Buscar

4 APOS 1 Analise de Projeto e Orçamento Empresarial + Contabilidade de Entidades de Interesse Social

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014)  “As contas contábeis que compõem o conjunto de bens, direitos e obrigações são organizadas por grau de liquidez, no ativo, e grau de exigibilidade no passivo. As contas que formam o resultado das entidades, são dispostas pelas origens, receitas, deduzidos em ordem vertical, seus custos e despesas até se chegar ao resultado.”   “____________é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia. Não são instrumentos imutáveis, e sua utilização permite a customização a fim de atender necessidades por informações específicas” Dos instrumentos abaixo, qual deles preenche corretamente a lacuna, de acordo com o estudado?
Nota: 20.0
	
	A
	Balanço Patrimonial
	
	B
	Demonstração do Resultado do Exercício
	
	C
	Orçamento Empresarial
	
	D
	Plano de Contas
Você acertou!
Plano de Contas – é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia.” Pg. 29
	
	E
	Demonstração do Valor Adicionado
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil.  Segundo Freitag (2014), em sua obra descreve os princípios contábeis aplicados ao Terceiro Setor.   “...trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Estamos falando do Princípio da:
Nota: 20.0
	
	A
	Continuidade;
	
	B
	Oportunidade;
Você acertou!
Oportunidade, “..trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Pg. 29
	
	C
	Competência;
	
	D
	Prudência;
	
	E
	Registro pelo valor original
Questão 3/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014): As entidades que compõe o Terceiro Setor são aquelas que atuam de forma voluntária, junto à sociedade civil com objetivos diversos, mas em torno de um ideal maior que é o bem estar social, desenvolvem suas atividades geralmente onde o Estado não consegue atuar de maneira efetiva, e para tanto consomem recursos na execução desses serviços.  De acordo com a legislação especificamente a Lei 10406/2002, que refere-se às fundações é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
Você acertou!
De acordo com a autora na página 14, a alternativa correta é: Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	B
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo, o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	C
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	D
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	E
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor  pode dar a imunidade de tributação.
Questão 4/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all: “Estratégia se refere a um plano geral de ação para atingir metas e objetivos”.
Associe as colunas de acordo com os quatro níveis de estratégias:
Podemos afirmar que a sequência correta é:
Nota: 20.0
	
	A
	B – A – C – D
	
	B
	C – D – B – A
	
	C
	A – B – D - C
	
	D
	D – A – B – C
Você acertou!
ESTRATÉGIA OPERACIONAL= estão relacionadas a atividades restritas e detalhadas; a uma determinada operação previamente estabelecida por uma estratégia funcional. ESTRATÉGIA CORPORATIVA = Lida com as questões relacionadas à diversificação, à integração vertical, às aquisições, aos novos negócios e à alocação de recursos entre as unidades de negócios e de investimentos. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO = Se preocupa com o modo como a empresa compete em determinado setor ou mercado, como essa empresa pretende estabelecer sua vantagem competitiva perante os concorrentes. ESTRATÉGIA FUNCIONAL = Diz respeito ao plano gerencial específico de uma função. Tem uma abrangência mais restrita e detalhará um plano e uma atuação específicos para sua área.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.  40 e 41
	
	E
	A – D – B – C
Questão 5/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo Schein, citado por Weick (1973), uma organização é a coordenação racional das atividades de algumas pessoas que procuram chegar a algum objetivo comum e explícito.
Assinale Verdadeiro ou Falso no que se refere ao planejamento:
(    ) É compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na execução de atividades intencionais voltadas para o futuro.
(   )O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente.
(   ) O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
(   ) Para as organizações modernas, é muito importante o uso do planejamento. As organizações vivem em um ambiente competitivo, onde a conquista e a manutenção de áreas de mercado são consideradas bases de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F  – V – V
	
	B
	V – V – F  - F
	
	C
	V – F – F – V
Você acertou!
São Falsas:
 - O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. Correto é: O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, TEM por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. 
- O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
Correto é: O planejamento TAMBÉM garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 21
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
 
B 
Ele ge r os ad minis tr adores, de st it uir os ad minis tr adores, ap ro var as co ntas, ap ro var e a lte rar o e sta t uto. 
Você ace rtou! 
De acordo co m a p g 13 as co mpetê nc ias da Ass e mb le ia ge ra l são : E le ge r os ad minis tr adores, de st it uir 
os ad minist radores, apro var a s co nta s, apro var e a lterar o esta t uto. 
 
C 
Ele ge r os func io nár ios, apro var as co ntas, ap ro var as d oa ções q ue a e nt idade pe rceber á ao lo ngo do 
exe rc íc io soc ia l. 
 
D 
Ele ge r os ad minis tr adores do C o nse lho Curador, de st ituir o Conse lho F isca l, ap ro var a s co nta s, 
aprovar e a lter ar o pare cer do C o nse lho C ur ador. 
 
E 
Elabo rar pa recer sob re as q ue stões ad min ist rat ivas e co ntábe ise apro va r doações q ue a e nt id ade recebe rá ao lo ngo do e xerc íc io so c ia l. 
 
Q uestão 5 /5 - A ná lise de Pro jet os e Orça me nto E mp resar ia l 
Segundo GUIN DAN I e t a ll: “Es tra té gia s e re fe re a um p la no gera l de ação pa ra at ingir me tas e o b jet ivos ”. 
Assoc ie as co luna s de acordo co m os q ua tro níve is de es tr até gias : 
 
 
Podemo s a fir ma r q ue a seq uê nc ia co rret a é : 
N ota : 20.0 
 
A 
B – A – C – D 
 
B 
C – D – B – A 
 
C 
A – B – D - C 
 
D 
D – A – B – C 
Você ace rtou! 
ES TR ATÉGI A OP ERACIO NA L= est ão re lac io nada s a at ividade s res tr itas e de ta lhadas; a uma 
deter minada ope ração pre via me nte es tabe lec ida po r uma es tra té gia func io na l. ESTR ATÉ GI A 
CO RPO RATIVA = L ida co m as q ues tões re lac io nadas à d ivers if icação, à inte gração ver t ica l, às 
aquis içõe s, aos no vos ne góc ios e à a locação de rec ur sos e nt re as unidades de ne góc ios e de 
 invest ime ntos. ESTR ATÉGI A DE N EGÓ C IO = Se preoc upa co m o modo co mo a e mpre sa co mpe te 
e m dete r minado seto r o u me rcado, co mo e ssa e mpresa p rete nde estabe lece r s ua va nt a ge m co mpet iti va 
pera nte os co ncorre ntes. ES TRA TÉGI A FUNC ION AL = D iz respe ito ao p la no gere nc ia l espec ífico de 
uma função. Te m uma abr a ngê nc ia ma is res tr ita e de ta lha rá um p la no e uma at uação e spec íficos p ara 
sua á rea. GUIN DAN I e t a ll – P la ne ja me nto Es tra té gico O rça me ntá rio, 2012, p. 40 e 41 
 
E 
A – D – B – C 
 
Podemos af ir mar que a s equê nc i a c orr eta é: 
Not a: 20. 0 
 
A 
B – A – C – D 
 
B 
C – D – B – A 
 
C 
A – B – D - C 
 
D 
D – A – B – C 
Vo cê ace rto u! 
ESTRATÉGIA OP ERACIONA L= e stã o re lac ionada s a a tiv ida de s re stritas e deta lha da s; a uma de terminada ope ra çã o pre via me nte es ta be le cida por uma e stra té gia funciona l. 
ESTRATÉGIA CORP O RATIVA = Lida c om as ques tõe s rela ciona da s à dive rsif ic aç ã o, à inte graçã o vert ica l, às a quis iç õe s, a os novos ne góc ios e à a loc aç ã o de rec urs os e ntre a s 
un ida de s de negócios e de inve stime nt os. ESTRATÉGIA D E NEGÓCIO = Se pre oc upa com o modo como a e mpres a c ompete em de termina do se tor ou me rc ado, como e ssa e mpresa 
pre tende es tabe lece r s ua va ntagem c ompe tit iva perante os conc orre ntes. ESTRA TÉGIA FUN CIONAL = Diz res pe ito ao pla no ge re nc ia l espec ífic o de uma fu nçã o. Tem uma 
abrangênc ia ma is re strita e de ta lhará um pla no e uma a tua çã o es pe cífic os pa ra sua á re a. 
GU INDAN I e t a ll – Plane jame nto Es traté g ic o O rç ame ntário , 2012, p. 40 e 41 
 
E 
A – D – B – C 
 
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interess e Social 
Segund o Fr eitag ( 201 4) : As enti dade s que c ompõe o Ter c ei ro Setor são aqu elas que a tuam de f or ma volun tári a, junto à 
soci edade c i vil c o m objeti vos di ver so s, ma s em torno de u m i dea l maior que é o bem e st ar soc ial, desen vol ve m sua s 
ati vi dades ger a lmen te on de o Estado n ão c onsegu e at uar de maneir a ef eti va, e para ta nto c onso me m r ec ursos na e xec uç ão 
desses ser viç os. De ac ordo c om a legi s lação e spec if ic amente a Lei 10406/ 20 02, que r ef er e - se às f undaç ões é c or r eto 
af ir mar que: 
Not a: 20. 0 
 
A 
U ma ve z inst ituída a funda ção a inda e m vida, o ins t it uidor fica ob r igado a tra ns fer ir prop r iedade o u d ire it os sobre os be ns, caso co nt rár io esse s serão re gistrad o s por 
conta de um ma ndado j ud ic ia l. 
Vo cê ace rto u! 
De a c ordo com a autora na pá gina 14, a alternativa c orreta é: Uma ve z ins titu ída a fundaç ão a inda e m vida , o ins t itu idor fica obr iga do a transferir proprie da de ou d ireit os sobre os bens, 
ca so c ontrá rio e sse s se rão regis trados por conta de um ma ndado ju d ic ia l. 
 
B 
U ma ve z inst ituída a funda ção a inda e m vida, é fac ulta t ivo, o inst it uidor a tra ns fer ir propr iedade o u d ire ito s sobre os be ns, caso co nt rár io esse s serão re gistrado s por 
conta de um ma ndado j ud ic ia l. 
 
C 
U ma ve z inst ituída a funda ção a inda e m vida, o ins t it uidor fica ob r igado a tra ns fer ir prop r iedade o u d ire it os sobre os be ns so me nte na s ua e xc lusão, c aso co nt rár io esses 
serão re gist rados por co nta de um ma ndado j ud ic ia l. 
 
D 
U ma ve z inst ituída a funda ção a inda e m vida, é fac ulta t ivo o inst it uidor a t ra ns fer ir propr iedade o u d ire ito s sobre os be ns s o me nte na s ua e xc lusão, c aso co nt rár io esses 
serão re gist rados por co nta de um ma ndado j ud ic ia l. 
 
E 
U ma ve z inst ituída a funda ção a inda e m vida, o ins t it uidor pode d ar a imunidad e de tr ib uta ção.

Continue navegando