Buscar

doenças

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
É uma enfermidade causada pelo Cysticercus bovis, após a ingestão pelo bovino da pastagem contaminada pelos ovos ou proglotes, sendo este o hospedeiro intermediário. 
No intestino do animal, os ovos liberam a oncosfera, que evagina a parede intestinal e migra para os músculos de maior irrigação sanguínea onde se desenvolve o cisticerco.
*
*
No animal, o Cysticercus bovis pode sobreviver por muitos anos, até que o homem, seu hospedeiro definitivo, complete o ciclo ingerindo carne mal passada ou crua.
A incidência nos bovinos é encontrada nos fígados, coração, diafragmas, cabeça e na própria carcaça do animal.
*
*
*
*
Em relação aos riscos do Cysticercus bovis, os produtores necessitam investigar possíveis fontes de contaminação para os animais, e os estabelecimentos onde tais animais vão ser abatidos precisam contar com o serviço de inspeção para controlar essa enfermidade.
*
*
Ao encontrar cisticercose na carcaça no momento do abate, os prejuízos são contabilizados para os criadores. 
Durante esse processo, nos frigoríficos sob inspeção oficial, as carcaças com infestações intensas, em incisões praticadas em várias partes da musculatura e numa área correspondente a mais ou menos a palma da mão, poderão ser totalmente condenadas.
*
*
Dependendo do nível de infestação nas carcaças, estas podem ser encaminhadas para tratamento, pelo prazo mínimo de 21 dias. Este período pode ser reduzido para 10 dias, desde que a temperatura nas câmaras frigoríficas seja mantida no máximo a 1° C.
*
*
É muitas vezes secundário a lesões primárias, apresentando uma excessiva acumulação de ar nos alvéolos. É um achado clinicopatológico comum em muitas doenças pulmonares.
O pulmão de bovino é altamente susceptível a desenvolver enfisema, devido a inúmeras causas, podendo ser:
*
*
de origem respiratória,
pneumonia intersticial aguda, 
pneumonia parasitária com edema pulmonar,
perfuração do pulmão por corpos estranhos como na reticuloperitonite traumática,
intoxicação por plantas como Zieria arborescens, Perilla frutescens e fungos,
abcesso pulmonar.
*
*
*
*
É um acumulo de lípidios nos hepatócitos. O fígado apresenta-se amarelado, e a consistência é mais branda do que o normal.
 Nos casos graves, o fígado aumenta consideravelmente, com coloração amarelo pálido, friável e untuoso.
*
*
Inflamação da membrana sinovial e superfície articular como resultado de infecção
 Algumas causas importantes de artrites são:
Salmonella dublin,
Salmonella typhimurium,
Mycoplasma bovis.
*
*
Nos casos de artrites agudas deve proceder-se à reprovação total da carcaça e respectivas vísceras.
No caso de artrite crónica única sem outras alterações procede-se apenas à reprovação da zona afetada com aprovação das restantes partes da carcaça e vísceras.
*
*
*
*
Processo inflamatório que atinge os rins, é raramente reconhecida como causa de doença clínica nos animais, pode ser difusa, purulenta ou ter uma distribuição focal. 
A reprovação será total nos casos de nefrite purulenta, assim como em todos os casos que se façam acompanhar de cheiro de urina, uremia, ou qualquer outra repercussão sobre a carcaça. Em todos os outros casos, se não existirem outras lesões que o justifiquem, fazer apenas reprovação dos rins.
*
*
*
*
É uma antropozoonose de evolução preferencialmente crônica, caracterizada pela infecção das células do sistema mononuclear fagocitário, provocada por uma bactéria do gênero Brucella. 
Compromete especialmente o sistema reprodutivo ocasionando, frequentemente, aborto no terço final da gestação. Brucella abortus, agente etiológico da brucelose bovina, se apresenta em todo o mundo como problema sanitário e econômico. 
*
*
A principal via de contaminação para o homem é o contato com as secreções de mucosas e a ingestão de leite, carne e seus subprodutos crus ou mal cozidos, provenientes de animais infectados.
No exame post-mortem, realizado nos frigoríficos podem ser diagnosticadas mediante exames macroscópicos e detectado que tem a brucelose deve fazer a condenação das carcaças.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais