Buscar

Podem avaliar minhas anotações? Vou começar Direito e quero me preparar melhor para TGE.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciência Política e Teoria Geral do Estado 
Estado é um Território onde existe uma População e um Poder organizado na forma de uma lei.
Existem três elementos que definem o Estado:
Povo, Território e Poder .
Povo : É uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados.
Território : Local onde os indivíduos habitam; Sub-solo, Ar, Mar.
Poder : É o Poder Constituinte organizado na forma de uma lei.
Existem também três formas de Estado, dentre eles são:
Estado Unitário, Estado Regionalizado e Estado Composto.
Estado Unitário : é formado por um único Estado, existindo um único poder político interno.
Estado Regionalizado: O povo escolhe o poder político interno ao qual o mesmo irá gerir o núcleo-central e escolher gestores para suas provincias menores.
Estado Composto:É formado por uma Unidade Federativa e Estadual. onde a população tem o direito de escolha do Presidente e Governadores.
Existem três formas de Governo, dentre eles são:
Estado Republicano, Estado Monárquico e Estado Autocrático .
Estado Republicano: É a forma de governo ao qual o bem comum está acima dos interesses particulares, onde o chefe do Estado tem um mandato limitado e é escolhido pelo povo.
Estado Monarquico : É a forma de governo ao qual o o mandato do Chefe do Estado é hierárquico, onde passa de Pai para Filho. O democrata é Rei até a sua morte respeitando a democrácia do Estado, ou seja, governa de forma vitalícia até a sua morte .
Estado Autocratico : É a forma de governo soberana, ao qual um ou mais indivíduos se auto-intitulam dono do Estado.
Poder Constituinte Originário : Para termos um poder organizado na forma de uma lei é necessário termos como terceiro elemento para compor o Estado, o Poder. Podemos classificar esse terceiro elemento, como Poder Constituinte Originário, onde o mesmo terá três características, cujo elas são: Inicial, Autônomo e Incondicionado.
Inicial : Sem um Poder Consituinte Originário não se pode ter um Estado, pois sem a característica Inicial o mesmo não seria um Poder organizado na forma de uma lei. Sendo assim o Poder Constituinte Originário Inicial da partida ao Estado.
Autônomo: O poder Constituinte Originário é Autônomo pois ele depende sobretudo do Povo, onde o povo elege os deputados constituintes e os deputados constituintes após o término de seus trabalhos se da início a uma nova Constituição. 
Incondicionado: O poder Constituinte Originário é Incondicionado porque ele pode fazer com que qualquer coisa aconteça nesse novo Estado que está surgindo.
Poder Constituinte Derivado : Para se ter um Poder Constituinte Derivado sobretudo precisamos ter uma Estado com um Poder Constituinte Originário.
Secundário: O Poder Constituinte Derivado é secundário pois ele não cria um Estado, o Estado já está la, o que pode acontecer é que as regras desse Estado pode ou não pode mudar. Por isso o Poder Constituinte Derivado nesse caso tem a característica Segundário.
Limitado: O poder Constituinte Derivado é Limitado porque ele pode mudar algumas leis da Constituição, mas não pode mudar outras. Existem leis que são conhecidas como Cláusulas Pétreas, onde a mesma não pode ser modificada (Abolida) de maneira alguma da Constituição.
Subordinado: O poder Constituinte Derivado é Subordinado pois o mesmo precisa seguir a constituição já existente, caso precise alterar ou acrescentar algo novo é preciso seguir modelos da Constituição. Resumindo, ele é Subordinado a própria Constituição. 
 No exemplo da nossa Constituição, para alterá-la ou acrescentar algo novo é preciso 3/5 dos votos em duas votações, no Senado e na Camara.
https://www.passeidireto.com/arquivo/3013565/ciencia-politica---reinaldo-dias

Outros materiais