A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
ANALISE DA SITUACAO DOS BAIRROS NA CIDADE DA MATOLA

Pré-visualização | Página 1 de 5

Lista de Figuras
Figura1: Localização Geográfica do Bairro de Infulene A.	5
Figura 2: Hierarquia de Administração do Bairro de Infulene.	13
Figura 3: Organização dos talhões e tamanho das ruas principais no bairro de Infulene	14
Figura 3: Posto de Saúde de Infulene A.	15
Figura 4: Estabelecimentos de Ensino	16
Figura 5: Machambas onde se pratica a agricultura ao longo das margens dos riachos	17
Figura 6: Banca e barraca de venda de produtos de primeira necessidade	18
Figura 7: Estabelecimento de Prestação de Serviços	18
Figura 8: Situação da Erosão nas Ruas do Bairro de Infulene	19
Figura 9: Formas de tratamento dos Resíduos Sólidos	20
Figura 10: Processo de Desperdício de Agua	21
Introdução 
Contextualização 
A adopção e a evolução do sistema de uso da terra, o conjunto de normas, regras e disposições legais, que determinam as formas de acesso, uso e aproveitamento da terra relacionando com a dinâmica de vida e necessidades que surgem ao longo do tempo, servem de base para entender a situação em que as cidades sobre tudo nos países em desenvolvimento encontram-se actualmente. 
Segundo Mendonca (sd) desde que Moçambique se tornou independente, em Junho de 1975, o desenvolvimento do país está a passar por vários e consideráveis processos evolutivos. Com estas transformações as responsabilidades do sector público aumentaram, e exige-se que sirva cada vez melhor o cidadão, garantindo melhores formas de efectivação dos instrumentos de gestão territorial, de modo que se estabeleçam condições básicas e essenciais de serviços socioeconómicos, ambientais, políticos e culturais, enfrentando também a questão do elevado crescimento demográfico do país. 
Actualmente em Moçambique, as cidades e no geral o território nacional, estão sujeitos à Lei e Regulamento do Ordenamento do Território que determinam a obrigatoriedade da elaboração dos instrumentos de ordenamento territorial ao nível nacional e autárquico, nomeadamente: os planos de Estrutura urbana; Planos gerais de urbanização; Planos parciais de urbanização; e Planos de pormenor (Mendonça, sd). 
Seguindo essa lógica, foram elaborados a nível do município de maputo e Matola, os instrumentos de ordenamento territorial que orientam o uso e ocupação do solo em vários bairros.
Problematização 
Magalhães (2007) refere que a organização do espaço físico como um processo de transformação da paisagem natural em uma paisagem cultural propicia as actividades e necessidades humanas. Para tal é importante que estas paisagens estejam devidamente ordenadas de modo evitar a degradação das mesmas. É neste âmbito que faz-se necessário a implementação do ordenamento territorial como um instrumento que norteia a ocupação dos espaços físicos.
A relação entre o homem e o território nem sempre foi pacifica, constituindo fonte de conflitos da mais diversa natureza e de problemas de caracter economico, social, ambiental e cultural. 
Objectivos 
Objectivo geral:
Análisar a situação real do bairro de Infulene, no Posto Administrativo da Macha, Município da Matola.
Objectivos específicos:
Identificar as principais condições físico- naturais e exposição à riscos ambientais do bairro;
 Identificar as principais infra-estruturas sociais, económicas e de lazer;
Caracterizar os problemas sócio-ambientais do bairro de infulene;
Incorporar os aspectos demográficos no planeamento;
Discutir os aspectos observados tendo em conta os instrumentos de planeamento e ordenamento territorial:
Análisar criticamente o Planeamento e ordenamento territorial
Propor possíveis soluções face aos problemas identificados no bairro de Infulene.
Justificativa 
A terra é um recurso natural básico disponível para o desenvolvimento socio-economico da humanidade. No entanto, com o aumento demográfico que tem vindo a registar-se, a terra está sendo um recurso cada vez mais escasso para prática de várias actividades (agrarias, turisticas, exploração mineira, industria, conservação e habitação, palco de disputas originadas pelo acesso não equitativo ou pela sobreposição de interesses dos vários utentes da mesma (MICOA 2009).
Dai, surge a necessidade de planeamento e ordenamento do território e gestão dos recursos naturais e, consequentemente, sensibilização, capacitação técnica e formação nas respectivas áreas para incrementar a elaboração dos instrumentos de ordenamento territorial ao nível autárquico.
O estudo da situação real dos bairro da cidade de Maputo e Matola, mas concretamente o Bairro de Infulene no Municipio da Matola, constitui uma ferramenta importante para análise da vulnerabilidade dos residentes deste bairro no que se refere a alguns problemas socio ambientais. 
Por conseguinte, o presente trabalho ao destacar os principais problemas ambientais e sociais que preocupam os residentes do bairro, e ao descrever as principais características do planeamento e ordenamento territorial do bairro, pretende contribui com a geração de conhecimentos ou até informações necessárias à compreensão dos métodos de gestão e racionalização do território a nível do Bairro de Infulene, no que se refere a harmonização das diferentes necessidades que sobre aquele território incidem designadamente: habitação, serviços, comercio, industria, protecção a natureza dentre outros.
Revisão da Literatura
Conceitos básicos 
Bairro é o local ou ponto de referência que permite a inserção de diversos grupos organizados localmente (MICOA 2009).
Infra-estruturas são estradas, tubos para o abastecimento de água, fios para fornecimento de energia eléctrica e telefone e ainda o saneamento e valas para o escoamento das águas das chuvas (MICOA, 2006).
Quarteirão é um conjunto de talhões juntos, limitados por vias para um pequeno número de famílias (de até 12 famílias), (MICOA, 2006).
Território - realidade espacial sobre a qual se exercem as interacções sociais e as do homem com o meio ambiente e que tem a sua extensão pelas fronteiras da nação (MICOA 2009).
Talhão - é um pedaço de terra que pode ser identificado para construção (MICOA 2009).
Plano Parcial de Urbanização: instrumento de ordenamento do território que estabelece a estrutura e qualificam o solo urbano, tendo em consideração o equilíbrio entre os diversos usos e funções urbanas, definem as redes de transporte, comunicações, energia e saneamento, os equipamentos sociais, com especial atenção às zonas de ocupação espontânea como base sócio espacial para a elaboração do plano (MICOA 2009).
Plano pormenor – é instrumento que define com pormenor a tipologia de ocupação de qualquer área especifica do centro urbano, estabelecendo a concepção do espaço urbano, dispondo sobre usos do solo e condições gerais de edificações traçado das vias de circulação, as características das redes de infra-estruturas e serviços quer para novas área quer para áreas existentes, caracterizando as fachadas dos edifícios e arranjos dos espaços livres (MICOA 2009). 
Descrição da área de estudo
Localização da área estudo
O bairro de Infulene, localiza-se na província de Maputo, município da matola, no posto administrativo de Machava, a 5km da cidade de Maputo.
Tem como limites a norte o bairro Patrice Lumumba, a oeste o bairro da Machava Sede e o vale do infulene, a sul o bairro trevo, a leste situa-se um riacho que é a continuação das aguas do vale e o bairro Acordos de Luzaka (Ubisse 2005).
Figura1: Localização Geográfica do Bairro de Infulene A.
Infulene
Fonte: Adaptado de (CMCM 2010).
 Aspectos físicos
Principais classes de solos 
De acordo com CMCM (2010), os solos predominantes no bairro de Infulene são do tipo “Aa”, que correspondem a solos de áreas de planície arenosa e pertencem ao agrupamento de solo arenoso amarelado. Em termos de características dominantes do subsolo são areias castanhas amareladas e muito profundas.
Do ponto de vista geológico correspondem a areias eólicas do pleistocénico superior. São solos de topografia quase plana com declive que varia de 0 a2%. A textura do solo quer à superfície como no subsolo é de tipo