição estão previstos no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na Lei de Imprensa.
9)O que é denúncia?
R: A denúncia é a formalização/inicio da ação penal ou seja a petição inicial da ação penal pública seja ela incondicionada ou condicionada.
10)O que deverá conter a denúncia?
R: A denúncia deve conter alguns requisitos como: exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias, ou seja uma descrição minuciosa, qualificação do acusado ou informação de elementos que possam identificá-lo e classificação da infração pena/tipificação do fato.
11)Não contendo qualquer dos itens acima, como será denominada a denúncia?
R: A denuncia será inepta
12) Qual o prazo para o oferecimento da denúncia?
R: O prazo para o oferecimento da denúncia é de 5 dias se o acusado estiver preso e 15 dias se o acusado estiver livre
13) Quais os tipos de ação penal privada existentes, e quem tem legitimidade para propô-las?
R: os tipos de ação penal privada são: Principal ou exclusiva e quem tem legitimidade para propô-la é apenas o ofendido, pois esta ação tem caráter personalíssimo. Subsidiária da pública é intentada pelo ofendido na inércia do MP.
14) Indique todos os princípios aplicáveis à ação penal privada.
R: os princípios são oportunidade, disponibilidade, intranscedência, indivisibilidade
15) Disserte a respeito da ação penal privada subsidiária da pública.
R: É proposta pelo ofendido ou por seu representante legal nos crimes de ação pública se esta não for intentada no prazo legal pelo MP (art.29, c.c. art. 100, §3º do CP) Havendo inércia do órgão acusador a lei faculta ao ofendido iniciar processo mediante Queixa crime, desde que não tenha expirado o prazo decadencial – 6 meses
16) Disserte a respeito da ação penal privada propriamente dita.
R: A ação penal privada é aquela que deve ser proposta pelo ofendido ou por seu representante legal para a persecução de determinados crimes, cuja a apuração e julgamentos ficam sujeitos a exclusiva iniciativa do ofendido.
17) Disserte a respeito da ação penal privada personalíssima
R: É aquela que só poderá ser promovida pelo ofendido, sendo seu exercício vedado até mesmo pelo representante legal, afastando a incidência do (art. 31 CPP), ou seja afastando sucessão por morte ou ausência.
18)O que é queixa, ou queixa-crime?
R: A queixa crime e o recurso utilizado para inicio a ação penal privada.
19) Disserte sobre o perdão do ofendido
R:O perdão do ofendido consiste na desistência do querelante de prosseguir na ação penal, de exclusiva iniciativa privada, que iniciou através de “queixa-crime”.
Não se confunde com o perdão judicial, embora constitua também causa de extinção da punibilidade (art. 107, V, do CP)O perdão do ofendido não exige formalidade especial e poderá ser processual ou extraprocessual, isto é, poderá ser concedido nos autos do processo ou fora dele. Não exige requisitos especiais. É suficiente a declaração inequívoca da vontade de perdoar, revestida apenas das formalidades destinadas a lhe dar autenticidade.O perdão poderá ainda ser expresso ou tácito
20) O que significa perempção? Quando ela ocorre?
R: Perempção significa preguiça do querelante em dar andamento ao processo deixando de comparecer em audiências ou formular pedidos.
SÍNTESE
Ação penal: é o direito de requerer ao Poder Judiciário a aplicação da lei penal ao fato concreto, quando configurar infração penal, para que haja a aplicação da pena, materializando o poder punitivo estatal.
Espécies de ação penal: são duas, a pública e a privada. A primeira subdivide-se em ação pública incondicionada (o titular é o Ministério Público, que não depende da concordância do ofendido ou de qualquer outro órgão estatal para agir) e condicionada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça (manifestações autorizando o Ministério Público a agir). A segunda privada subdivide-se em exclusiva (a titularidade é somente da parte ofendida ou de seu representante legal, bem como dos seus sucessores; pode ser personalíssima, significando que a titularidade é apenas do ofendido ou seu representante legal, excluídos os sucessores, previstos no art. 31 do CPP) e subsidiária da pública (a titularidade era do Ministério Público, que deixou de propô-la no prazo legal, autorizando o ofendido a fazê-lo em seu lugar).Critério definidor da ação penal: encontra-se no Código Penal, como regra. Se o tipo penal incriminador, ou o capítulo no qual está inserido, nada dispuser a respeito, cuida-se de ação pública incondicionada. Portanto, quando for do interesse do legislador, estabelece-se na norma penal ser a iniciativa por meio de queixa (privada) ou mediante representação ou requisição (pública condicionada).

Outros materiais