Buscar

NUTRIÇÃO #4 INSULINA E EMAGRECIMENTO

Prévia do material em texto

#INSULINA E EMAGRECIMENTO
#NUTRIÇÃO #4
Para entendermos a relação da insulina no emagrecimento, primeiro precisamos saber o que é a insulina. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia, ou seja, a insulina é como um caminhão, vai pegar na corrente sanguínea a glicose e transporta-la até a célula, para que lá na célula a glicose possa ser convertida em energia. 
Dentre muitas dietas, dietas da moda, dieta do abacaxi, dieta da maça etc.. etc .... Acredito que a que melhor funcione seja aquela que você consegue sustentar por um longo período, afinal, sua vida não irá acabar amanhã ou daqui um mês, novos eventos importantes irão surgir e você vai querer ‘estar bem’ em todos, então o ideal não é ter uma dieta e sim mudar os hábitos de vida, entretanto, dependendo de onde quer chegar, é impossível conquistar determinado objetivo sem se restringir um pouco. 
Agora que sabemos que a a insulina é um hormônio, ANABÓLICO, ou seja, ‘construtor, sintetizador de moléculas’ e que, quando está presente na corrente sanguínea dificilmente teremos catabolismo, sabendo disso aprendemos que, quando tivermos secreção de insulina dificilmente teremos perda de gordura, porque o processo de queima de gordura se da pelo CATABOLISMO – ‘quebra de moléculas’.
Durante o CUTT - fase concentrada para perda de gordura (fase concentrada? Ué, não posso perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo? (Próximo artigo irei abordar melhor)) além de ocorrer o aumento da expressão AMPK, a redução do consumo de carboidratos irá diminuir a secreção de insulina, fatores que favorecem a lipólise (quebra de gordura em ácidos graxos). Consequentemente nesse período haverá maior estímulo à hormônios como o glucagon, cortisol, GH (anabólico para as proteínas) e catecolaminas (estimuladas principalmente pela atividade física), ou seja, nessa fase o consumo de carboidratos é REDUZIDO, não zerado e consequentemente teremos MENOR secreção de insulina, o que irá favorecer a queima de gordura. O GH é único desses hormônios citados que é catabólico e anabólico, capaz de estimular a síntese de proteínas e queimar gordura ao mesmo tempo, caso o déficit calórico não seja muito baixo. [1]
Como falei acima, o carboidrato é reduzido e não zerado, tirar os carboidratos da dieta é dar um tiro no pé, já falado no artigo anterior não podemos ser extremistas, bem porque cada pessoa possui diferentes especificidades e irão responder de maneiras diferentes para a mesma dieta. A queima de gordura também depende da disponibilidade de carboidratos devido a geração de oxaloacetato no ciclo de Krebs. A degradação dos ácidos graxos no ciclo de Krebs continua somente quando uma quantidade suficiente de oxaloacetato e outros intermediários provenientes do fracionamento do carboidrato combina-se com o acetil-CoA formado durante a beta oxidação (oxidação dos ácidos graxos na mitocôndria). [2] ou seja, tudo depende, e dietas restritivas em carboidratos irá reduzir sua a taxa metabólica, decorrente da queda nos níveis dos hormônios da tireoide (T3). Isso explica porque após um certo tempo em dieta é tão difícil perder peso. [3]. Vale ressaltar que, consumo excessivo de carboidratos é o que desencadeia o Diabetes e Obesidade, assunto que será abordado em um próximo artigo.
Mas e agora, o que eu faço? Ficou confuso (a) ? Porque se comer carboidrato libero insulina e não emagreço e se eu não comer não tenho produção de oxaloacetato e também não queimo gordura !
 A intensão não é confundir, e sim fazer com que você entenda que tudo DEPENDE, e que cada pessoa possui uma individualidade, e que provavelmente a dieta da famosa não servirá para você. Não existe uma fórmula mágica, cada variável depende da resposta genética, do metabolismo individual, do objetivo, da vida social, do dia-a-dia da pessoa e do treinamento, tanto o treino como a dieta devem ser específicos para você ou pelo menos deveriam e quanto mais você abusa de estratégias extremistas pior é o seu potencial para evoluir.
	Enquanto você espera um milagre ou a pílula mágica, tem pessoas se dedicando e alcançando seus objetivos, então, entenda de uma vez, os atalhos de hoje podem ser os obstáculos de amanhã. 
	Procure um profissional capacitado para lhe orientar, o melhor investimento é em você mesmo!!!
 
#Consistência #Paciência 
#FORTFITNESS
#BonsTreinos
além do aumento da expressão da AMPK (O papel da AMPK no metabolismo celular é a manutenção da homeostasia energética (19). Todas as células vivas devem continuadamente manter alta relação entre ATP e ADP para sobreviver. Isso é obtido por intermédio do catabolismo que aumenta a energia celular convertendo ADP e fosfato em ATP,)

Continue navegando

Outros materiais